quinta-feira, 28 de maio de 2009

Catálogo da BE Dr. Nuno Simões

Já temos parte do nosso catálogo online!
Agradecemos a preciosa ajuda da Equipa Educativa de Ribeirão que tornou isso possível.

Consulta AQUI

Visita de Estudo com os Melhores Leitores

Realizámos ontem mais uma visita de estudo com os nossos melhores leitores. Este ano escolhemos a cidade do Porto.
Fizemos uma fantástica visita guiada à Biblioteca Pública Municipal, fomos até ao largo da Sé, descemos até ao rio, apreciámos o ambiente cosmopolita da zona da Ribeira, visitámos o Palácio da Bolsa, a Igreja de S. Francisco... Foi um dia em cheio!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Encontro com Ana Saldanha

Hoje a escritora Ana Saldanha esteve na Biblioteca da Escola Dr. Nuno Simões.
A sua imaginação, entusiasmo e expressividade contagiou os alunos do 6º A e B que trabalharam a obra "Cinco tempos, quatro intervalos".

Foi um momento marcante de promoção da leitura.



Ana Saldanha nasceu no Porto, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). Doutorou-se na Universidade de Glasgow com uma tese sobre Rudyard Kipling e a sua obra infantil. Ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito e tem-se também dedicado à tradução. Mas é sobretudo conhecida como uma das melhores escritoras portuguesas para jovens.

Feira do Livro

Nos dias 5 e 6 de Maio decorreu na nossa escola uma Feira do Livro. O movimento e a animação foram intensos!

domingo, 17 de maio de 2009

Seminário Nós da Rede - em Montalegre

No dia 6 de junho, no auditório municipal de Montalegre, vai realizar-se o seminário "NÓS NA REDE". O programa e a ficha de inscrição podem ser consultados aqui.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Feira do Livro no Porto


A Feira do Livro do Porto continuará a realizar-se, este ano, no Pavilhão Rosa Mota, de 21 de Maio a 10 de Junho.

«O tema da feira, para a realização de um conjunto de conversa/debates, é a cidade do Porto. Pelo café literário vão passar personalidades ligadas a diversos tópicos: arte, ciência, património, cidadania, literatura e instituições culturais.»


quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fórum RBE - 26 de Junho


O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares promove no próximo dia 26 de Junho, na FIL - Parque das Nações, o FORUM Rede de Bibliotecas Escolares que tem como público-alvo todos os coordenadores interconcelhios e locais e todos os coordenadores a tempo inteiro ou parcial das bibliotecas escolares integradas no Programa RBE e bibliotecários municipais. O FORUM RBE pretende reflectir sobre os desafios que as literacias do séc. XXI colocam às bibliotecas escolares.
Mais informação ler em: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/447.html

terça-feira, 12 de maio de 2009

Kazumbi - O feitiço do Namibe - Na Biblioteca Municipal

Irá decorrer, no próximo dia 15, pelas 15h.30, no auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a apresentação do romance “Kazumbi – O feitiço do Namibe”, de Helena Leote
“Kazumbi – O feitiço do Namibe”“Esta é a história real de um fruto de amor em tempo de guerra. Esta é a história fictícia do fruto da guerra em tempo de amor.É o verso e o reverso... É KAZUMBI...”
Helena Maria Leote Silva Gonçalves é professora de Língua Portuguesa e, desde miúda, que gosta muito de ler e de escrever. Ganhou prémios desde os 10 anos de idade, facto que impulsionou a Autora a ser uma leitora cada vez mais fervorosa, atitude que promove nos seus filhos e nos seus alunos, sempre e apaixonadamente.

Público-alvo: geral
Local : Auditório da Biblioteca Municipal

Horário: 15h.30

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Pedro Seromenho na Didáxis


Biografia

Pedro Seromenho tem nacionalidade portuguesa, nasceu na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside actualmente. Formou-se em Economia, mas desde muito cedo demonstrou excepcionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colabora em inúmeras publicações como escritor e ilustrador.


segunda-feira, 27 de abril de 2009

Professor bibliotecário: uma função especializada

Em 2007, assinalando os dez anos do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, a Ministra da Educação anunciava publicamente em Espinho, num encontro com professores coordenadores de biblioteca, bibliotecários municipais e autarcas, que era intenção do Ministério instituir o cargo de professor bibliotecário nas escolas, intenção reiterada no seu depoimento para a Newsletter nº 1 da RBE, em Outubro de 2007, correspondendo a um desejo, de longa data, do Gabinete RBE.

(...)Desde então, a Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com outros serviços do Ministério, especificamente a Direcção Geral de Recursos Humanos, tem trabalhado no sentido de elaborar uma proposta legislativa que permita efectivamente tornar realidade esse desiderato, ter professores bibliotecários nas escolas. Este ano específico é adequado para esta alteração por se tratar de ano de concurso de colocação de professores, o qual originará várias mudanças nos quadros das escolas.
Chegou então finalmente o momento do grande passo em frente: a proposta encontra-se numa fase bastante adiantada e aguarda-se para breve a sua publicação.

A colocação de professores bibliotecários passará por dois momentos, a ocorrer em Junho de cada ano:
Num primeiro momento, o procedimento de colocação passará pela designação pelo director de docentes da escola/agrupamento que manifestem o seu interesse para o exercício do cargo, tendo em conta a experiência e a formação na área das bibliotecas escolares, equilibradamente ponderadas.
Num segundo momento, se se verificar a inexistência na escola / agrupamento de docentes que preencham os requisitos para as funções, será aberto um procedimento concursal externo que permitirá que docentes de outras escolas/agrupamentos sejam destacados para preencher esses lugares deixados em aberto.
O cargo terá a duração de quatro anos podendo ser renovado por acordo entre o director e o docente. Os destacamentos para o exercício das funções de professor bibliotecários, embora anuais, poderão ser igualmente renovados até ao limite de quatro anos, findos os quais o docente deverá regressar à sua escola.
Embora se exija formação específica na área das bibliotecas para o desempenho destas funções, não será exigida formação especializada, sendo admitidos professores com formação contínua. Porém, sendo fundamental o domínio de competências profissionais bastante específicas para um bom desempenho neste cargo, os professores bibliotecários deverão fazer formação nesta área durante o tempo em que desempenham as funções, sendo esta contabilizada para efeitos de avaliação.

Para mais informação ver: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/416.html

Maria João Filipe - Gabinete da RBE

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Escritora Sónia Padrão e Ilustradora Sofia Monteiro em Calendário

Ontem a escritora Sónia Machado Padrão e a ilustradora Sofia Monteiro estiveram nas escolas de S. Miguel-o-Anjo e de Cabeçudos.
Já há algum tempo que as turmas do 4º ano da professora Manuela Granja e da professora Vera preparavam o encontro com a escritora. Os alunos leram e trabalharam a obra "Tristão O Dragão" e prepararam muitas surpresas: decoraram e cantaram as músicas do CD que acompanha a obra, ofereceram ilustrações...
A escritora Sónia Padrão também preparou uma grande surpresa: trouxe consigo a ilustradora Sofia Monteiro.
Como este encontro foi tão esperado e desejado, as restantes turmas de Cabeçudos também quiseram assistir e participar.

Foi liiiiindo!

Escola de S. Miguel-o-Anjo



25 de Abril - 35º Aniversário




Os cartazes expostos foram realizados no âmbito das disciplinas de Design, Comunicação e Audiovisuais do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais, com o intuito de participarem num concurso nacional promovido pela Associação 25 de Abril em parceria com o Ministério da Educação e da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, com o objectivo de comemorar o 35º Aniversário do 25 de Abril de 1974.
Uma parte da exposição é da responsabilidade do subdepartamento de História.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro - 23 de Abril

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.
A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
No âmbito do Dia Mundial do Livro, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo “Um livro numa foto”. No dia 23 de Abril, os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário são convidados a tirar uma fotografia que retrate uma situação de leitura ou que de alguma forma esteja relacionada com livros.

Concursos:

1- 1º e 2º Ciclos:
http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Português/livro/promocaoLeitura/accoesPromocaoLeitura/passatempos/Paginas/Umlivronumafrase.aspx
2- 3º Ciclo e Secundário:
http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Português/livro/promocaoLeitura/accoesPromocaoLeitura/passatempos/Paginas/Umlivronumafoto.aspx
Fonte: DGLB