segunda-feira, 27 de abril de 2009

Professor bibliotecário: uma função especializada

Em 2007, assinalando os dez anos do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, a Ministra da Educação anunciava publicamente em Espinho, num encontro com professores coordenadores de biblioteca, bibliotecários municipais e autarcas, que era intenção do Ministério instituir o cargo de professor bibliotecário nas escolas, intenção reiterada no seu depoimento para a Newsletter nº 1 da RBE, em Outubro de 2007, correspondendo a um desejo, de longa data, do Gabinete RBE.

(...)Desde então, a Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com outros serviços do Ministério, especificamente a Direcção Geral de Recursos Humanos, tem trabalhado no sentido de elaborar uma proposta legislativa que permita efectivamente tornar realidade esse desiderato, ter professores bibliotecários nas escolas. Este ano específico é adequado para esta alteração por se tratar de ano de concurso de colocação de professores, o qual originará várias mudanças nos quadros das escolas.
Chegou então finalmente o momento do grande passo em frente: a proposta encontra-se numa fase bastante adiantada e aguarda-se para breve a sua publicação.

A colocação de professores bibliotecários passará por dois momentos, a ocorrer em Junho de cada ano:
Num primeiro momento, o procedimento de colocação passará pela designação pelo director de docentes da escola/agrupamento que manifestem o seu interesse para o exercício do cargo, tendo em conta a experiência e a formação na área das bibliotecas escolares, equilibradamente ponderadas.
Num segundo momento, se se verificar a inexistência na escola / agrupamento de docentes que preencham os requisitos para as funções, será aberto um procedimento concursal externo que permitirá que docentes de outras escolas/agrupamentos sejam destacados para preencher esses lugares deixados em aberto.
O cargo terá a duração de quatro anos podendo ser renovado por acordo entre o director e o docente. Os destacamentos para o exercício das funções de professor bibliotecários, embora anuais, poderão ser igualmente renovados até ao limite de quatro anos, findos os quais o docente deverá regressar à sua escola.
Embora se exija formação específica na área das bibliotecas para o desempenho destas funções, não será exigida formação especializada, sendo admitidos professores com formação contínua. Porém, sendo fundamental o domínio de competências profissionais bastante específicas para um bom desempenho neste cargo, os professores bibliotecários deverão fazer formação nesta área durante o tempo em que desempenham as funções, sendo esta contabilizada para efeitos de avaliação.

Para mais informação ver: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/416.html

Maria João Filipe - Gabinete da RBE

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Escritora Sónia Padrão e Ilustradora Sofia Monteiro em Calendário

Ontem a escritora Sónia Machado Padrão e a ilustradora Sofia Monteiro estiveram nas escolas de S. Miguel-o-Anjo e de Cabeçudos.
Já há algum tempo que as turmas do 4º ano da professora Manuela Granja e da professora Vera preparavam o encontro com a escritora. Os alunos leram e trabalharam a obra "Tristão O Dragão" e prepararam muitas surpresas: decoraram e cantaram as músicas do CD que acompanha a obra, ofereceram ilustrações...
A escritora Sónia Padrão também preparou uma grande surpresa: trouxe consigo a ilustradora Sofia Monteiro.
Como este encontro foi tão esperado e desejado, as restantes turmas de Cabeçudos também quiseram assistir e participar.

Foi liiiiindo!

Escola de S. Miguel-o-Anjo



25 de Abril - 35º Aniversário




Os cartazes expostos foram realizados no âmbito das disciplinas de Design, Comunicação e Audiovisuais do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais, com o intuito de participarem num concurso nacional promovido pela Associação 25 de Abril em parceria com o Ministério da Educação e da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, com o objectivo de comemorar o 35º Aniversário do 25 de Abril de 1974.
Uma parte da exposição é da responsabilidade do subdepartamento de História.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro - 23 de Abril

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.
A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
No âmbito do Dia Mundial do Livro, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo “Um livro numa foto”. No dia 23 de Abril, os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário são convidados a tirar uma fotografia que retrate uma situação de leitura ou que de alguma forma esteja relacionada com livros.

Concursos:

1- 1º e 2º Ciclos:
http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Português/livro/promocaoLeitura/accoesPromocaoLeitura/passatempos/Paginas/Umlivronumafrase.aspx
2- 3º Ciclo e Secundário:
http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Português/livro/promocaoLeitura/accoesPromocaoLeitura/passatempos/Paginas/Umlivronumafoto.aspx
Fonte: DGLB

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Espantalhos/Personagens da Histórias Infantis


Grupo de EVT em articulação com Biblioteca

Fórum Municipal da Educação



Fórum Municipal de Educação 18 de Abril de 2009 – Casa das Artes
14h:00 – Recepção aos participantes
14h:30 – Sessão Solene de Abertura - Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão – Arq. Armindo Costa
14h:45 – 1ª Mesa: Plano Nacional de Leitura
Moderador: Dr. Leonel Rocha – Vereador do Pelouro de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
“Apresentação das conclusões dos Fóruns Locais” – Instituições Educativas do Concelho
“O papel da Família no Plano Nacional de Leitura” – Dra. Virgínia Santos – Plano Nacional de Leitura
16h:00 – Debate
16h:30 – Coffé break
16h:45 – 2ª Mesa: Políticas Educativas: Novas realidades
Moderador: Dr. Paulo Marinho – Doutorando em Ciências da Educação da Universidade do Porto.
“Apresentação de conclusões dos Fóruns Locais” – Instituições Educativas do Concelho
“Do PNL às Políticas Educativas; das Políticas Educativa ao PNL” – Professora Doutora Maria Iolanda Ferreira Ribeiro – Departamento de Psicologia da Universidade do Minho
17h:45 – Debate
18h:00 – Considerações finais e Encerramento.

1 ª Mesa Plano Nacional de Leitura

Didáxis Vale S. Cosme - Plano Nacional de Leitura e bibliotecas escolares – literacia e sucesso escolar
Agrupamento de Escolas Vale do Este - Plano Nacional de Leitura – Boas práticas e ligação à família.
Agrupamento de Escolas de Ribeirão - Novas Tecnologias e práticas inovadoras
Escola Profissional CIOR - Insucesso e Abandono Escolar
INA - Plano Nacional de Leitura e bibliotecas escolares – literacia e sucesso escolar
Escola Secundária Padre Benjamin Salgado - Plano Nacional de Leitura no 3º Ciclo
Didáxis de Riba D´Ave - Novas Tecnologias e Práticas inovadoras
Externato Delfim Ferreira - Ensino Experimental – Uma nova perspectiva
Escola Secundária D. Sancho I - Ensino Experimental – Uma nova perspectiva

2 ª Mesa Políticas Educativas: Novas realidades
Agrupamento de Escolas de Gondifelos - Actual política educativa: o papel do professor
Agrupamento de Escolas de Pedome - Articulação e transição entre os ciclos – Viver a família na escola
Escola Secundária Camilo Castelo Branco - Estatuto do Aluno
Agrupamento de Escolas D. Maria II - Estatuto do Aluno
FORAVE - Ensino Profissional e a Vida Activa
Externato Infante D. Henrique (Alfacoop) - O papel do encarregado de educação na vida da escola
Agrupamento de Escolas Calendário - Multiculturalidade e a realidade escolar
Agrupamento de Escolas Bernardino Machado - Articulação e transição entre os ciclos

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Páscoa Feliz

Este blogue deseja a todos os seus visitantes uma Páscoa feliz e descansada.



Boas leituras pascais.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

SUGESTÕES DE ACTIVIDADES - PNL

SUGESTÕES DE ACTIVIDADES - PNL

Encontrar as metades que faltam aos textos
1. Escolhem-se quatro narrativas que se dividem ao meio. O número de exemplares varia consoante o número de alunos.

2. Dá-se a cada aluno metade de uma narrativa que este deve ler para procurar o colega que terá a outra metade. Como existem vários exemplares de cada texto, há várias combinações possíveis de alunos.

3. Quando o par se encontra, começa a fazer a leitura total do texto. O elemento que tem a metade inicial é o primeiro a ler ao colega a sua parte.

4. Em seguida, junta-se a turma em grupos: cada grupo deverá ter um exemplar de todas as narrativas (se forem quatro as narrativas escolhidas, cada grupo conta com quatro pares, logo com oito elementos).

5. O professor/ monitor procede a um jogo de perguntas sobre cada narrativa. Ganha a equipa cujos elementos acertarem mais vezes nas respostas.

6. No final, o professor compensa os alunos vencedores e apresenta os livros de onde foram retirados os textos. Pode ainda dialogar com os alunos sobre os textos, saber se gostaram ou não.

Objectivos:
-Despertar curiosidade sobre os quatro textos;
-Motivar para a leitura intensiva dos textos;
-Desenvolver mecanismos de leitura a par entre colegas;
-Treinar a leitura em voz alta.
Com uma actividade deste género poder-se-á trabalhar o género conto, ou mesmo um capítulo ou excerto de uma história maior. As perguntas treinam a memória e a capacidade de relacionar informação. Como cada resposta é dada por um par, estes podem dialogar e trocar impressões acerca do texto, o que os obriga a falar da intriga.
Esta actividade pode ser realizada com alunos a partir do 3º ano do 1º ciclo até ao 9º ano, respeitando as competências de leitura de cada um, bem como os seus interesses.

Escrita em conjunto de uma narrativa a partir de texto informativo
1. O professor escolhe um livro. Escolhe alguns elementos relevantes para a intriga; ou um episódio específico. Constrói ou procura em jornais um texto informativo com esses elementos.
2. Dá aos alunos o texto informativo para que em pequenos grupos o transformem em ficção, acrescentando o que bem entenderem (personagens, descrições de espaços, outras acções, estilos diversos…)
3. Após a leitura das várias histórias, o professor apresenta o livro escolhido e convida os alunos a descobrirem se alguma história tem algum ponto de contacto com o livro.
Ainda se pode continuar a actividade…
4. Os alunos fazem perguntas ao professor, a que ele só pode responder com sim e não.
5. Leitura em voz alta, pelo professor, do primeiro capítulo da narrativa.

Objectivos:
-Motivar para a leitura extensiva;
-Perceber lógica narrativa;
-Identificar tipologias de discurso;
-Treinar textualização.

Esta actividade pode anteceder um momento de leitura silenciosa, preparando os alunos para aquele tempo de leitura. Pode despertar-lhes a atenção para um mistério, uma personagem… A actividade pode reportar-se a um único livro, ou poderão ser dados textos informativos com base em vários livros, para que cada aluno escolha a notícia que mais lhe agrada, procedendo-se à actividade do mesmo modo.
Livros como Uma aventura na Quina das Lágrimas, o Diário de Anne Frank, O segredo do rio, O planeta branco, O bosque dos pigmeus, Lobos do mar, A pérola, ou A balada da praia dos cães podem servir na perfeição estes objectivos. É importante que os alunos não identifiquem os livros com obras de leitura obrigatória, porque tal pré-conceito pode deitar por terra todo o efeito surpresa.
Esta actividade também pode ser realizada com um livro que se esteja a ler, prevendo um acontecimento futuro, e eventualmente motivando os alunos a readquirirem um ritmo mais constante, numa fase em que se começam a aborrecer porque a leitura nunca mais termina.
É adequada a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e pode ser utilizada para trabalhar livros do Plano Nacional de Leitura.

O Coordenador das Bibliotecas do 1º Ciclo: Manuel Oliveira

segunda-feira, 30 de março de 2009

Manhãs da Ciência com a colaboração da Biblioteca Escolar





Os alunos do 4.º ano de escolaridade estão a ter a oportunidade de realizar e observar experiências no domínio das Ciências Experimentais. Uma articulação entre ciclos e cujo trabalho das professoras do 2º e 3º Ciclos da EB2/3 Bernardino Machado merecem o nosso aplauso. Aos professores das turmas do 4.º ano, das escolas do Agrupamento por terem aderido, desde logo, a esta iniciativa, também o nosso regozijo.
Já passaram pelo Agrupamento, nas "Manhãs da Ciência", os 4º anos da EB1 de Montelhão, Giestais e Mato da Senra.

4.º ano (tarde) de Montelhão na EB23 a fazer experiências.

No dia 11 de Fevereiro, quarta feira, a nossa turma foi à EB23.
O nosso horário é de tarde mas, nesse dia viemos de manhã, todos felizes, íamos à sala de Ciências e Fisico Químicas fazer experiências. Algumas experiências já as conhecíamos e tínhamos feito, na nossa sala e no Pavilhão da Água, outras parecidas. As professoras explicaram-nos tudo muito bem e gostámos muito de mexer nas materiais.
Explorámos o coração do Porco (muito parecido com o nosso só que maior), cortámos artérias, vimos as aurículas e os ventrículos, observámos ao microscópio as células da cebola, fizemos "fósseis", descobrimos qual o fruto que tem mais vitamina C,...mas uma das experiências que mais nos impressionou foi quando o ovo cozido foi sugado e entrou inteirinho dentro do balão.
Turma 4.º ano tarde.





Escritora na Biblioteca

No dia 18 de Março de 2009 a Biblioteca da EB1 de Mogege recebeu a visita da escritora Susana Pinto. Esta, apresentou o seu livro e os alunos de todos os anos de escolaridade tiveram a oportunidade de lhe colocar várias perguntas.Alguns alunos do 3º ano apresentaram parte da história do projecto "Amar a Escrita".
Esta visita teve a colaboração da Biblioteca Municipal de Famalicão com a colaboração dos Serviços de Apoio às Bibliotecas (SABE. Esta visita aconteceu da parte da manhã.
Os alunos do 4º e 3º anos da EB1 de Montelhão e os alunos do 4º ano de Mato da Senra tiveram, neste mesmo dia,a mesma visita, na Biblioteca da EB2/3 Bernardino Machado.

sábado, 28 de março de 2009

A ESCCB promove a leitura

A Biblioteca da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em colaboração com a docente Patrícia Escobar, realizou um trabalho de promoção da leitura com alunos do 12º ano (turmas G e H) da disciplina de Oficina de Multimédia B.

Espero que apreciem e desfrutem!!
"A leitura engrandece a alma" - Voltaire

sexta-feira, 27 de março de 2009

A Camilo recebeu a escritora Ana Saldanha

Encontro com a ilustradora e autora Elsa Lé

Hoje, ao longo da manhã, a ilustradora e autora Elsa Lé esteve na biblioteca da Escola de Louredo. A ilustradora realizou duas sessões/workshop com os alunos do 4º ano de Louredo e da Magida. Os alunos ouviram de novo "Um milhão de Beijinhos", uma história cheia de afectos e de valores. A ilustradora conversou com os alunos sobre o seu trabalho, sobre os temas das suas histórias e a importância delas transmitirem sempre valores. Cada escola ficou com uma lembrança da ilustradora: um painel que posteriormente será pintado pelos alunos. Cada aluno levou uma caixa de fósforos ilustrada, cheia de... um milhão de beijinhos!

Encontro com a escritora Susana Pinto

No dia 24 de Março a escritora Susana Pinto visitou a Biblioteca da EB1/JI de Louredo. A escritora contou a história de uma corajosa ovelha chamada Nini, que muito entusiasmou os alunos do 1º e 2º ano.
No final, os alunos tiveram a oportunidade de lhe colocar várias perguntas.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia na Benjamim



A turma EFA NSH espalhou poesia por toda a escola na noite de 20 de Outubro. Esta ideia surgiu no âmbito da equipa educativa da biblioteca e visou comemorar o Dia Mundial de Poesia.
Os alunos desta turma viveram uma noite diferente e fizeram com que colegas, professores e auxiliares de acção educativa ouvissem e sentissem a poesia que pairava no ar.

Parabéns a todos aqueles que se envolveram nesta actividade.