sábado, 24 de novembro de 2018

Sessão de abertura do 11º Encontro


A sessão de abertura do 11º Encontro contou com a presença do vereador da educação e cultura, Leonel Rocha, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da coordenadora interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Margarida Toscano, em representação da coordenadora nacional da RBE, Manuela Silva, e a diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Aurora Marques.
Leonel Rocha começou por realçar a oportunidade que este Encontro representa para a biblioteca municipal e bibliotecas escolares do concelho para crescer e de partilhar conhecimentos. Louvou a presença dos diretores dos agrupamentos das escolas do concelho presentes. Mostrou-se um militante da causa das bibliotecas escolares. 
Margarida Toscano lembrou que estes encontros são importantes para a aprendizagem mútua. Reforçou a necessidade de um trabalho colaborativo, os professores bibliotecários não podem trabalhar isolados.
Aurora Marques começou por afirmar que isto é mais um reencontro. Afirmou a urgência de desenvolver competências literácicas e que há novas linguagens e novas comunicações a que devemos dar atenção.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Notas para o 11º Encontro

Sejam bem-vindos.
Tudo preparado para começarmos o 11º Encontro. Algumas informações para o Encontro:

  • As inscrições para as oficinas serão feitas no ato da entrega da documentação;
  • Deverão inscrever-se em duas oficinas (uma na sexta à tarde e a outra no sábado de manhã);
  • As inscrições estão limitadas a 25 participantes por oficina;
  • Quem se inscrever na oficina " Os dispositivos móveis na Biblioteca Escolar" tem de trazer um dispositivo móvel (tablet, smartphone ou portátil).
Fazemos votos para que este seja um verdadeiro momento de aprendizagem.


segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Boa prática

A boa prática foi apresentada pela professora bibliotecária Aurélia Azevedo do AE de Ribeirão.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Programa e inscrição no 11º Encontro de Bibliotecas de Famalicão

Decorre, nos dias 23 e 24 de novembro, o 11º Encontro de Bibliotecas de Famalicão, sob o tema "O(s) contributo(s) da biblioteca para a literacia medi@tica", na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e em outros espaços da cidade.
Este Encontro pretende evidenciar os contributos da biblioteca escolar para o desenvolvimento de competências, propiciadoras de novas formas de aprender, interagir e comunicar através dos média e apresenta-se como um espaço de partilha de ideias, de práticas de literacia dos média que visam dotar os alunos de conhecimentos necessários para o seu uso criativo e informado.
O Encontro destina-se a professores bibliotecários, bibliotecas municipais, equipas das bibliotecas escolares, órgãos de gestão e de coordenação das escolas e professores/educadores.

 

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares no Agrupamento de Escolas D. Sancho I

Foi num ambiente de muita festa que se celebrou o Dia Internacional das BE nas três bibliotecas do Agrupamento de Escolas D. Sancho I.
Destacaram-se recursos, escreveram-se mensagens, fizeram-se cartazes e grupos de alunos e professores animaram diferentes espaços das escolas com leituras encenadas.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Fotografias com livro da Humanitave - 1º Ciclo AEPBS



MIBE - na biblioteca "A Casa de Camilo" - AEPBS



O dia 22 de outubro, Dia Internacional da Biblioteca Escolar, foi celebrado na "Casa de Camilo" com a apresentação de um vídeo sobre a importância da biblioteca e da leitura.
O textos apresentados a Concurso foram selecionados e apurado um vencedor, que pela correção linguística e a criatividade mereceu a unanimidade da equipa da BE.

Parabéns ao vencedor!

Outros Textos...


quinta-feira, 18 de outubro de 2018

MILOBS.

Clicar na imagem
O MILObs define-se como um Observatório sobre Média, Informação e Literacia que acompanha, monitoriza e divulga o que se faz no domínio da Educação para os Media, em Portugal e no estrangeiro, ao mesmo tempo que promove a Literacia Mediática junto dos diferentes setores da sociedade.
O projeto teve início em 2012, com um Protocolo de Colaboração celebrado entre o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, e o então Gabinete para os Meios de Comunicação Social. A sua origem está, no entanto, simbioticamente relacionada com a constituição do GILM – Grupo Informal de Literacia para os Média

Literacia dos Media


Clicar na imagem


Este site foi criado para facilitar o trabalho das bibliotecas escolares na seleção de ferramentas digitais que potenciem o desenvolvimento das literacias da LEITURA, dos MEDIA e da INFORMAÇÃO.