A exposição Histórias da Leitura é da responsabilidade do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e apresenta uma história por escola em que a personagem principal é a Leitura. As escolas implicadas no projecto são todas as escolas do concelho de Famalicão.
Esta exposição está patente na biblioteca A Casa de Camilo, durante a XIV Feira do Livro, que decorre de 13 a 17 de Dezembro.
Páginas
- Início
- Aprender Digital
- Apps Educação
- Biblioteca Municipal
- Boa prática
- Catálogo Coletivo
- Ciência Elementar
- Ebooks GTBF
- III Encontro
- IV Encontro
- V Encontro
- VI Encontro
- VII Encontro
- VIII Encontro
- IX Encontro
- X Encontro
- XI Encontro
- Ferramentas
- Fórum Estudante
- Imagens
- Listas PNL2017
- Mapa da Rede
- MILD
- Pensamento
- PNL
- RBE
- REDA
- Recursos FG
- Recursos RBE
- Semana da Leitura
- Usar os Media
- Cidadania
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Exposição: Histórias da Leitura
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
A Caminho da Biblioteca 2.0
O termo Biblioteca 2.0 foi criado por Michael Casey em 2005 e em 2006 Maness aponta quatro características que definem este conceito de biblioteca: centrada no utilizador. O utilizador participa na criação de conteúdos e serviços disponibilizados na Web pela biblioteca; disponibiliza uma experiência multimédia. Tanto as colecções como os serviços da biblioteca 2.0 contêm componentes, vídeo, áudio, realidade virtual; socialmente rica. Interage com os utilizadores quer de forma síncrona (por ex. IM – mensagens instantâneas) quer de forma assíncrona (por ex. wikis); inovadora ao serviço da comunidade. Procura constantemente a inovação e acompanha as mudanças que ocorrem na comunidade, adaptando os seus serviços para permitir aos utilizadores procurar, encontrar e utilizar a informação.
A biblioteca 2.0 resulta da conjugação de três factores interligados entre si, e que estão na origem da noção de Web 2.0: ferramentas, conteúdo social e atitudes.
Quanto às ferramentas, destacamos:
• o blogue é uma ferramenta excelente para as bibliotecas escolares: permitem dar forma a uma espécie de diário da biblioteca, registando as actividades desenvolvidas ou a desenvolver, divulgando novidades, lançando desafios, e proporciona alguma interacção com os utilizadores, quer assíncrona, por exemplo através dos comentários, quer síncrona, mediante aplicativos de mensagens instantâneas;
• o wiki permite criar, editar, apagar ou modificar o conteúdo de uma página web, de uma forma interactiva, fácil e rápida. As BE podem desenvolver projectos de dinamização da leitura recreativa e da escrita, promover o ensino de literacia da informação ou estabelecer outras formas de interacção com os seus utilizadores;
• RSS - Agregação de conteúdos permite a agregação de notícias ou outras informações/conteúdos contidas em páginas Web. O RSS pode também ser usado na página ou no blogue da biblioteca para disponibilizar fontes de informação externas ou para receber actualizações de outras bibliotecas, outras escolas e instituições. Esta tecnologia permite igualmente distribuir conteúdos audiovisuais e multimédia, mediante podcasting ou videocasting.
• Redes sociais virtuais. O objectivo de uma rede social virtual é permitir ao utilizador expressar-se de um modo pessoal e contactar com outros indivíduos que partilhem interesses semelhantes. Assim, os sítios Web destinados à interacção social virtual estão especificamente desenhados para os utilizadores partilharem informações acerca de si e convidam, na sua grande maioria, ao envolvimento de terceiros, através da possibilidade de comentar os diversos elementos colocados nessa página pessoal. As mais populares: Mysapce, o Facebook, o Orkut, o Twitter, etc.

A utilização de redes sociais na biblioteca permite fazer a prevenção de alguns perigos, promovendo uma utilização responsável e segura das redes sociais, sobretudo entre os mais jovens e permite a promoção da literacia da informação, não podemos ignorar aquele que é hoje um dos mais fortes canais de comunicação dos jovens e onde eles obtêm e partilham informação de todo o tipo. As redes sociais permitem à biblioteca chegar onde estão os utilizadores, estabelecendo uma relação mais próxima com eles, ao propiciarem a comunicação em ambas direcções, dando assim a possibilidade de os alunos comunicarem connosco e permitindo que estejam mais predispostos a «ouvir-nos» num ambiente que é do seu agrado. As redes sociais facilitam a dinamização de actividades e a oferta de conteúdos em diferentes formatos (imagens, vídeos, texto, etc.), além de proporcionarem uma maior visibilidade da biblioteca na Web (chegando provavelmente a novos utilizadores), constituindo uma excelente ferramenta de marketing.
Relativamente ao conteúdo social, a biblioteca 2.0 oferece aos utilizadores participação em vez de somente informação. Esta participação pode ser feita de uma forma muito variada, e o envolvimento dos utilizadores permite colocar a inteligência colectiva ao serviço da biblioteca. Serviços de atendimento on-line, catálogos personalizados pelo utilizador, a possibilidade de comentar e avaliar o catálogo e os serviços, a etiquetagem de recursos feita pelos utilizadores (socialização da indexação). Ao implicar o utilizador, a biblioteca abre-se à comunidade e torna mais fácil a sua adaptação às necessidades do seu público. São já muitos os serviços Web 2.0 concebidos especificamente para bibliotecas, de que podemos destacar, no âmbito da catalogação social, por exemplo, o LibraryThing e o Shelfari, no âmbito dos gestores sociais de referências bibliográficas o Citeulike e o Connotea, e no Opac social o Primo e o Encore.
Quanto às atitudes, a Web 2.0, mais do que um serviço, é uma questão de atitude, que se traduz, para as bibliotecas, num novo posicionamento: estar onde estão os utilizadores, aproveitar a inteligência colectiva, abrir-se à contribuição dos utilizadores. Esta mudança de atitude significa também que os serviços de biblioteca terão de mudar, centrando-se mais na facilitação da transferência da informação e na literacia da informação do que em fornecer acesso controlado aos recursos.
Assim, o verdadeiro desafio será o de deixar de ver as bibliotecas como centros de disponibilização de recursos e torná-las verdadeiros centros de conhecimento, ao serviço da aprendizagem e do currículo e à biblioteca escolar cabe uma tarefa determinante: incentivar e acompanhar/apoiar a escola na mudança. Necessária, mas sempre tão difícil!
P.S: A BE A Casa de Camilo utiliza já várias ferramentas da Web 2.0, a saber: blogue, facebook, twitter, delicious, diggo, slideshare, slide, catálogo em linha, youtube, calaméo, issu, etc.
Quanto às ferramentas, destacamos:
• o blogue é uma ferramenta excelente para as bibliotecas escolares: permitem dar forma a uma espécie de diário da biblioteca, registando as actividades desenvolvidas ou a desenvolver, divulgando novidades, lançando desafios, e proporciona alguma interacção com os utilizadores, quer assíncrona, por exemplo através dos comentários, quer síncrona, mediante aplicativos de mensagens instantâneas;
• o wiki permite criar, editar, apagar ou modificar o conteúdo de uma página web, de uma forma interactiva, fácil e rápida. As BE podem desenvolver projectos de dinamização da leitura recreativa e da escrita, promover o ensino de literacia da informação ou estabelecer outras formas de interacção com os seus utilizadores;
• RSS - Agregação de conteúdos permite a agregação de notícias ou outras informações/conteúdos contidas em páginas Web. O RSS pode também ser usado na página ou no blogue da biblioteca para disponibilizar fontes de informação externas ou para receber actualizações de outras bibliotecas, outras escolas e instituições. Esta tecnologia permite igualmente distribuir conteúdos audiovisuais e multimédia, mediante podcasting ou videocasting.
• Redes sociais virtuais. O objectivo de uma rede social virtual é permitir ao utilizador expressar-se de um modo pessoal e contactar com outros indivíduos que partilhem interesses semelhantes. Assim, os sítios Web destinados à interacção social virtual estão especificamente desenhados para os utilizadores partilharem informações acerca de si e convidam, na sua grande maioria, ao envolvimento de terceiros, através da possibilidade de comentar os diversos elementos colocados nessa página pessoal. As mais populares: Mysapce, o Facebook, o Orkut, o Twitter, etc.

A utilização de redes sociais na biblioteca permite fazer a prevenção de alguns perigos, promovendo uma utilização responsável e segura das redes sociais, sobretudo entre os mais jovens e permite a promoção da literacia da informação, não podemos ignorar aquele que é hoje um dos mais fortes canais de comunicação dos jovens e onde eles obtêm e partilham informação de todo o tipo. As redes sociais permitem à biblioteca chegar onde estão os utilizadores, estabelecendo uma relação mais próxima com eles, ao propiciarem a comunicação em ambas direcções, dando assim a possibilidade de os alunos comunicarem connosco e permitindo que estejam mais predispostos a «ouvir-nos» num ambiente que é do seu agrado. As redes sociais facilitam a dinamização de actividades e a oferta de conteúdos em diferentes formatos (imagens, vídeos, texto, etc.), além de proporcionarem uma maior visibilidade da biblioteca na Web (chegando provavelmente a novos utilizadores), constituindo uma excelente ferramenta de marketing.
Relativamente ao conteúdo social, a biblioteca 2.0 oferece aos utilizadores participação em vez de somente informação. Esta participação pode ser feita de uma forma muito variada, e o envolvimento dos utilizadores permite colocar a inteligência colectiva ao serviço da biblioteca. Serviços de atendimento on-line, catálogos personalizados pelo utilizador, a possibilidade de comentar e avaliar o catálogo e os serviços, a etiquetagem de recursos feita pelos utilizadores (socialização da indexação). Ao implicar o utilizador, a biblioteca abre-se à comunidade e torna mais fácil a sua adaptação às necessidades do seu público. São já muitos os serviços Web 2.0 concebidos especificamente para bibliotecas, de que podemos destacar, no âmbito da catalogação social, por exemplo, o LibraryThing e o Shelfari, no âmbito dos gestores sociais de referências bibliográficas o Citeulike e o Connotea, e no Opac social o Primo e o Encore.
Quanto às atitudes, a Web 2.0, mais do que um serviço, é uma questão de atitude, que se traduz, para as bibliotecas, num novo posicionamento: estar onde estão os utilizadores, aproveitar a inteligência colectiva, abrir-se à contribuição dos utilizadores. Esta mudança de atitude significa também que os serviços de biblioteca terão de mudar, centrando-se mais na facilitação da transferência da informação e na literacia da informação do que em fornecer acesso controlado aos recursos.
Assim, o verdadeiro desafio será o de deixar de ver as bibliotecas como centros de disponibilização de recursos e torná-las verdadeiros centros de conhecimento, ao serviço da aprendizagem e do currículo e à biblioteca escolar cabe uma tarefa determinante: incentivar e acompanhar/apoiar a escola na mudança. Necessária, mas sempre tão difícil!
P.S: A BE A Casa de Camilo utiliza já várias ferramentas da Web 2.0, a saber: blogue, facebook, twitter, delicious, diggo, slideshare, slide, catálogo em linha, youtube, calaméo, issu, etc.
António Pires
Coordenador da Biblioteca Escolar A Casa de Camilo
Coordenador da Biblioteca Escolar A Casa de Camilo
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Homenagem a Matilde Rosa Araújo na BE de Gondifelos
crianças e poesia
música e alegria
palmas e euforia
capuchinho cinzento sábio
lobo meigo e dócil
momentos verdadeiramente mágicos.
Parabéns a todos que tornaram possível esta actividade, nomeadamente aos alunos e professoras das turmas de 5º e 6º anos.
Agradecimento ao JI e às turmas e professoras de 4º ano e de 1º ano de Gondifelos que vieram assistir.
Homenagem a Saramago
As turmas de 3º ciclo da escola de Gondifelos vieram à Biblioteca para participarem numa sessão de homenagem a este grande escritor, prémio Nobel da literatura. Os alunos ficaram muito sensibilizados com a sua vida e a sua persistência na consecução de um grande sonho: ser escritor! Uma grande lição de vida para todos nós. Obrigada Saramago.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Relatório/Reflexão - III Encontro Bibliotecas Escolares
Para preencher o relatório sigam os seguintes passos:
1- Clicar em View on Slideshare (canto inferior direito do documento);
2- Clicar em Download (em cima do documento ao centro);
3- Guardar o documento no ambiente de trabalho ou numa pen;
4- Preencher o relatório e enviar para cf@esccb.pt
5- Se não conseguirem aceder ao documento, peçam-no, por favor, através do e-mail do blogue: bibliotecasdefamalicao@gmail.com
Prazo limite de envio do relatório 3 de Dezembro.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Filme - O Amor nos Tempos de Cólera
Filme “O amor nos tempos de cólera”, de Mike Newell, baseado na obra de Gabriel García MárquezSinopse
Florentino Ariza, poeta e telegrafista, encontra o grande amor da sua vida quando avista Fermina Daza na janela da casa do pai dela. Escrevendo cartas apaixonadas, aos poucos, Florentino vai conquistando o coração de sua amada. No entanto, o pai de Fermina fica furioso quando descobre o romance, e jura afastar para sempre os dois apaixonados. Fermina casa-se com o Dr. Juvenal Urbino, um sofisticado aristocrata que a leva para Paris, onde residirão durante vários anos. Mais tarde, o casal volta a Cartagena. Fermina ainda pensa no seu primeiro amor. Por seu lado, Florentino também não a esqueceu. Florentino é um rico proprietário de barcos que mantém casos com várias mulheres, mas seu coração ainda bate por Fermina.
Ficha técnica
Classificação M/12
Duração 139 min.
Realização Mike Newell
Ano 2007
Público-alvo jovem, adulto e sénior
Local Auditório da Biblioteca Municipal
Horário 21h.30
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Paulo Marques na BE

Paulo Marques, personalidade concelhia que se notabilizou ao nível do desporto motorizado, esteve hoje na BE da Escola Dr. Nuno Simões para realizar uma palestra, cujo principal objectivo era o de esclarecer os alunos sobre questões relacionadas com segurança rodoviária para consolidar os conceitos abordados em Ciências Físico-Químicas e sobre a manutenção da condição física, para enriquecer os conhecimentos adquiridos em Educação Física. Face à sua brilhante carreira, acabou por divulgar também aspectos relacionados com a profissão de piloto e com o percurso a fazer para a abraçar, numa altura em que os alunos têm que fazer opções em termos de percurso escolar e profissional. O encontro com o campeão foi um momento único e de entusiasmo para os presentes.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Hora do Conto na BE de Louredo

Hoje houve Hora do Conto na BE para todas as turmas!
E a história foi: Desculpa... Por acaso és uma bruxa?, de Emily Horn
O Leonardo é um gato preto, muito solitário, que passa o tempo todo na biblioteca. Certo dia, ao ler a Enciclopédia das Bruxas, descobre que elas gostam muito de gatos pretos. Mas como poderá o Leonardo encontrar uma bruxa, se nunca na sua vida viu nenhuma? E todas as vezes que pergunta: "Desculpa... por acaso és uma bruxa?", engana-se sempre!
Por fim, o gato Leonardo desiste e regressa à biblioteca... sem desconfiar de que há uma grande surpresa à sua espera!
Será que o Leonardo encontra uma bruxa na biblioteca?
É possível encontrar bruxas numa biblioteca?????
Pois é, hoje apareceu uma na BE de Louredo!
Nem imaginam a gritaria que foi!!!
E a história foi: Desculpa... Por acaso és uma bruxa?, de Emily Horn
O Leonardo é um gato preto, muito solitário, que passa o tempo todo na biblioteca. Certo dia, ao ler a Enciclopédia das Bruxas, descobre que elas gostam muito de gatos pretos. Mas como poderá o Leonardo encontrar uma bruxa, se nunca na sua vida viu nenhuma? E todas as vezes que pergunta: "Desculpa... por acaso és uma bruxa?", engana-se sempre!
Por fim, o gato Leonardo desiste e regressa à biblioteca... sem desconfiar de que há uma grande surpresa à sua espera!
Será que o Leonardo encontra uma bruxa na biblioteca?
É possível encontrar bruxas numa biblioteca?????
Pois é, hoje apareceu uma na BE de Louredo!
Nem imaginam a gritaria que foi!!!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Formação de Utilizadores
Esta actividade já não é nova.
Iniciámo-la no ano passado, principalmente em suporte papel.
Quanto mais se trabalha este assunto, melhor se percebe como é premente desenvolver as competências subjacentes à capacidade de pesquisa. É uma componente indispensável à melhoria da qualidade da aprendizagem. Continuaremos este ano a dinamizar sessões de pesquisa em livros, em revistas e noutros suportes de papel, mas daremos uma grande importância à formação para a utilização da Internet.
Hoje foi a primeira sessão orientada pelo professor Miguel Pires. Destinou-se à informação sobre princípios básicos, tais como:
- Aprender com a Internet;
- Fiabilidade/credibilidade;
- Livros na Internet.
Foi visível o enorme interesse com que os alunos ouviram e questionaram os assuntos abordados. Seguramente continuaremos esta acção (teórica), pondo em prática as aprendizagens feitas.
Os objectivos da equipa da BE foram desde o início desenvolver as já referidas competências nos alunos e colaborar com os professores no apoio ao currículo.
É com muita satisfação que constatamos que, para além das sessões dinamizadas pela BE, já somos solicitados com alguma frequência para uma colaboração estreita com professores que planificaram as suas actividades, incluindo a BE nos seus recursos.
domingo, 7 de novembro de 2010
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na Júlio Brandão
Em 2007, Outubro foi instituído como o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e a partir daí, esta efeméride vem assumindo cada vez mais visibilidade. Ao longo deste mês, a equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Júlio Brandão desenvolveu diversas actividades, entre as quais saliente-se, na passada sexta-feira dia 29, a recepção às autoras e ilustradoras de obras infantis, Elza Mesquita e Ana Pereira. Com dois recentes títulos: “ O gato que amava a mancha laranja” e “A História da Baleia”, sendo este uma adaptação do conto de António Sérgio, que soberbamente ilustraram. Foi esta a obra apresentada no auditório da Escola Secundário Camilo Castelo Branco a 250 alunos da E.B. 1 Luís de Camões. As sessões, uma de manhã e outra de tarde, iniciaram-se com a actuação de um quarteto de cordas da E.B.2,3 acompanhado ao piano pelo Prof. Rui Mesquita, a que se seguiu uma intervenção da Directora do Agrupamento, começando por agradecer a cedência do auditório para passar à apologia da importância da leitura em todas as idades, não poupando elogios àquela obra da literatura infantil. A interpretação de vários poemas de Sophia de Mello Breyner, alusivos ao mar, cantados pelo Prof. Ivo Machado, criaram ambiente para a leitura de “A História da Baleia”, protagonizada por duas alunos do 5.º ano. Dos mais pequenos, surgiram muitas perguntas, a que as autoras responderam com grande ternura. Para terminar, houve de novo a música e as canções que foram acompanhadas por todos, a que se seguiu a sessão de autógrafos. Lado a lado, a literatura e a música fizeram a merecida festa das bibliotecas.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Memórias do futuro - Apresentação

“Memórias de um futuro. Narrativa de uma família.”, de Daniel Sampaio
O professor e psiquiatra Daniel Sampaio está de regresso à Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, desta vez, para nos apresentar o seu mais recente livro “Memórias de um futuro. Narrativa de uma família.”
Sinopse
Com 78 anos de idade, o narrador e personagem principal deste novo livro de Daniel Sampaio é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens da sua idade – o casamento de um neto. Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória. Começa por esse neto, Afonso, que o fez sentir velho pela primeira vez, aos 60 anos; aqui recupera a memória de Luísa, a colega na escola onde ambos ensinavam e partilhavam projectos e sonhos profissionais; recua até aos 40 anos, à figura de Mariana, sua mulher e companheira de sempre, mas que por esta altura da vida o confronta com a fragilidade das relações humanas, a começar pelo amor; e enfim, chega aos 20 anos, à adolescência e à juventude, onde tudo começa, para o bem e para o mal.
Daniel Sampaio centra as suas obras no quotidiano da família e da escola e tem-se dedicado ao estudo e à intervenção junto de jovens em risco. Dos títulos que publicou, destacam-se Ninguém Morre Sozinho (uma obra de referência sobre o suicídio adolescente), Inventem-se Novos Pais, Arte da Fuga, Tudo o Que Temos Cá Dentro e Lavrar o Mar. A versão teatral do seu livro Vagabundos de Nós foi levada à cena em 2004 e galardoada com o Prémio do Teatro Marcelino Mesquita, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.
Daniel Sampaio é Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa e tem coordenado, no Hospital de Santa Maria, unidades de intervenção junto de adolescentes em crise.
Público-alvo geral
Local Auditório da Biblioteca Municipal
Horário 21h.30
Subscrever:
Mensagens (Atom)




