quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mesa redonda - V Encontro

Mesa Redonda -  Passado, Presente e Futuro: Os Desafios da Leitura Pública em Portugal
Maria José Moura,  Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas
Fernanda Ribeiro - Universidade do Porto
Henrique Barreto Nunes - Antigo Diretor da Biblioteca Pública de Braga
Manuela Barreto Nunes - Universidade Portucalense
Moderação - Maria João Sampaio : Biblioteca Pública Municipal do Porto 

A mesa redonda Passado, Presente e Futuro: os Desafios da Leitura Pública em Portugal contou com a participação de Maria José Moura, em representação da Associação Portuguesa de Bibliotecários; Fernanda Ribeiro, Universidade do Porto; Henrique Barreto Nunes, antigo diretor da Biblioteca Pública de Braga; Fernanda Ribeiro, Universidade do Porto; Manuela Barreto Nunes, Universidade Portucalense; moderação de Maria João Sampaio, Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Maria José Moura lembrou que estamos a atravessar um momento difícil, por isso temos que trabalhar em conjunto para ultrapassar as dificuldades que se avizinham. Afirmou, ainda, que as bibliotecas têm que acompanhar a evolução.
Henrique Barreto Nunes começou por dizer que as bibliotecas públicas garantem o acesso gratuito a todos e são um lugar de encontro de gerações.A biblioteca pública é a casa comum de toda a comunidade. Defendeu a necessidade da biblioteca pública ser a defensora/conservadora do fundo documental local.
A biblioteca pública garante o acesso à informação de uma forma democrática. E concluiu que uma sociedade que não cuida das suas bibliotecas é uma democracia sem abrigo.
Fernanda Ribeiro recordou a sua passagem pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, enquanto diretora. Fez uma retrospetiva das bibliotecas públicas em Portugal.
Lembrou que no futuro a biblioteca pública tem de repensar o seu papel. A leitura deverá ser pensada em moldes diferentes. Este modelo de BP já está em crise. Rematou dizendo que as BP são um serviço de informação.
Manuela Barreto Nunes falou das memórias boas que passou pela BM Camilo Castelo Branco, enquanto diretora. Alertou para o papel social das bibliotecas públicas: são espaços agradáveis, lugares de encontro, lugares inclusivos, são a sala da comunidade, uma praça pública e um lugar acolhedor. Um sítio onde nos podemos encontrar com amigos ou pessoas de outro género. E concluiu afirmando que as bibliotecas são meta-encontros, pois permitem um encontro futuro nas redes sociais.
A moderadora, Maria João Sampaio, para além de conduzir a conversa, fez uma resenha histórica das direções da BM Camilo Castelo Branco. 

Sem comentários:

Enviar um comentário