sábado, 23 de outubro de 2010

Dar Voz aos Livros...


O desafio de Dar Voz aos Livros consiste no cruzamento entre o Planp Tecnológico e o Plano Nacional de Leitura, envolvendo os alunos num processo de construção participada.

Foi o contributo da Maria José do Agrupamento de Escolas de Vale do Este no III Encontro de Bibliotecas Escolares.

O trabalho colaborativo SABE/BE


Contributo da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva no III Encontro de Bibliotecas Escolares.

A Técnica Superior de Bibliotecas e Documentação, Cláudia Lopes, e a Responsável pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares de Braga, Teresa Gonçalves, apresentaram o trabalho colaborativo SABE/BE.

Estamos ALer+... Um Projecto de Leitura



Esta foi a participação do Agrupamento André Soares no III Encontro de Bibliotecas Escolares.

O Agrupamento integrou o projecto ALer+, no ano lectivo 2008/2009, iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura. Neste encontro partilharam os procedimentos que desenvolveram e que permitiram implementar e desenvolver o projecto, apresentaram algumas iniciativas desenvolvidas no âmbito da promoção da leitura e sua integração no processo educativo.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tudo o que você queria saber sobre bibliotecas...



Esta foi a intervenção que a Doutora Manuela Barreto Nunes fez no III Encontro de Bibliotecas Escolares na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão. A Professora Auxiliar e Directora da Biblioteca da Universidade Portucalense procurou abrir caminhos para o século XXI: perspectivas das bibliotecas escolares.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

III Encontro Bibliotecas Escolares em Famalicão


O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão (CFAEVNF) organizam o III Encontro Bibliotecas Escolares cujo tema é Os Nós da Rede, a Rede e Nós. Este encontro decorre no dia 22 e 23 de Outubro na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
O encontro tem como principal objectivo a partilha de boas práticas entre SABE's e Bibliotecas Escolares. Neste encontro destacamos a presença da Drª Terersa Calçada, coordenadora do programa da Rede de Bibliotecas Escolares; Profª Doutora Manuela Barreto Nunes, Professora Universitária e Directora da Biblioteca da Universidade Portucalense do Porto; Drº Rui Veloso, professor na Escola Superior de Educação de Coimbra. Será ainda de destacar a homenagem ao professor Ademar Santos, personalidade ligada ao nascimento das bibliotecas escolares no concelho de Vila Nova de Famalicão no campo da formação.
Ao longo dos dois dias estará presente na sala, onde decorre o encontro, a exposição Histórias de Leitura da responsabilidade do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e será apresentado um ebook com as histórias patentes na referida exposição.
É importante referir que foi requerida a creditação destas sessões junto do Conselho Cientifico (15 horas - 0,6 créditos) pelo CEFAE de V.N.Famalcão.
As inscrições devem ser enviadas para geral@bibliotecacamilocastelobranco.org , até ao dia 19 de Outubro, com os seguintes dados:
Nome _______
Instituição ________
Cargo ________
Telefone ______
Email ________

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Centenário da República na Júlio Brandão

Esta segunda-feira na nossa escola foi dia de festa. O grupo disciplinar de História e História e Geografia de Portugal, com a colaboração da equipa da BE e do departamento das Expressões, promoveu a comemoração do Centenário da Implantação da República. No início teve lugar um colóquio subordinado a este tema, com a intervenção do Dr. Artur Sá da Costa que realçou o contributo de Vila Nova de Famalicão neste acontecimento. Encarnando José Relvas, um aluno do 9.º ano discursou ao « povo» e todos cantaram A Portuguesa. Houve ainda uma largada de 100 balões com as cores da bandeira nacional e a plantação da Árvore do Centenário.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Prazer de Fotografar - Biblioteca Municipal

“O prazer de fotografar”, de Eduardo Teixeira Pinto
Eduardo Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933, iniciando as suas actividades como fotógrafo em 1950, expondo desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. Foi membro activo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente, “A fotografia do Porto”, “Grupo Câmara” (Coimbra) e “A fotografia do Sul” (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do séc. XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar. Com fotografias como “Rodopio”, “Igreja de São Gonçalo”, “De regresso”, “Tema de Pintores”, “Matinal” e “Quietude”, entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.


Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a sua divulgação através desta exposição, com uma selecção de 38 fotografias representativas do percurso do autor.

Local Átrio principal da Biblioteca Municipal
Datas 6 a 30 de Setembro

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Visita à Biblioteca Pública de Santiago de Compostela



A Biblioteca Pública de Santiago de Compostela nasceu em 16 de Junho de 1955 e ocupava um espaço de 310 metros quadrados. Em 28 de Março de 2008 transfere-se para o novo edifício com uma superfície de 5.800 metros quadrados.



O Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalição deslocou-se a Santiago de Compostela com o objectivo de constatar in loco a organização e funcionamento da Biblioteca Pública de Santiago de Compostela. A Biblioteca Pública de Santiago Anxel Casal brindou-nos com uma visita guiada aos diferentes espaços da biblioteca e mostrou-nos a sua actividade quotidiana.
O grupo dos peregrinos da leitura era constituído por responsáveis pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, professores bibliotecários e assistentes operacionais das diferentes bibliotecas do concelho de Vila Nova de Famalicão.

O grupo de trabalho ficou satisfeito com o acolhimento e com os ensinamentos que aí recolheu e, seguramente, transportará para as nossas bibliotecas aquilo que as melhorará.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Homenagem a Saramago

E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?
José Saramago

terça-feira, 15 de junho de 2010

Mia Couto na Biblioteca Municipal


Em mais uma breve passagem pelo nosso país, o escritor moçambicano Mia Couto estará presente na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, para uma conversa com os seus leitores sobre os seus livros e a sua escrita.
Depois de, em 2008, ter presenteado o público famalicense numa sessão de apresentação do seu livro “Venenos de Deus, Remédios do Diabo”, também na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o escritor aceitou mais um convite para uma noite de tertúlia com os seus leitores.
Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi director da Agência de Informação de Moçambique, da revista Tempo e do jornal Notícias de Maputo.
Tornou-se nestes últimos anos um dos ficcionistas mais conhecidos das literaturas de língua portuguesa. O seu trabalho sobre a língua permite-lhe obter uma grande expressividade, por meio da qual comunica aos leitores todo o drama da vida em Moçambique após a independência.
Além de ser considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, ele é o escritor moçambicano mais traduzido. Em muitas das suas obras, Mia Couto tenta recriar a língua portuguesa com uma influência moçambicana, utilizando o léxico de várias regiões do país e produzindo um novo modelo de narrativa africana.
Assunto: Saboreando as Palavras - Conversa com Mia Couto
Local: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Dia: 18 de Junho
Hora: 21H00
Fonte: BM Camilo Castelo Branco

sexta-feira, 11 de junho de 2010

No meu tempo era assim...



O Centro de Novas Oportunidades organizou a exposição: "No meu tempo era assim...", de 1 a 4 de Junho. Esta exposição foi organizada pelos adultos dos Processos RVCC de nível básico e secundário.

Esta actividade decorreu na Biblioteca Escolar A Casa de Camilo.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Exposição: Artes e Ideias


A Escola Cooperativa de Vale S. Cosme e o Departamento de Expressões Artísticas e Tecnológicas, pretendendo dar a conhecer à Comunidade Educativa os trabalhos artísticos realizados, no âmbito das disciplinas de E.V.T., E.V., A.P.P. e E.T., promove uma mostra de trabalhos elaborados pelos alunos do 5º aos 9º anos.

Data 1 a 30 de Junho
Local Átrio principal da Biblioteca Municipal