domingo, 24 de outubro de 2010

III Encontro Bibliotecas Escolares em Famalicão


Decorreu no dia 22 e 23 de Outubro o III Encontro Bibliotecas Escolares sob o lema “Os nós da rede, a rede e nós”. Este encontro aconteceu na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão e foi organizado pela Biblioteca Municipal, Centro de Formação de Associação de Escolas e Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão.
O encontro contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Drº Paulo Cunha, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Teresa Calçada e da Directora do Centro de Formação de Associação de Escolas, Drª Cândida Madureira e Drª Carla Tavares da DREN. Os temas tratados neste evento foram: a rede de bibliotecas em Famalicão ( homenagem ao professor Ademar Santos); as bibliotecas no séc. XXI; partilha de boas práticas; trabalho colaborativo.
A Drª Teresa Calçada procurou destacar a importância dos nós na rede na formação de leitores e o investimento que a rede de bibliotecas escolares tem feito no equipamento das bibliotecas escolares. Em seguida, a Drª Filomena Alves fez uma breve resenha sobre a formação de pessoal docente e não docente no concelho de Famalicão, desde o início da rede de bibliotecas escolares até aos nossos dias.
A Drª Manuela Barreto Nunes procurou abrir caminhos para as bibliotecas do séc. XXI e destacou o caminho que as bibliotecas escolares estão a percorrer para se aproximarem das bibliotecas 2.0. O Drº Rui Veloso defendeu que o sucesso escolar passa pela biblioteca escolar.
O Drº Luís Pereira procurou desatar o nó do analfabetismo digital, destacando este novo tipo de analfabetismo e apresentando dicas para ultrapassar este problema: o conhecimento das ferramentas, nomeadamente de pesquisa de informação, é, naturalmente, fundamental.
A Drª Cláudia Lopes e a Drª Teresa Gonçalves mostraram como acontece o trabalho colaborativo no âmbito do trabalho realizado pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares de Braga. A Drª Maria José lançou o desafio de Dar Voz aos Livros cruzando o Plano Tecnológico e o Plano Nacional de Leitura, envolvendo os alunos num processo de construção participada.
A Drª Regina Campos destacou os procedimentos que desenvolve e que permitem implementar o projecto Estamos ALer+, um projecto de leitura do Agrupamento André Soares. O Drº António Pires apresentou o logótipo do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e a maqueta do ebook “Histórias de Leitura”, construído a partir de um trabalho colaborativo, realizado no âmbito da Semana da Leitura 2010, feito pelas bibliotecas escolares de Famalicão. A apresentação do ebook contou com a presença das alunas Andreia Fernandes, Joana Pereira e do Drº João Mota, que participaram na ilustração das histórias.
Todos os documentos apresentados, ao longo do encontro, estão disponíveis neste blogue.

Os momentos culturais foram apresentados: pela Companhia de Teatro da Escola Secundária Camilo Castelo Branco; Ivo Machado; Rui Mesquita da EB23 Júlio Brandão ; Carlos Silva da Escola Cooperativa Vale S. Cosme; Manuela Sá e Joel Freitas da Didáxis, Cooperativa de Ensino de Riba de Ave.

As pausas foram alimentadas pelo Curso Profissional Técnico de Restauração da Escola Cooperativa Vale de S. Cosme.

Sem comentários:

Enviar um comentário