Páginas
- Início
- Aprender Digital
- Apps Educação
- Biblioteca Municipal
- Boa prática
- Catálogo Coletivo
- Ciência Elementar
- Ebooks GTBF
- III Encontro
- IV Encontro
- V Encontro
- VI Encontro
- VII Encontro
- VIII Encontro
- IX Encontro
- X Encontro
- XI Encontro
- Ferramentas
- Fórum Estudante
- Imagens
- Listas PNL2017
- Mapa da Rede
- MILD
- Pensamento
- PNL
- RBE
- REDA
- Recursos FG
- Recursos RBE
- Semana da Leitura
- Usar os Media
- Cidadania
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Workshop "Enriquecer a mensagem"
domingo, 24 de outubro de 2010
III Encontro Bibliotecas Escolares em Famalicão
O encontro contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Drº Paulo Cunha, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Teresa Calçada e da Directora do Centro de Formação de Associação de Escolas, Drª Cândida Madureira e Drª Carla Tavares da DREN. Os temas tratados neste evento foram: a rede de bibliotecas em Famalicão ( homenagem ao professor Ademar Santos); as bibliotecas no séc. XXI; partilha de boas práticas; trabalho colaborativo.
A Drª Teresa Calçada procurou destacar a importância dos nós na rede na formação de leitores e o investimento que a rede de bibliotecas escolares tem feito no equipamento das bibliotecas escolares. Em seguida, a Drª Filomena Alves fez uma breve resenha sobre a formação de pessoal docente e não docente no concelho de Famalicão, desde o início da rede de bibliotecas escolares até aos nossos dias.A Drª Manuela Barreto Nunes procurou abrir caminhos para as bibliotecas do séc. XXI e destacou o caminho que as bibliotecas escolares estão a percorrer para se aproximarem das bibliotecas 2.0. O Drº Rui Veloso defendeu que o sucesso escolar passa pela biblioteca escolar.
O Drº Luís Pereira procurou desatar o nó do analfabetismo digital, destacando este novo tipo de analfabetismo e apresentando dicas para ultrapassar este problema: o conhecimento das ferramentas, nomeadamente de pesquisa de informação, é, naturalmente, fundamental.
A Drª Cláudia Lopes e a Drª Teresa Gonçalves mostraram como acontece o trabalho colaborativo no âmbito do trabalho realizado pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares de Braga. A Drª Maria José lançou o desafio de Dar Voz aos Livros cruzando o Plano Tecnológico e o Plano Nacional de Leitura, envolvendo os alunos num processo de construção participada.
A Drª Regina Campos destacou os procedimentos que desenvolve e que permitem implementar o projecto Estamos ALer+, um projecto de leitura do Agrupamento André Soares. O Drº António Pires apresentou o logótipo do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e a maqueta do ebook “Histórias de Leitura”, construído a partir de um trabalho colaborativo, realizado no âmbito da Semana da Leitura 2010, feito pelas bibliotecas escolares de Famalicão. A apresentação do ebook contou com a presença das alunas Andreia Fernandes, Joana Pereira e do Drº João Mota, que participaram na ilustração das histórias.Todos os documentos apresentados, ao longo do encontro, estão disponíveis neste blogue.
O III Encontro na famatv
O III Encontro de Bibliotecas Escolares em Imagens
Ficam aqui registados alguns dos momentos do III Encontro de Bibliotecas Escolares que decorreu no dia 22 e 23 de Outubro na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão.
sábado, 23 de outubro de 2010
Logótipo do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão

Este é o logótipo que identificará o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão. Foi o logótipo escolhido pelos elementos envolvidos neste projecto.
Dar Voz aos Livros...
O desafio de Dar Voz aos Livros consiste no cruzamento entre o Planp Tecnológico e o Plano Nacional de Leitura, envolvendo os alunos num processo de construção participada.
Foi o contributo da Maria José do Agrupamento de Escolas de Vale do Este no III Encontro de Bibliotecas Escolares.
O trabalho colaborativo SABE/BE
Contributo da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva no III Encontro de Bibliotecas Escolares.
A Técnica Superior de Bibliotecas e Documentação, Cláudia Lopes, e a Responsável pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares de Braga, Teresa Gonçalves, apresentaram o trabalho colaborativo SABE/BE.
Estamos ALer+... Um Projecto de Leitura
Esta foi a participação do Agrupamento André Soares no III Encontro de Bibliotecas Escolares.
O Agrupamento integrou o projecto ALer+, no ano lectivo 2008/2009, iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura. Neste encontro partilharam os procedimentos que desenvolveram e que permitiram implementar e desenvolver o projecto, apresentaram algumas iniciativas desenvolvidas no âmbito da promoção da leitura e sua integração no processo educativo.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Tudo o que você queria saber sobre bibliotecas...
Esta foi a intervenção que a Doutora Manuela Barreto Nunes fez no III Encontro de Bibliotecas Escolares na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão. A Professora Auxiliar e Directora da Biblioteca da Universidade Portucalense procurou abrir caminhos para o século XXI: perspectivas das bibliotecas escolares.
domingo, 17 de outubro de 2010
Divulgação do III Encontro das Bibliotecas Escolares
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
III Encontro Bibliotecas Escolares em Famalicão

O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão (CFAEVNF) organizam o III Encontro Bibliotecas Escolares cujo tema é Os Nós da Rede, a Rede e Nós. Este encontro decorre no dia 22 e 23 de Outubro na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
As inscrições devem ser enviadas para geral@bibliotecacamilocastelobranco.org , até ao dia 19 de Outubro, com os seguintes dados:
Nome _______
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Centenário da República na Júlio Brandão
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
O Prazer de Fotografar - Biblioteca Municipal
Eduardo Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933, iniciando as suas actividades como fotógrafo em 1950, expondo desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. Foi membro activo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente, “A fotografia do Porto”, “Grupo Câmara” (Coimbra) e “A fotografia do Sul” (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do séc. XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar. Com fotografias como “Rodopio”, “Igreja de São Gonçalo”, “De regresso”, “Tema de Pintores”, “Matinal” e “Quietude”, entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.

Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a sua divulgação através desta exposição, com uma selecção de 38 fotografias representativas do percurso do autor.
Local Átrio principal da Biblioteca Municipal
Datas 6 a 30 de Setembro
