quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

𝔻𝕆ℂ𝔼𝕊 𝕀ℕ𝕋𝔼ℝ𝕍𝔸𝕃𝕆𝕊 𝕃𝕀𝕋𝔼ℝÁℝ𝕀𝕆𝕊


Ontem, dia 21 de janeiro, realizou-se mais uma edição do Projeto “Doces Intervalos Literários”, na EB Conde de Arnoso.
Desta vez, o tema escolhido para a iniciativa foi Ler2, uma vez que se regista um aumento bastante significativo nos empréstimos domiciliários dos docentes, desde o início do Projeto.
No intervalo mais longo da manhã, a Diretora do Agrupamento, Dra. Cândida Pinto, partilhou com os presentes o texto que escreveu para o Blogue da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), sobre o papel da biblioteca na escola. Nas suas palavras, a biblioteca é “…indubitavelmente, um gigantesco acervo de Saber, generosamente, partilhável”.
Antes dos miminhos da praxe preparados pela Equipa, a Prof.ª Maria José Morais leu, em voz alta, um excerto do livro “Manual da Felicidade” de João Negreiros. No intervalo seguinte, foi recitado, pelo Prof. João Vilaça, o poema “Amor um Mal que Falta quando Cresce” de Camões.
Respondendo ao desafio, ao longo do dia, os docentes foram colocando num painel, algumas sugestões de livros que consideram “Leituras ao quadrado”, isto é, leituras que recomendam, por muitas e variadas razões e que poderão enriquecer o fundo documental existente.
Mais uma vez, de forma doce e harmoniosa, esta iniciativa, que envolve diferentes agentes da Comunidade Educativa, demonstra que a biblioteca está a cumprir com as funções que desempenha no processo educativo, informativo, inclusivo, cultural e recreativo.
Paula Meneses (PB)


 

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

NORTEAR: “UMA ÁRVORE DE HISTÓRIAS: CEM ANOS DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL EM GALEGO"


A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco recebeu os parceiros do Projeto Nortear, o Vereador da Educação e Ciência e os professores bibliotecários da Rede de Bibliotecas Escolares do concelho de Famalicão para uma visita guiada à exposição.
Esta exposição retrata um século de literatura infantojuvenil escrita em língua galega, recuando a 1922, ano em que foi publicada a revista infantil "Las Roladas", e proporciona-nos uma viagem, por diferentes épocas e géneros literários, até aos títulos das obras mais atuais. Sob a forma simbólica de uma Árvore, que tem raízes bem firmadas, um tronco que sustenta e uma ramificação que diversifica, esta exposição permite-nos apreciar o progresso e a evolução da literatura infantojuvenil galega nos últimos cem anos. Contudo, e numa lógica de itinerância pela Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, nesta árvore de histórias também há um ramo que cruza fronteiras e chega a Portugal, abordando, também, um breve percurso pela literatura infantil portuguesa, com destaque para obras da autoria de Adolfo Coelho, Virgínia de Castro e Almeida, Sophia de Mello Breyner Andersen, Alice Vieira, António Mota, Luísa Ducla Soares, entre outros.
Esta exposição é iniciativa conjunta da Eurorrexión Galicia - Norte de Portugal, a Consellería de Cultura, Lingua e Xuventude da Xunta de Galicia e da CCDR NORTE cofinanciada pela União Europeia através do Programa Interreg España-Portugal - Poctep 21-27.


 Fonte: BM Camilo Castelo Branco

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

6ª edição do concurso de escrita criativa “tODoS por um mundo melhor


A 6ª edição do concurso de escrita criativa “tODoS por um mundo melhor”, integrado no projeto “ODS: juntos mudamos o mundo”, encontra-se a decorrer em todo o concelho, com o apoio das Bibliotecas Escolares e dos professores bibliotecários.
Este concurso, organizado pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, é dirigido aos alunos do 2º e 3º CEB do concelho de Vila Nova de Famalicão, estando inscritas, este ano letivo, 26 turmas, num total de 532 alunos, dos Agrupamentos de Escolas de Gondifelos, Ribeirão, Camilo Castelo Branco, D. Maria II, D. Sancho I e Padre Benjamim Salgado.
Relembramos que esta iniciativa tem como pretexto dar a conhecer e disseminar a temática da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, a mesma, consiste na dinamização de uma oficina de escrita criativa, orientada pelas técnicas do Serviço Educativo e Cultural da Biblioteca Municipal, onde se pretende que os alunos elaborem três contos, um para cada ODS abordado no presente ano letivo, em concreto, o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e o ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.
BM Camilo Castelo Branco


 

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Evidências AE D. Sancho I


 

Vozes que decidem


O Agrupamento de Escolas D. Maria ll constitui-se como um espaço onde, mais de vinte anos após a adesão à Rede de Bibliotecas Escolares, se perpetua o colorido das motivações que, outrora, nos vincularam a este projeto.

Hoje, a nossa Biblioteca é uma fonte de informação e comunicação extraordinariamente valiosa.

Assim, esta Biblioteca desempenha um papel crucial na formação dos alunos proporcionando o acesso a recursos educativos que complementam o currículo escolar e promovem  o gosto pela leitura.
É um espaço de aprendizagem, descoberta, pesquisa, que incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico.