segunda-feira, 10 de março de 2014

Sessão de abertura da 5ª Semana da Leitura


A sessão de lançamento da 5ª Semana da Leitura decorreu na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão,  Paulo Cunha, do vereador da educação, Leonel Rocha; do coordenador interconcelhio, António Pires; do escritor Manuel Jorge  Marmelo; da equipa da Biblioteca Municipal; dos diretores das escolas do concelho; dos professores bibliotecários; dos membros das equipas das bibliotecas escolares, dos professores e dos alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I.

A sessão começou com um momento cultural, da responsabilidade dos alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco envolvidos no projeto Navegar com Ciência no Portugal Quinhentista.

O presidente da câmara enalteceu a iniciativa e a bondade da 5ª Semana da Leitura em promover o livro, a leitura e a biblioteca. Lembrou que através de um bom livro podemos fazer boas viagens.

O coordenador interconcelhio realçou os objetivos principais desta semana: celebrar a Língua Portuguesa; redescobrir a biblioteca; ler por prazer; ler para aprender. Deixou um desejo para esta semana: que a leitura seja o pulmão das nossas escolas e das nossas bibliotecas.

O escritor Manuel Jorge Marmelo afirmou que se tornou escritor porque leu muito e que lendo aprendeu a escrever. Pensa que o seu blogue é um ensaio para os seus livros.
Texto apresentado pelo escritor

Esta sessão contou, ainda, com a exposição Autores Portugueses, resultado da articulação entre a biblioteca escolar da escola sede do Agrupamento de Escolas de Pedome e as docentes de Educação Tecnológica, Sofia Torres e de Educação Visual, Célia Ferreira com as turmas do 7º A/B/C.

Sem comentários:

Enviar um comentário