sábado, 25 de novembro de 2023

Sessão de Abertura


Aa sessão de abertura contou com a presença de Augusto Lima, Vereador da Educação e Ciência, Raquel Ramos, em representação da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, e António Pires, em representação do Centro de Formação de Famalicão.
O vereador da educação começou por destacar a palavra criar como a palavra chave para todo o trabalho desenvolvido pela rede de bibliotecas de Famalicão. Destacou a escolha do tema para este Encontro pela sua atualidade, pertinência e, também, por ser apropriado. Realçou a necessidade de contar com todos para a motivação para a leitura.
Raquel Ramos começou por lembrar que a leitura está na agenda dos políticos e, por essa razão, devemos aproveitar o momento. Destacou o papel da Rede de Bibliotecas Escolares na promoção da leitura. Confirmou os efeitos do trabalho das bibliotecas escolares na promoção da leitura. Deixou os próximos desafios: práticas de leitura nas famílias e as novas tecnologias.
António Pires recordou a necessidade de o bibliotecário necessitar de se reinventar face aos novos desafios. Ressalvou a necessidade de explorar as redes sociais como cativadoras de novos leitores, sobretudo os mais novos. Enfatizou as experiências vividas, formais e informais, que se estabelecem nestes dois dias. Finalizou, lembrando que juntos podemos moldar o futuro da leitura nas bibliotecas, garantindo que ela continue a ser uma fonte de conhecimento e prazer para as gerações futuras.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário