Esperamos que este projecto corresponda às expectativas, trabalhando na promoção da leitura e proporcionando a todos os alunos do Agrupamento o contacto com os livros.
Páginas
- Início
- Aprender Digital
- Apps Educação
- Biblioteca Municipal
- Boa prática
- Catálogo Coletivo
- Ciência Elementar
- Ebooks GTBF
- III Encontro
- IV Encontro
- V Encontro
- VI Encontro
- VII Encontro
- VIII Encontro
- IX Encontro
- X Encontro
- XI Encontro
- Ferramentas
- Fórum Estudante
- Imagens
- Listas PNL2017
- Mapa da Rede
- MILD
- Pensamento
- PNL
- RBE
- REDA
- Recursos FG
- Recursos RBE
- Semana da Leitura
- Usar os Media
- Cidadania
sábado, 30 de janeiro de 2010
Maletas viajantes BE de Gondifelos
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Visita do 4º ano à BE Nuno Simões

Como já é habitual, todas as turmas do 4º ano do nosso agrupamento passam "Um Dia Cool" na Escola Dr. Nuno Simões. A primeira actividade do dia realiza-se sempre na BE!
Já tivemos a visita de três escolas.
Esta semana foi a vez do 4º ano de S. Miguel-o-Anjo.
Os alunos aprenderam a descobrir o lugar dos livros. Procuraram, folhearam, leram...Também encontraram a música, os filmes, os jornais e revistas. No final escolheram algumas poesias para ler em voz alta.
Os alunos aprenderam a descobrir o lugar dos livros. Procuraram, folhearam, leram...Também encontraram a música, os filmes, os jornais e revistas. No final escolheram algumas poesias para ler em voz alta.
Formação de Utilizadores
A Formação de Utilizadores continua a ser uma forte aposta da equipa da BE.
Hoje demos início às sessões de trabalho com as turmas do 8º e 9º anos.
A informação, o modo como a conhecemos e a compreedemos ou não, as fontes que utilizamos, têm grande influência no crescimento do cidadão nas mais variadas vertentes.
Despertar interesse pela leitura de jornais e revistas, saber folheá-las, retirar informação e... se possível digeri-la, é o objectivo destas sessões.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Biblioteca Escolar da Escola Básica Integrada de Arnoso Santa Maria inicia este ano lectivo um projecto de promoção da leitura em articulação com o Plano Tecnológico da Educação. Neste sentido irá, através do Clube Creativo, Dar Voz aos Livros utilizando uma nova ferramenta: o Podcast.
De uma forma inovadora terão oportunidade de ouvir ler para além do espaço da Escola, já que o formato da gravação permite descarregar num MP3.
Pretende a Biblioteca Escolar motivar os alunos e envolver toda a Comunidade Educativa, em trabalho de equipa, despertando o gosto de ler.
De uma forma inovadora terão oportunidade de ouvir ler para além do espaço da Escola, já que o formato da gravação permite descarregar num MP3.
Pretende a Biblioteca Escolar motivar os alunos e envolver toda a Comunidade Educativa, em trabalho de equipa, despertando o gosto de ler.
Neste sentido, na próxima quarta-feira dia 27 de Janeiro pelas 16h, contaremos com a presença do professor Pedro Dias, especialista em podcasting que irá elucidar a comunidade educativa acerca desta ferramenta.
Podcast é o resultado de criatividade, vontade, praticidade e tecnologia. Dizem que ele representará uma revolução nos meios de comunicação, assim como os blogs fizeram.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Filipe Lopes na Biblioteca de Louredo

Hoje o escritor e contador de histórias Filipe Lopes esteve na BE de Louredo com a turma do 4º ano da professora Adelaide.
A história que contou foi "A História do Zeca Garro". O Zeca Garro é um carrago. Os cagarros (também conhecidos como cagarras ou pardelas) são aves marinhas, bem conhecidas dos açorianos pelo seu canto característico de difícil definição: um gato a miar, um bebé a chorar, um sapo a coaxar são algumas das comparações que se procuram para um tipo de vocalização única e incomparável.
Nesta história infantil idealizada por Carla Goulart Silva (bióloga e directora da Ecoteca do Pico) e Filipe Lopes, o Zeca vai ser confrontado com algumas das dificuldades que surgem aos juvenis da espécie: os progenitores voam para os mares do sul deixando os jovens cagarros até que estes tenham capacidades físicas de iniciar a viagem. Em terra, procurando orientar-se pelas estrelas, os cagarros são atraídos pela luz artificial, fazendo com que alguns sejam atropelados nas estradas, enquanto procuram o mar e o início da migração. O conto procura alertar para estes problemas e para como é possível, até para os mais pequenos, fazer algo para a sua preservação.
Nas entrelinhas da história ficam também alguns valores que devem estar presentes na vida das famílias (humanas ou não): o amor, a compreensão, a tolerância, a solidariedade. A abordagem escolhida permite também fazer um paralelismo com um fenómeno bem conhecido dos açorianos: a emigração e o retorno à terra natal.
Nesta história infantil idealizada por Carla Goulart Silva (bióloga e directora da Ecoteca do Pico) e Filipe Lopes, o Zeca vai ser confrontado com algumas das dificuldades que surgem aos juvenis da espécie: os progenitores voam para os mares do sul deixando os jovens cagarros até que estes tenham capacidades físicas de iniciar a viagem. Em terra, procurando orientar-se pelas estrelas, os cagarros são atraídos pela luz artificial, fazendo com que alguns sejam atropelados nas estradas, enquanto procuram o mar e o início da migração. O conto procura alertar para estes problemas e para como é possível, até para os mais pequenos, fazer algo para a sua preservação.
Nas entrelinhas da história ficam também alguns valores que devem estar presentes na vida das famílias (humanas ou não): o amor, a compreensão, a tolerância, a solidariedade. A abordagem escolhida permite também fazer um paralelismo com um fenómeno bem conhecido dos açorianos: a emigração e o retorno à terra natal.
Filipe Lopes contou-nos como nasceu este livro e, de um modo geral, explicou as diferentes etapas da criação de um livro.
O autor aproveitou para convidar todos os alunos a visitarem a exposição "A História do Conto - Como Nasce um Livro", que se encontra neste momento na Biblioteca Municipal. Esta exposição tem precisamente por base o livro "A História de Zeca Garro" e tem por objectivo dar a conhecer os diversos passos da produção de um livro, não só como obra artística, mas também como objecto. Vale a pena ver!
Viveram-se momentos mágicos neste encontro com Filipe Lopes!
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Concertos de Leitura
No próximo dia 28 de Novembro, pelas 15 horas, realiza-se um encontro de poesia entre os alunos desta escola e João Negreiros. Esta iniciativa resulta de uma parceria com o centro de formação Camilo Castelo Branco. 
João Negreiros tem uma larga experiência como encenador, actor e director de alguns grupos. Formado em Teatro/Interpretação na ESMAE, para além de desenvolver o seu trabalho na Repetição, é também professor de expressão dramática, dando aulas em grupos de teatro, bem como em centros de formação. Para além do teatro, a sua grande paixão é a poesia. Através dos seus espectáculos, a poesia é apresentada de forma irreverente, o que atrai de forma surpreendente os jovens. João Negreiros destaca-se também na literatura como poeta e dramaturgo.

João Negreiros tem uma larga experiência como encenador, actor e director de alguns grupos. Formado em Teatro/Interpretação na ESMAE, para além de desenvolver o seu trabalho na Repetição, é também professor de expressão dramática, dando aulas em grupos de teatro, bem como em centros de formação. Para além do teatro, a sua grande paixão é a poesia. Através dos seus espectáculos, a poesia é apresentada de forma irreverente, o que atrai de forma surpreendente os jovens. João Negreiros destaca-se também na literatura como poeta e dramaturgo.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Apresentação da BE aos Cursos EFA
Ontem apresentámos a BE aos alunos das duas turmas que começaram agora o Curso EFA. Estiveram todos muito interessados e houve até quem requisitasse logo um livro.
É um passo grande: a nossa BE vai estar também aberta à noite e está já a preparar uma sessão de Formação de Utilizadores para estes novos alunos.
É um passo grande: a nossa BE vai estar também aberta à noite e está já a preparar uma sessão de Formação de Utilizadores para estes novos alunos.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
A Guerra não é um Brinquedo

Nota: Podem conhecer o projecto:
http://www.scribd.com/doc/22847336/Educacao-para-os-Direitos-Humanos
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Lançamento do livro "A Casa da Romãzeira"
domingo, 22 de novembro de 2009
terça-feira, 17 de novembro de 2009
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Sessões de Formação de Utilizadores

Os diversos testes nacionais de aferição têm vindo a sublinhar a existência de graves carências, naquilo que respeita ao domínio e capacidade de exercitação da língua materna por falantes que, na maior parte das vezes, se encontram ainda a frequentar os diferentes níveis de escolaridade, desde o básico ao superior.
Entendemos que o Ensino Básico deve ser uma etapa determinante na definição e consolidação de saberes e práticas estruturantes para o desenvolvimento posterior da escolaridade do aluno, ou para a sua entrada na vida activa, se foro caso.
Ser um leitor autónomo parece-nos ser condição essencial para o desenvolvimento intelectual dos alunos e condição essencial para a aquisição de saberes em todas as áreas.
As Bibliotecas Escolares poderão ter um papel importante na aquisição desta autonomia, na medida em que oferecem hoje um leque variado e atractivo de suportes que vão desde a leitura recreativa, às enciclopédias gerais, livros temáticos, B.D., revistas, jornais diários e… como não podia deixar de ser, os computadores, a INTERNET.
No entanto, é necessário despertar curiosidades, adquirir hábitos de visitar a biblioteca para remexer os livros, folheá-los, conhecer o que existe e pedir, «exigir» que se adquira o que não existe!
Porque desejamos que a BE seja cada vez mais um lugar de leitura, de investigação, que ajude a população escolar a ser mais autónoma no que respeita à aquisição de conhecimentos e à sua consolidação, temos vindo a dinamizar sessões de formação de utilizadores, que têm como objectivo levar os alunos a descobrir o lugar dos livros, a folheá-los, a encontrar os temas que lhes são sugeridos e a retirar daí conhecimento.
Têm sido sessões interessantes, que decorreram até agora em aulas de Área de Projecto, mas que se podem alargar a outras disciplinas, desde que sejamos solicitados nesse sentido.
Temos consciência que é um trabalho que exige continuidade, mas contamos também com a colaboração de todo o corpo docente para que, juntos, consigamos ensinar os alunos a LER.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
