terça-feira, 29 de março de 2011

Semana da Leitura na Júlio Brandão


No dia 21 de Março teve lugar a abertura da Semana da Leitura/2011, na EB2,3 com a apresentação do ebook Histórias de Leitura do Agrupamento (todas as turmas de JI; 1.º e 2.º ciclo), LER + VERDE, com momento musical da turma 5.º 9 (no âmbito de Formação Cívica e em articulação com o CCM). Esta turma também abrilhantou a sessão pública de abertura da II Semana Concelhia da Leitura, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.


Foram diversas as exposições que se realizaram nas Bibliotecas Escolares: Lendas Mouras Ilustradas; Ilustração de Poemas de Mensagem; Postais do Concurso Um postal Vale Mil Ideias; Trabalhos alusivos ao Dia da Árvore, na EB2,3 e na EB1 das Lameiras.




Este ano pela primeira vez, teve lugar um Fórum de Leitura dos alunos do 3.º Ciclo. Diversos alunos apresentaram ao público as obras cuja leitura os marcou.







Ao longo da Semana da Leitura realizaram-se Concursos de Leitura Expressiva para os três ciclos. Na biblioteca da EB1 das Lameiras, os alunos do 3.º e do 4.º ano das EB1 da cidade partilharam as suas leituras. Os 2.º e 3.º ciclos declamaram poesia em Língua Inglesa.


Os alunos dos diversos ciclos tiveram a oportunidade de assistir a peças de teatro: para o 1.º ciclo, na BE das Lameiras, A Joaninha Vaidosa, apresentada por alunos da E. Sec. P.e Benjamim Salgado; para o 2.º ciclo, A árvore que amava o menino, apresentada pela Oficina de Teatro da EB 2,3 Júlio Brandão e para o 3.º ciclo, Os Herdeiros da Lua de Joana, apresentada por alunos da E. Sec. P.e Benjamim Salgado.


Tempo para premiar… Quem conta um conto… acrescenta um ponto


Este concurso literário promovido pelo semanário Sol em parceria com o PNL levou os alunos a desenvolverem os seus trabalhos a partir da leitura de uma obra de entre os 24 títulos da Colecção Clássicos Portugueses Contados às Crianças, distribuída com o semanário SOL. Foram diversas as turmas que aderiram à iniciativa e foram seleccionados vários trabalhos por turma. O trabalho final, em representação do Agrupamento, é o do aluno Rafael Gomes do 6.8. Os autores dos trabalhos seleccionados foram premiados com livros da referida colecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário