Ontem, dia 21 de janeiro, realizou-se mais uma edição do Projeto “Doces Intervalos Literários”, na EB Conde de Arnoso.
Desta vez, o tema escolhido para a iniciativa foi Ler2, uma vez que se regista um aumento bastante significativo nos empréstimos domiciliários dos docentes, desde o início do Projeto.
No intervalo mais longo da manhã, a Diretora do Agrupamento, Dra. Cândida Pinto, partilhou com os presentes o texto que escreveu para o Blogue da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), sobre o papel da biblioteca na escola. Nas suas palavras, a biblioteca é “…indubitavelmente, um gigantesco acervo de Saber, generosamente, partilhável”.
Antes dos miminhos da praxe preparados pela Equipa, a Prof.ª Maria José Morais leu, em voz alta, um excerto do livro “Manual da Felicidade” de João Negreiros. No intervalo seguinte, foi recitado, pelo Prof. João Vilaça, o poema “Amor um Mal que Falta quando Cresce” de Camões.
Respondendo ao desafio, ao longo do dia, os docentes foram colocando num painel, algumas sugestões de livros que consideram “Leituras ao quadrado”, isto é, leituras que recomendam, por muitas e variadas razões e que poderão enriquecer o fundo documental existente.
Mais uma vez, de forma doce e harmoniosa, esta iniciativa, que envolve diferentes agentes da Comunidade Educativa, demonstra que a biblioteca está a cumprir com as funções que desempenha no processo educativo, informativo, inclusivo, cultural e recreativo.
Paula Meneses (PB)
Sem comentários:
Enviar um comentário