quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Na próxima sexta-feira, dia 5 de outubro, arrancam em Vila Nova de Famalicão as comemorações do centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.  Ao longo de um ano, até 5 de outubro de 2013, a Biblioteca celebra 100 anos de existência com um programa cultural repleto de atividades. O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, abre as comemorações numa cerimónia que inicia pelas 10h30. Segue-se a inauguração da exposição documental “100 anos: a História de uma Biblioteca”. E a estreia do espetáculo “O Segredo da Caixa”, pela Fértil - Associação Cultural. Refira-se que a Biblioteca Municipal foi inaugurada a 5 de outubro de 1913, pelo Senador Sousa Fernandes, aliando-se as comemorações ao terceiro ano da implantação da República, num gesto simbólico que ligava a cultura à revolução.
 
A Biblioteca recebeu o nome de um dos maiores vultos da literatura nacional, Camilo Castelo Branco, que escreveu em Famalicão algumas das suas maiores obras.  A Biblioteca abriu as portas com um acervo documental de dois mil quatrocentos e trinta e nove volumes, na sua maioria obras literárias, distinguindo-se a “Geração de 70”.
 
Um dos momentos marcantes da história da Biblioteca Municipal aconteceu 1 de junho de 1992 com a inauguração do novo edifício, associando-se às comemorações do aniversário da morte do seu patrono Camilo Castelo Branco e ao Dia Mundial da Criança.
 
As novas instalações da autoria do arquiteto João Marta, ocupa uma área de 2400m2, e está situada no Parque de Sinçães. Outro facto histórico foi a inauguração da Biblioteca Eduardo Prado Coelho, em março de 2008, que resultou da doação do escritor e ensaísta do seu espólio bibliográfico.
De acordo com Armindo Costa “o percurso desta instituição nem sempre foi fácil, esbarrando por diversas vezes nas contradições de regimes políticos adversos, como foi o caso do Estado Novo.” E acrescenta:  “A sobrevivência da Biblioteca Municipal deveu-se essencialmente à persistência, à dedicação e ao empenho de várias personalidades famalicenses que asseguraram sempre a sua continuidade.”

“A partir de 5 de outubro de 2012, iniciamos o programa comemorativo do centenário da Biblioteca Municipal, com um ano inteiro de iniciativas culturais de relevo, onde vamos homenagear todos aqueles que contribuíram para o crescimento desta casa”, assinala ainda o autarca.

Sem comentários:

Enviar um comentário