sexta-feira, 11 de junho de 2010

No meu tempo era assim...



O Centro de Novas Oportunidades organizou a exposição: "No meu tempo era assim...", de 1 a 4 de Junho. Esta exposição foi organizada pelos adultos dos Processos RVCC de nível básico e secundário.

Esta actividade decorreu na Biblioteca Escolar A Casa de Camilo.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Exposição: Artes e Ideias


A Escola Cooperativa de Vale S. Cosme e o Departamento de Expressões Artísticas e Tecnológicas, pretendendo dar a conhecer à Comunidade Educativa os trabalhos artísticos realizados, no âmbito das disciplinas de E.V.T., E.V., A.P.P. e E.T., promove uma mostra de trabalhos elaborados pelos alunos do 5º aos 9º anos.

Data 1 a 30 de Junho
Local Átrio principal da Biblioteca Municipal

quarta-feira, 26 de maio de 2010

II Fórum de Leitura excede expectativas

No dia 18 do mês de Maio, decorreu na Biblioteca de Ribeirão o II fórum de leitura, organizado por duas professoras de Língua Portuguesa.
Foram convidados alunos de todo o Agrupamento, do 3º ao 9ºanos. A sessão teve início com uma apresentação multimedia sobre o livro e a leitura e, de seguida os alunos deram a sua opinião sobre os livros que leram. Da mesa, colocada estrategicamente no meio da Biblioteca, foram retirando os livros que cada um trouxe: romances, aventuras, Banda desenhada...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Biblioteca convida pais


Era uma vez ... as histórias deste mês


Livro: A minha mãe

Texto: Anthony Browne

Ilustração: Anthony Browne

Editora: Editorial Caminho

Público-alvo: pré-escolar e 1º CEB

Explorando a relação afectiva entre mãe e filho, o livro dá voz a este último e recria a visão que ele possui da figura maternal. Observada a partir do ponto de vista infantil, ela multiplica-se em funções e actividades diferenciadas, evidenciando a sua importância no ambiente familiar. A profunda admiração que a criança sente pela mãe mistura-se com o amor, a necessidade de protecção e faz dela, simultaneamente, uma mãe única e especial, mesmo se igual a muitas outras mães…

Actividade: Era uma vez...as histórias deste mês!
Local: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco – Sala de Leitura Infanto-Juvenil
Dia: 18 de Maio
Hora: 10h.00 e 14h.30

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bebéteca na Biblioteca Municipal

Pretende-se com as actividades da Bebéteca motivar, desde cedo, as crianças para a linguagem oral e escrita de forma harmoniosa.
Estas actividades permitem aos bebés o contacto com o livro impresso através da leitura de histórias em voz alta, da exploração de imagens e do manuseamento dos livros.

Miffy vai ao parque
A Miffy será uma nova amiga que vais conhecer! Tal como tu, adora passear no parque!
Um dia a mamã e o papá convidam a coelhinha Miffy a passear. Onde será que eles vão?

Duração 30 /40 min
Público-alvo bebés e crianças até 2 anos
Local Sala de leitura infanto-juvenil da Biblioteca Municipal
Horário 10h.30
Lotação 12 crianças

segunda-feira, 3 de maio de 2010

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Professores bibliotecários em formação em Famalicão


O Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão organizou uma Sessão de Trabalho "Operacionalização e Impacto na Escola e Melhoria da Qualidade da Biblioteca Escolar" no dia 27 de Abril, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão. A sessão foi orientada pela Drª Elsa Conde, Coordenadora Interconcelhia RBE e elemento da equipa do Gabinete da RBE, e teve como principal objectivo reflectir sobre a implementação do Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares.
Nesta sessão participaram os professores bibliotecários dos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Trofa, Santo Tirso, Braga, Amares, Vila Verde, Barcelos, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Montalegre e Boticas.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

BE de Louredo: 3º ano ilustra história.

Hoje a Mª João esteve com a turma do 3º ano de Louredo!
Desta vez contou a história "A Galinha perdida" e os alunos fizeram as ilustrações.
Eis alguns momentos...

terça-feira, 20 de abril de 2010

Percurso de Vida - Bernardino Machado



Título: Bernardino Machado - Percurso de Vida
Realização: Curso Profissional Técnico de Multimédia
Ano: 12ºI
Disciplina: Área de Integração
Escola: Escola Secundária Padre Benjamim Salgado
Ano lectivo: 2009/2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Biblioteca dá choque



Durante o mês de Abril, está patente na Biblioteca de Ribeirão, uma exposição que apresenta os trabalhos realizados pelos alunos do 9ºano, nas aulas de Físico-química.







A ideia da exposição surgiu aquando do estudo do conteúdo programático “circuitos eléctricos” que muito entusiasmou os alunos pois levou-os a aplicar às situações do quotidiano os conceitos aprendidos na sala de aula.



Assim é possível ver: moinhos que funcionam com um motor, uma estrada electrificada, a casa do futuro, candeeiros e diversos jogos de Newton.


Estes objectos têm deliciado os utentes da Biblioteca: os seus construtores ficam orgulhosos com a qualidade e criatividade da sua obra e os mais novos mostram-se espantados com as potencialidades desta disciplina que ainda não conhecem e ficam desejosos de a frequentar.

Colóquio Eduardo Prado Coelho



Colóquio: Eduardo Prado Coelho: Um Pensador Multifacetado
Local: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Data: 23 de Abril de 2010
Organização: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco

quarta-feira, 7 de abril de 2010