terça-feira, 8 de maio de 2018

Clara Haddad e a mediação de leituras


Os professores bibliotecários, que integram o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, e a equipa da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco participaram, ontem, no curso “Como contar história com livro: A mediação de leitura e suas múltiplas facetas”. Este curso foi dinamizado pela Clara Haddad, formadora e diretora da Escola de Narração Itinerante com sede na cidade do Porto.
Clara Hadadd, que em 2005 foi considerada a melhor narradora de língua portuguesa da Europa, começou por mostrar como trabalha uma história e que cada livro tem uma técnica, uma dinâmica. Referiu os três elementos essenciais: conto, contador e ouvinte.
Com a sua grande expressividade Clara Haddad encantou e ensinou-nos que todas as histórias têm a sua estrutura e a sua origem e que o ouvinte é convidado a perceber a alma da história.
Após um pequeno intervalo, Clara Haddad, a brasileira que tem mudado a forma de contar histórias a crianças e adultos, deambulou pela mediação de leitura deixando algumas dicas na forma de contar uma história.
A diretora artística e produtora de “Um Porto de Contos – Encontro Internacional de Narração Oral”, iniciativa pioneira de storytelling, narradores e narrativas que se realiza desde 2011 na cidade do Porto, deliciou-nos brincando com o livro brinquedo e contou-nos algumas histórias.
Um agradecimento à Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco por nos ter proporcionado este momento de formação diferente, mas essencial para aqueles que todos os dias contam histórias nas suas escolas e bibliotecas.

Obrigado Clara Haddad.

Nota: O texto é da responsabilidade de António Pires, Coordenador Interconcelhio (CIBE) para o concelho de Vila Nova de Famalicão.

Sem comentários:

Enviar um comentário