quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Filipe Lopes na Biblioteca de Louredo


Hoje o escritor e contador de histórias Filipe Lopes esteve na BE de Louredo com a turma do 4º ano da professora Adelaide.
A história que contou foi "A História do Zeca Garro". O Zeca Garro é um carrago. Os cagarros (também conhecidos como cagarras ou pardelas) são aves marinhas, bem conhecidas dos açorianos pelo seu canto característico de difícil definição: um gato a miar, um bebé a chorar, um sapo a coaxar são algumas das comparações que se procuram para um tipo de vocalização única e incomparável.

Nesta história infantil idealizada por Carla Goulart Silva (bióloga e directora da Ecoteca do Pico) e Filipe Lopes, o Zeca vai ser confrontado com algumas das dificuldades que surgem aos juvenis da espécie: os progenitores voam para os mares do sul deixando os jovens cagarros até que estes tenham capacidades físicas de iniciar a viagem. Em terra, procurando orientar-se pelas estrelas, os cagarros são atraídos pela luz artificial, fazendo com que alguns sejam atropelados nas estradas, enquanto procuram o mar e o início da migração. O conto procura alertar para estes problemas e para como é possível, até para os mais pequenos, fazer algo para a sua preservação.

Nas entrelinhas da história ficam também alguns valores que devem estar presentes na vida das famílias (humanas ou não): o amor, a compreensão, a tolerância, a solidariedade. A abordagem escolhida permite também fazer um paralelismo com um fenómeno bem conhecido dos açorianos: a emigração e o retorno à terra natal.

Filipe Lopes contou-nos como nasceu este livro e, de um modo geral, explicou as diferentes etapas da criação de um livro.
O autor aproveitou para convidar todos os alunos a visitarem a exposição "A História do Conto - Como Nasce um Livro", que se encontra neste momento na Biblioteca Municipal. Esta exposição tem precisamente por base o livro "A História de Zeca Garro" e tem por objectivo dar a conhecer os diversos passos da produção de um livro, não só como obra artística, mas também como objecto. Vale a pena ver!

Viveram-se momentos mágicos neste encontro com Filipe Lopes!


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Concertos de Leitura

No próximo dia 28 de Novembro, pelas 15 horas, realiza-se um encontro de poesia entre os alunos desta escola e João Negreiros. Esta iniciativa resulta de uma parceria com o centro de formação Camilo Castelo Branco.
João Negreiros tem uma larga experiência como encenador, actor e director de alguns grupos. Formado em Teatro/Interpretação na ESMAE, para além de desenvolver o seu trabalho na Repetição, é também professor de expressão dramática, dando aulas em grupos de teatro, bem como em centros de formação. Para além do teatro, a sua grande paixão é a poesia. Através dos seus espectáculos, a poesia é apresentada de forma irreverente, o que atrai de forma surpreendente os jovens. João Negreiros destaca-se também na literatura como poeta e dramaturgo.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Apresentação da BE aos Cursos EFA




Ontem apresentámos a BE aos alunos das duas turmas que começaram agora o Curso EFA. Estiveram todos muito interessados e houve até quem requisitasse logo um livro.

É um passo grande: a nossa BE vai estar também aberta à noite e está já a preparar uma sessão de Formação de Utilizadores para estes novos alunos.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lançamento do livro "A Casa da Romãzeira"



No dia 9 de Dezembro, a escritora famalicense Manuela Monteiro apresenta o seu mais recente livro aos alunos do 3ºciclo(7ºe 8ºano).A iniciativa é da respnsabilidade da Biblioteca Escolar e está inseerida no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sessões de Formação de Utilizadores

Os diversos testes nacionais de aferição têm vindo a sublinhar a existência de graves carências, naquilo que respeita ao domínio e capacidade de exercitação da língua materna por falantes que, na maior parte das vezes, se encontram ainda a frequentar os diferentes níveis de escolaridade, desde o básico ao superior.
Entendemos que o Ensino Básico deve ser uma etapa determinante na definição e consolidação de saberes e práticas estruturantes para o desenvolvimento posterior da escolaridade do aluno, ou para a sua entrada na vida activa, se for
o caso.
Ser um leitor autónomo parece-nos ser condição essencial para o desenvolvimento intelectual dos alunos e condição essencial para a aquisição de saberes em todas as áreas.
As Bibliotecas Escolares poderão ter um papel importante na aquisição desta autonomia, na medida em que oferecem hoje um leque variado e atractivo de suportes que vão desde a leitura recreativa, às enciclopédias gerais, livros temáticos, B.D., revistas, jornais diários e… como não podia deixar de ser, os computadores, a INTERNET.
No entanto, é necessário despertar curiosidades, adquirir hábitos de visitar a biblioteca para remexer os livros, folheá-los, conhecer o que existe e pedir, «exigir» que se adquira o que não existe!
Porque desejamos que a BE seja cada vez mais um lugar de leitura, de investigação, que ajude a população escolar a ser mais autónoma no que respeita à aquisição de conhecimentos e à sua consolidação, temos vindo a dinamizar sessões de formação de utilizadores, que têm como objectivo levar os alunos a descobrir o lugar dos livros, a folheá-los, a encontrar os temas que lhes são sugeridos e a retirar daí conhecimento.
Têm sido sessões interessantes, que decorreram até agora em aulas de Área de Projecto, mas que se podem alargar a outras disciplinas, desde que sejamos solicitados nesse sentido.
Temos consciência que é um trabalho que exige continuidade, mas contamos também com a colaboração de todo o corpo docente para que, juntos, consigamos ensinar os alunos a LER.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Atelier - A Arte da Leitura de Pais e Filhos - 14 de Novembro


Atelier
A arte da leitura de pais para filhos
Este atelier foi especialmente pensado para proporcionar aos pais algumas estratégias de sensibilização à leitura.
O atelier desenvolve-se em duas sessões: a primeira sessão destina-se exclusivamente a pais e tem como objectivo dar algumas informações teóricas sobre práticas de leitura e estratégias específicas de motivação. A segunda sessão destina-se a pais e filhos, e consiste num momento em que se promove a leitura a par e a escolha partilhada de livros no espaço da biblioteca.
“A arte da leitura de pais para filhos” é um projecto co-financiado pela DGLB e está integrado no Programa de Itinerâncias Culturais.

1ª sessão
Público-alvo pais e/ou encarregados de educação
Horário 10h.00
Duração 3h
Local Sala de leitura infanto-juvenil

2ª sessão
Público-alvo pais e/ou encarregados de educação e crianças dos 5 aos 11 anos
Horário 15h.00
Duração 3h
Local Sala de leitura infanto-juvenil