Páginas
- Início
- Aprender Digital
- Apps Educação
- Biblioteca Municipal
- Boa prática
- Catálogo Coletivo
- Ciência Elementar
- Ebooks GTBF
- III Encontro
- IV Encontro
- V Encontro
- VI Encontro
- VII Encontro
- VIII Encontro
- IX Encontro
- X Encontro
- XI Encontro
- Ferramentas
- Fórum Estudante
- Imagens
- Listas PNL2017
- Mapa da Rede
- MILD
- Pensamento
- PNL
- RBE
- REDA
- Recursos FG
- Recursos RBE
- Semana da Leitura
- Usar os Media
- Cidadania
domingo, 31 de maio de 2009
sexta-feira, 29 de maio de 2009
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Catálogo da BE Dr. Nuno Simões
Agradecemos a preciosa ajuda da Equipa Educativa de Ribeirão que tornou isso possível.
Consulta AQUI
Visita de Estudo com os Melhores Leitores
Fizemos uma fantástica visita guiada à Biblioteca Pública Municipal, fomos até ao largo da Sé, descemos até ao rio, apreciámos o ambiente cosmopolita da zona da Ribeira, visitámos o Palácio da Bolsa, a Igreja de S. Francisco... Foi um dia em cheio!
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Encontro com Ana Saldanha
A sua imaginação, entusiasmo e expressividade contagiou os alunos do 6º A e B que trabalharam a obra "Cinco tempos, quatro intervalos".
Foi um momento marcante de promoção da leitura.
Ana Saldanha nasceu no Porto, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). Doutorou-se na Universidade de Glasgow com uma tese sobre Rudyard Kipling e a sua obra infantil. Ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito e tem-se também dedicado à tradução. Mas é sobretudo conhecida como uma das melhores escritoras portuguesas para jovens.
Feira do Livro
domingo, 17 de maio de 2009
Seminário Nós da Rede - em Montalegre
No dia 6 de junho, no auditório municipal de Montalegre, vai realizar-se o seminário "NÓS NA REDE". O programa e a ficha de inscrição podem ser consultados aqui.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Feira do Livro no Porto

http://www.feiradolivrodoporto.pt/index.php
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Fórum RBE - 26 de Junho

terça-feira, 12 de maio de 2009
Kazumbi - O feitiço do Namibe - Na Biblioteca Municipal
Irá decorrer, no próximo dia 15, pelas 15h.30, no auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a apresentação do romance “Kazumbi – O feitiço do Namibe”, de Helena Leote“Kazumbi – O feitiço do Namibe”“Esta é a história real de um fruto de amor em tempo de guerra. Esta é a história fictícia do fruto da guerra em tempo de amor.É o verso e o reverso... É KAZUMBI...”
Helena Maria Leote Silva Gonçalves é professora de Língua Portuguesa e, desde miúda, que gosta muito de ler e de escrever. Ganhou prémios desde os 10 anos de idade, facto que impulsionou a Autora a ser uma leitora cada vez mais fervorosa, atitude que promove nos seus filhos e nos seus alunos, sempre e apaixonadamente.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Pedro Seromenho na Didáxis
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Professor bibliotecário: uma função especializada
Em 2007, assinalando os dez anos do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, a Ministra da Educação anunciava publicamente em Espinho, num encontro com professores coordenadores de biblioteca, bibliotecários municipais e autarcas, que era intenção do Ministério instituir o cargo de professor bibliotecário nas escolas, intenção reiterada no seu depoimento para a Newsletter nº 1 da RBE, em Outubro de 2007, correspondendo a um desejo, de longa data, do Gabinete RBE.
(...)Desde então, a Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com outros serviços do Ministério, especificamente a Direcção Geral de Recursos Humanos, tem trabalhado no sentido de elaborar uma proposta legislativa que permita efectivamente tornar realidade esse desiderato, ter professores bibliotecários nas escolas. Este ano específico é adequado para esta alteração por se tratar de ano de concurso de colocação de professores, o qual originará várias mudanças nos quadros das escolas.
Chegou então finalmente o momento do grande passo em frente: a proposta encontra-se numa fase bastante adiantada e aguarda-se para breve a sua publicação.
A colocação de professores bibliotecários passará por dois momentos, a ocorrer em Junho de cada ano:
Num primeiro momento, o procedimento de colocação passará pela designação pelo director de docentes da escola/agrupamento que manifestem o seu interesse para o exercício do cargo, tendo em conta a experiência e a formação na área das bibliotecas escolares, equilibradamente ponderadas.
Num segundo momento, se se verificar a inexistência na escola / agrupamento de docentes que preencham os requisitos para as funções, será aberto um procedimento concursal externo que permitirá que docentes de outras escolas/agrupamentos sejam destacados para preencher esses lugares deixados em aberto.
O cargo terá a duração de quatro anos podendo ser renovado por acordo entre o director e o docente. Os destacamentos para o exercício das funções de professor bibliotecários, embora anuais, poderão ser igualmente renovados até ao limite de quatro anos, findos os quais o docente deverá regressar à sua escola.
Embora se exija formação específica na área das bibliotecas para o desempenho destas funções, não será exigida formação especializada, sendo admitidos professores com formação contínua. Porém, sendo fundamental o domínio de competências profissionais bastante específicas para um bom desempenho neste cargo, os professores bibliotecários deverão fazer formação nesta área durante o tempo em que desempenham as funções, sendo esta contabilizada para efeitos de avaliação.
Para mais informação ver: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/416.html
Maria João Filipe - Gabinete da RBE
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Escritora Sónia Padrão e Ilustradora Sofia Monteiro em Calendário
Ontem a escritora Sónia Machado Padrão e a ilustradora Sofia Monteiro estiveram nas escolas de S. Miguel-o-Anjo e de Cabeçudos.Já há algum tempo que as turmas do 4º ano da professora Manuela Granja e da professora Vera preparavam o encontro com a escritora. Os alunos leram e trabalharam a obra "Tristão O Dragão" e prepararam muitas surpresas: decoraram e cantaram as músicas do CD que acompanha a obra, ofereceram ilustrações...
A escritora Sónia Padrão também preparou uma grande surpresa: trouxe consigo a ilustradora Sofia Monteiro.
Como este encontro foi tão esperado e desejado, as restantes turmas de Cabeçudos também quiseram assistir e participar.
Foi liiiiindo!
Escola de S. Miguel-o-Anjo
25 de Abril - 35º Aniversário
Os cartazes expostos foram realizados no âmbito das disciplinas de Design, Comunicação e Audiovisuais do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais, com o intuito de participarem num concurso nacional promovido pela Associação 25 de Abril em parceria com o Ministério da Educação e da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, com o objectivo de comemorar o 35º Aniversário do 25 de Abril de 1974.
Uma parte da exposição é da responsabilidade do subdepartamento de História.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Dia Mundial do Livro - 23 de Abril
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
No âmbito do Dia Mundial do Livro, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo “Um livro numa foto”. No dia 23 de Abril, os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário são convidados a tirar uma fotografia que retrate uma situação de leitura ou que de alguma forma esteja relacionada com livros.
Concursos:
1- 1º e 2º Ciclos:
http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Português/livro/promocaoLeitura/accoesPromocaoLeitura/passatempos/Paginas/Umlivronumafrase.aspx
2- 3º Ciclo e Secundário:
http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Português/livro/promocaoLeitura/accoesPromocaoLeitura/passatempos/Paginas/Umlivronumafoto.aspx
Fonte: DGLB
