sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sessões de Formação de Utilizadores

Os diversos testes nacionais de aferição têm vindo a sublinhar a existência de graves carências, naquilo que respeita ao domínio e capacidade de exercitação da língua materna por falantes que, na maior parte das vezes, se encontram ainda a frequentar os diferentes níveis de escolaridade, desde o básico ao superior.
Entendemos que o Ensino Básico deve ser uma etapa determinante na definição e consolidação de saberes e práticas estruturantes para o desenvolvimento posterior da escolaridade do aluno, ou para a sua entrada na vida activa, se for
o caso.
Ser um leitor autónomo parece-nos ser condição essencial para o desenvolvimento intelectual dos alunos e condição essencial para a aquisição de saberes em todas as áreas.
As Bibliotecas Escolares poderão ter um papel importante na aquisição desta autonomia, na medida em que oferecem hoje um leque variado e atractivo de suportes que vão desde a leitura recreativa, às enciclopédias gerais, livros temáticos, B.D., revistas, jornais diários e… como não podia deixar de ser, os computadores, a INTERNET.
No entanto, é necessário despertar curiosidades, adquirir hábitos de visitar a biblioteca para remexer os livros, folheá-los, conhecer o que existe e pedir, «exigir» que se adquira o que não existe!
Porque desejamos que a BE seja cada vez mais um lugar de leitura, de investigação, que ajude a população escolar a ser mais autónoma no que respeita à aquisição de conhecimentos e à sua consolidação, temos vindo a dinamizar sessões de formação de utilizadores, que têm como objectivo levar os alunos a descobrir o lugar dos livros, a folheá-los, a encontrar os temas que lhes são sugeridos e a retirar daí conhecimento.
Têm sido sessões interessantes, que decorreram até agora em aulas de Área de Projecto, mas que se podem alargar a outras disciplinas, desde que sejamos solicitados nesse sentido.
Temos consciência que é um trabalho que exige continuidade, mas contamos também com a colaboração de todo o corpo docente para que, juntos, consigamos ensinar os alunos a LER.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Atelier - A Arte da Leitura de Pais e Filhos - 14 de Novembro


Atelier
A arte da leitura de pais para filhos
Este atelier foi especialmente pensado para proporcionar aos pais algumas estratégias de sensibilização à leitura.
O atelier desenvolve-se em duas sessões: a primeira sessão destina-se exclusivamente a pais e tem como objectivo dar algumas informações teóricas sobre práticas de leitura e estratégias específicas de motivação. A segunda sessão destina-se a pais e filhos, e consiste num momento em que se promove a leitura a par e a escolha partilhada de livros no espaço da biblioteca.
“A arte da leitura de pais para filhos” é um projecto co-financiado pela DGLB e está integrado no Programa de Itinerâncias Culturais.

1ª sessão
Público-alvo pais e/ou encarregados de educação
Horário 10h.00
Duração 3h
Local Sala de leitura infanto-juvenil

2ª sessão
Público-alvo pais e/ou encarregados de educação e crianças dos 5 aos 11 anos
Horário 15h.00
Duração 3h
Local Sala de leitura infanto-juvenil

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mês da Biblioteca Escolar


Alunos do 5ºano realizam Bibliopaper

A equipa da Biblioteca Escolar convida os novos alunos a descobrirem este mundo fantástico. A visita consta de um Pedipaper onde todos recebem pistas que os levam ao encontro dos livros e das regras da biblioteca

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ecos do 2º Encontro - Partilha de Boas Práticas

"Num tempo acelerado que confunde o saber com o clique, as bibliotecas continuam a ter o seu papel, lembrou ontem, em Vila Nova de Famalicão, a coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada.

Teresa Calçada, que falava na abertura do 2.º Encontro do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, afirmou que, paradoxalmente, pode parecer que é preciso ler menos porque a informação está ao alcance de um clique, mas é preciso potenciar a informação em conhecimento.
As novas tecnologias - de que já não se pode prescindir - devem ser “potenciadas e criticadas para que o utilizador seja mais leitor” sustenta aquela responsável, que acredita que a “colaboração entre as bibliotecas públicas e escolares melhora as condições para chegar a essa desiderato”.
As bibliotecas são “instrumentos na capacitação de alunos, professores e famílias para a mais-valia da leitura” apontou.
A coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares sublinha que “os leitores não estão feitos, fazem-se” e, na sociedade da informação, “temos que fazer leitores competentes".
Ontem, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco reuniram-se professores e serviços de apoio às bibliotecas escolares com o intuito de partilharem boas práticas.
Em Vila Nova de Famalicão, foi mesmo constituído, no início deste ano, um Grupo de Trabalho das Bibliotecas do concelho.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Ricardo Mendes, realçou a importância do serviço de apoio às bibliotecas escolares.
“Cada vez mais é necessário um esforço para continuar a fomentar o gosto pela leitura, porparte dos mais novos e dos menos novos” afirmou Ricardo Mendes.
O representante do Município assegura que “em Famalicão os espaços são dignos e apropriados para fomentar esse gosto”, aproveitando para dar conta do “grande esforço feito pelo município a nível de equipamentos culturais”.
Actualmente, 26 bibliotecas escolares de Famalicão integram a rede nacional, referiu o coordenador interconcelhio, António Pires.
Fonte: blogue RBE e Correio do Minho

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mês da Biblioteca Escolar

Lançamento do livro


Assinalando o mês da Biblioteca Escolar, duas turmas do 4ºano, da escola de Santa Ana,em Ribeirão, encontraram-se na Biblioteca da escola sede com os escritores Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo para abordar a temática da alimentação saudável.
O encontro foi no dia 7 de Outubro, às 9 horas.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Caminho das Letras


O Caminho das Letras é um novo sítio lançado este mês, pelo Ministério da Educação, para estimular a aprendizagem da leitura em crianças.
Aqui encontram um universo mágico para imagens, textos e sons destinados a fazer nascer a curiosidade pelas letras, pelas palavras e pelos textos.
Este sítio resultou de uma parceria entre o Programa Nacional de Ensino do Português, Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas e Plano Nacional de Leitura.

O sítio de acesso: http://e-livros.clube-de-leituras.pt/cdl/

sábado, 5 de setembro de 2009

A gripe A e a biblioteca


As possíveis repercussões do surto de Gripe A - 2009 nas escolas e famílias, nomeadamente o absentismo, em maior ou menor dimensão, de professores, alunos e funcionários, implicam a elaboração de um Plano de Contingência por parte dos estabelecimentos de ensino, através do qual possam responder adequadamente às diferentes fases da pandemia, prevenindo e minorando os seus efeitos sobre as actividades escolares.
É fundamental que o Plano de Contingência da escola/agrupamento defina claramente o papel da biblioteca e as acções a realizar, quer em termos de informação e prevenção, quer na promoção de actividades pedagógicas a desenvolver em situação de crise, com relevo para actividades a distância, tanto mais que de acordo com as orientações da Direcção Geral da Saúde (DGS) para as escolas «É de equacionar a possibilidade de utilização do teletrabalho».

Documentos disponíveis em: www.rbe.min-edu.pt/np4/97