sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Relatório/Reflexão - III Encontro Bibliotecas Escolares

Para preencher o relatório sigam os seguintes passos:

1- Clicar em View on Slideshare (canto inferior direito do documento);

2- Clicar em Download (em cima do documento ao centro);

3- Guardar o documento no ambiente de trabalho ou numa pen;

4- Preencher o relatório e enviar para cf@esccb.pt

5- Se não conseguirem aceder ao documento, peçam-no, por favor, através do e-mail do blogue: bibliotecasdefamalicao@gmail.com

Prazo limite de envio do relatório 3 de Dezembro.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Filme - O Amor nos Tempos de Cólera

Filme “O amor nos tempos de cólera”, de Mike Newell, baseado na obra de Gabriel García Márquez

Sinopse
Florentino Ariza, poeta e telegrafista, encontra o grande amor da sua vida quando avista Fermina Daza na janela da casa do pai dela. Escrevendo cartas apaixonadas, aos poucos, Florentino vai conquistando o coração de sua amada. No entanto, o pai de Fermina fica furioso quando descobre o romance, e jura afastar para sempre os dois apaixonados. Fermina casa-se com o Dr. Juvenal Urbino, um sofisticado aristocrata que a leva para Paris, onde residirão durante vários anos. Mais tarde, o casal volta a Cartagena. Fermina ainda pensa no seu primeiro amor. Por seu lado, Florentino também não a esqueceu. Florentino é um rico proprietário de barcos que mantém casos com várias mulheres, mas seu coração ainda bate por Fermina.

Ficha técnica
Classificação M/12
Duração 139 min.
Realização Mike Newell
Ano 2007

Público-alvo jovem, adulto e sénior
Local Auditório da Biblioteca Municipal
Horário 21h.30

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Paulo Marques na BE


Paulo Marques, personalidade concelhia que se notabilizou ao nível do desporto motorizado, esteve hoje na BE da Escola Dr. Nuno Simões para realizar uma palestra, cujo principal objectivo era o de esclarecer os alunos sobre questões relacionadas com segurança rodoviária para consolidar os conceitos abordados em Ciências Físico-Químicas e sobre a manutenção da condição física, para enriquecer os conhecimentos adquiridos em Educação Física. Face à sua brilhante carreira, acabou por divulgar também aspectos relacionados com a profissão de piloto e com o percurso a fazer para a abraçar, numa altura em que os alunos têm que fazer opções em termos de percurso escolar e profissional. O encontro com o campeão foi um momento único e de entusiasmo para os presentes.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Hora do Conto na BE de Louredo


Hoje houve Hora do Conto na BE para todas as turmas!

E a história foi: Desculpa... Por acaso és uma bruxa?, de Emily Horn

O Leonardo é um gato preto, muito solitário, que passa o tempo todo na biblioteca. Certo dia, ao ler a Enciclopédia das Bruxas, descobre que elas gostam muito de gatos pretos. Mas como poderá o Leonardo encontrar uma bruxa, se nunca na sua vida viu nenhuma? E todas as vezes que pergunta: "Desculpa... por acaso és uma bruxa?", engana-se sempre!

Por fim, o gato Leonardo desiste e regressa à biblioteca... sem desconfiar de que há uma grande surpresa à sua espera!

Será que o Leonardo encontra uma bruxa na biblioteca?

É possível encontrar bruxas numa biblioteca?????

Pois é, hoje apareceu uma na BE de Louredo!
Nem imaginam a gritaria que foi!!!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Formação de Utilizadores





Esta actividade já não é nova.
Iniciámo-la no ano passado, principalmente em suporte papel.
Quanto mais se trabalha este assunto, melhor se percebe como é premente desenvolver as competências subjacentes à capacidade de pesquisa. É uma componente indispensável à melhoria da qualidade da aprendizagem. Continuaremos este ano a dinamizar sessões de pesquisa em livros, em revistas e noutros suportes de papel, mas daremos uma grande importância à formação para a utilização da Internet.
Hoje foi a primeira sessão orientada pelo professor Miguel Pires. Destinou-se à informação sobre princípios básicos, tais como:
  • Aprender com a Internet;
  • Fiabilidade/credibilidade;
  • Livros na Internet.
Foi visível o enorme interesse com que os alunos ouviram e questionaram os assuntos abordados. Seguramente continuaremos esta acção (teórica), pondo em prática as aprendizagens feitas.
Os objectivos da equipa da BE foram desde o início desenvolver as já referidas competências nos alunos e colaborar com os professores no apoio ao currículo.
É com muita satisfação que constatamos que, para além das sessões dinamizadas pela BE, já somos solicitados com alguma frequência para uma colaboração estreita com professores que planificaram as suas actividades, incluindo a BE nos seus recursos.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na Júlio Brandão

Em 2007, Outubro foi instituído como o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e a partir daí, esta efeméride vem assumindo cada vez mais visibilidade. Ao longo deste mês, a equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Júlio Brandão desenvolveu diversas actividades, entre as quais saliente-se, na passada sexta-feira dia 29, a recepção às autoras e ilustradoras de obras infantis, Elza Mesquita e Ana Pereira. Com dois recentes títulos: “ O gato que amava a mancha laranja” e “A História da Baleia”, sendo este uma adaptação do conto de António Sérgio, que soberbamente ilustraram. Foi esta a obra apresentada no auditório da Escola Secundário Camilo Castelo Branco a 250 alunos da E.B. 1 Luís de Camões. As sessões, uma de manhã e outra de tarde, iniciaram-se com a actuação de um quarteto de cordas da E.B.2,3 acompanhado ao piano pelo Prof. Rui Mesquita, a que se seguiu uma intervenção da Directora do Agrupamento, começando por agradecer a cedência do auditório para passar à apologia da importância da leitura em todas as idades, não poupando elogios àquela obra da literatura infantil. A interpretação de vários poemas de Sophia de Mello Breyner, alusivos ao mar, cantados pelo Prof. Ivo Machado, criaram ambiente para a leitura de “A História da Baleia”, protagonizada por duas alunos do 5.º ano. Dos mais pequenos, surgiram muitas perguntas, a que as autoras responderam com grande ternura. Para terminar, houve de novo a música e as canções que foram acompanhadas por todos, a que se seguiu a sessão de autógrafos. Lado a lado, a literatura e a música fizeram a merecida festa das bibliotecas.


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Memórias do futuro - Apresentação


“Memórias de um futuro. Narrativa de uma família.”, de Daniel Sampaio
O professor e psiquiatra Daniel Sampaio está de regresso à Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, desta vez, para nos apresentar o seu mais recente livro “Memórias de um futuro. Narrativa de uma família.”

Sinopse
Com 78 anos de idade, o narrador e personagem principal deste novo livro de Daniel Sampaio é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens da sua idade – o casamento de um neto. Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória. Começa por esse neto, Afonso, que o fez sentir velho pela primeira vez, aos 60 anos; aqui recupera a memória de Luísa, a colega na escola onde ambos ensinavam e partilhavam projectos e sonhos profissionais; recua até aos 40 anos, à figura de Mariana, sua mulher e companheira de sempre, mas que por esta altura da vida o confronta com a fragilidade das relações humanas, a começar pelo amor; e enfim, chega aos 20 anos, à adolescência e à juventude, onde tudo começa, para o bem e para o mal.

Daniel Sampaio centra as suas obras no quotidiano da família e da escola e tem-se dedicado ao estudo e à intervenção junto de jovens em risco. Dos títulos que publicou, destacam-se Ninguém Morre Sozinho (uma obra de referência sobre o suicídio adolescente), Inventem-se Novos Pais, Arte da Fuga, Tudo o Que Temos Cá Dentro e Lavrar o Mar. A versão teatral do seu livro Vagabundos de Nós foi levada à cena em 2004 e galardoada com o Prémio do Teatro Marcelino Mesquita, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.

Daniel Sampaio é Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa e tem coordenado, no Hospital de Santa Maria, unidades de intervenção junto de adolescentes em crise.

Público-alvo geral
Local Auditório da Biblioteca Municipal
Horário 21h.30

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Workshop "Enriquecer a mensagem"







Hoje tivemos na nossa BE uma convidada especial: a Maria João Silva.

A Maria João veio dinamizar um Workshop relacionado com "contar histórias" para os alunos do CEF 3: "Práticas de Acção Educativa".
Esta sessão insere-se no trabalho que a BE está a desenvolver no sentido de apoiar os currículos.

Contar histórias é uma arte, foi o que nos mostrou a Maria João, que contou histórias e reflectiu com os alunos sobre a técnica do diálogo. Esta é composta por três movimentos na acção de contar histórias: a simples narrativa, o corpo e a voz, o livro.

Foi muito interessante, muito útil e... não foram apenas os alunos a aprender!

domingo, 24 de outubro de 2010

III Encontro Bibliotecas Escolares em Famalicão


Decorreu no dia 22 e 23 de Outubro o III Encontro Bibliotecas Escolares sob o lema “Os nós da rede, a rede e nós”. Este encontro aconteceu na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão e foi organizado pela Biblioteca Municipal, Centro de Formação de Associação de Escolas e Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão.
O encontro contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Drº Paulo Cunha, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Teresa Calçada e da Directora do Centro de Formação de Associação de Escolas, Drª Cândida Madureira e Drª Carla Tavares da DREN. Os temas tratados neste evento foram: a rede de bibliotecas em Famalicão ( homenagem ao professor Ademar Santos); as bibliotecas no séc. XXI; partilha de boas práticas; trabalho colaborativo.
A Drª Teresa Calçada procurou destacar a importância dos nós na rede na formação de leitores e o investimento que a rede de bibliotecas escolares tem feito no equipamento das bibliotecas escolares. Em seguida, a Drª Filomena Alves fez uma breve resenha sobre a formação de pessoal docente e não docente no concelho de Famalicão, desde o início da rede de bibliotecas escolares até aos nossos dias.
A Drª Manuela Barreto Nunes procurou abrir caminhos para as bibliotecas do séc. XXI e destacou o caminho que as bibliotecas escolares estão a percorrer para se aproximarem das bibliotecas 2.0. O Drº Rui Veloso defendeu que o sucesso escolar passa pela biblioteca escolar.
O Drº Luís Pereira procurou desatar o nó do analfabetismo digital, destacando este novo tipo de analfabetismo e apresentando dicas para ultrapassar este problema: o conhecimento das ferramentas, nomeadamente de pesquisa de informação, é, naturalmente, fundamental.
A Drª Cláudia Lopes e a Drª Teresa Gonçalves mostraram como acontece o trabalho colaborativo no âmbito do trabalho realizado pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares de Braga. A Drª Maria José lançou o desafio de Dar Voz aos Livros cruzando o Plano Tecnológico e o Plano Nacional de Leitura, envolvendo os alunos num processo de construção participada.
A Drª Regina Campos destacou os procedimentos que desenvolve e que permitem implementar o projecto Estamos ALer+, um projecto de leitura do Agrupamento André Soares. O Drº António Pires apresentou o logótipo do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e a maqueta do ebook “Histórias de Leitura”, construído a partir de um trabalho colaborativo, realizado no âmbito da Semana da Leitura 2010, feito pelas bibliotecas escolares de Famalicão. A apresentação do ebook contou com a presença das alunas Andreia Fernandes, Joana Pereira e do Drº João Mota, que participaram na ilustração das histórias.
Todos os documentos apresentados, ao longo do encontro, estão disponíveis neste blogue.

Os momentos culturais foram apresentados: pela Companhia de Teatro da Escola Secundária Camilo Castelo Branco; Ivo Machado; Rui Mesquita da EB23 Júlio Brandão ; Carlos Silva da Escola Cooperativa Vale S. Cosme; Manuela Sá e Joel Freitas da Didáxis, Cooperativa de Ensino de Riba de Ave.

As pausas foram alimentadas pelo Curso Profissional Técnico de Restauração da Escola Cooperativa Vale de S. Cosme.

O III Encontro na famatv

Podem assistir à reportagem que a famatv fez do III Encontro de Bibliotecas Escolares.

O III Encontro de Bibliotecas Escolares em Imagens




Ficam aqui registados alguns dos momentos do III Encontro de Bibliotecas Escolares que decorreu no dia 22 e 23 de Outubro na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão.