quinta-feira, 16 de abril de 2009

Fórum Municipal da Educação



Fórum Municipal de Educação 18 de Abril de 2009 – Casa das Artes
14h:00 – Recepção aos participantes
14h:30 – Sessão Solene de Abertura - Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão – Arq. Armindo Costa
14h:45 – 1ª Mesa: Plano Nacional de Leitura
Moderador: Dr. Leonel Rocha – Vereador do Pelouro de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
“Apresentação das conclusões dos Fóruns Locais” – Instituições Educativas do Concelho
“O papel da Família no Plano Nacional de Leitura” – Dra. Virgínia Santos – Plano Nacional de Leitura
16h:00 – Debate
16h:30 – Coffé break
16h:45 – 2ª Mesa: Políticas Educativas: Novas realidades
Moderador: Dr. Paulo Marinho – Doutorando em Ciências da Educação da Universidade do Porto.
“Apresentação de conclusões dos Fóruns Locais” – Instituições Educativas do Concelho
“Do PNL às Políticas Educativas; das Políticas Educativa ao PNL” – Professora Doutora Maria Iolanda Ferreira Ribeiro – Departamento de Psicologia da Universidade do Minho
17h:45 – Debate
18h:00 – Considerações finais e Encerramento.

1 ª Mesa Plano Nacional de Leitura

Didáxis Vale S. Cosme - Plano Nacional de Leitura e bibliotecas escolares – literacia e sucesso escolar
Agrupamento de Escolas Vale do Este - Plano Nacional de Leitura – Boas práticas e ligação à família.
Agrupamento de Escolas de Ribeirão - Novas Tecnologias e práticas inovadoras
Escola Profissional CIOR - Insucesso e Abandono Escolar
INA - Plano Nacional de Leitura e bibliotecas escolares – literacia e sucesso escolar
Escola Secundária Padre Benjamin Salgado - Plano Nacional de Leitura no 3º Ciclo
Didáxis de Riba D´Ave - Novas Tecnologias e Práticas inovadoras
Externato Delfim Ferreira - Ensino Experimental – Uma nova perspectiva
Escola Secundária D. Sancho I - Ensino Experimental – Uma nova perspectiva

2 ª Mesa Políticas Educativas: Novas realidades
Agrupamento de Escolas de Gondifelos - Actual política educativa: o papel do professor
Agrupamento de Escolas de Pedome - Articulação e transição entre os ciclos – Viver a família na escola
Escola Secundária Camilo Castelo Branco - Estatuto do Aluno
Agrupamento de Escolas D. Maria II - Estatuto do Aluno
FORAVE - Ensino Profissional e a Vida Activa
Externato Infante D. Henrique (Alfacoop) - O papel do encarregado de educação na vida da escola
Agrupamento de Escolas Calendário - Multiculturalidade e a realidade escolar
Agrupamento de Escolas Bernardino Machado - Articulação e transição entre os ciclos

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Páscoa Feliz

Este blogue deseja a todos os seus visitantes uma Páscoa feliz e descansada.



Boas leituras pascais.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

SUGESTÕES DE ACTIVIDADES - PNL

SUGESTÕES DE ACTIVIDADES - PNL

Encontrar as metades que faltam aos textos
1. Escolhem-se quatro narrativas que se dividem ao meio. O número de exemplares varia consoante o número de alunos.

2. Dá-se a cada aluno metade de uma narrativa que este deve ler para procurar o colega que terá a outra metade. Como existem vários exemplares de cada texto, há várias combinações possíveis de alunos.

3. Quando o par se encontra, começa a fazer a leitura total do texto. O elemento que tem a metade inicial é o primeiro a ler ao colega a sua parte.

4. Em seguida, junta-se a turma em grupos: cada grupo deverá ter um exemplar de todas as narrativas (se forem quatro as narrativas escolhidas, cada grupo conta com quatro pares, logo com oito elementos).

5. O professor/ monitor procede a um jogo de perguntas sobre cada narrativa. Ganha a equipa cujos elementos acertarem mais vezes nas respostas.

6. No final, o professor compensa os alunos vencedores e apresenta os livros de onde foram retirados os textos. Pode ainda dialogar com os alunos sobre os textos, saber se gostaram ou não.

Objectivos:
-Despertar curiosidade sobre os quatro textos;
-Motivar para a leitura intensiva dos textos;
-Desenvolver mecanismos de leitura a par entre colegas;
-Treinar a leitura em voz alta.
Com uma actividade deste género poder-se-á trabalhar o género conto, ou mesmo um capítulo ou excerto de uma história maior. As perguntas treinam a memória e a capacidade de relacionar informação. Como cada resposta é dada por um par, estes podem dialogar e trocar impressões acerca do texto, o que os obriga a falar da intriga.
Esta actividade pode ser realizada com alunos a partir do 3º ano do 1º ciclo até ao 9º ano, respeitando as competências de leitura de cada um, bem como os seus interesses.

Escrita em conjunto de uma narrativa a partir de texto informativo
1. O professor escolhe um livro. Escolhe alguns elementos relevantes para a intriga; ou um episódio específico. Constrói ou procura em jornais um texto informativo com esses elementos.
2. Dá aos alunos o texto informativo para que em pequenos grupos o transformem em ficção, acrescentando o que bem entenderem (personagens, descrições de espaços, outras acções, estilos diversos…)
3. Após a leitura das várias histórias, o professor apresenta o livro escolhido e convida os alunos a descobrirem se alguma história tem algum ponto de contacto com o livro.
Ainda se pode continuar a actividade…
4. Os alunos fazem perguntas ao professor, a que ele só pode responder com sim e não.
5. Leitura em voz alta, pelo professor, do primeiro capítulo da narrativa.

Objectivos:
-Motivar para a leitura extensiva;
-Perceber lógica narrativa;
-Identificar tipologias de discurso;
-Treinar textualização.

Esta actividade pode anteceder um momento de leitura silenciosa, preparando os alunos para aquele tempo de leitura. Pode despertar-lhes a atenção para um mistério, uma personagem… A actividade pode reportar-se a um único livro, ou poderão ser dados textos informativos com base em vários livros, para que cada aluno escolha a notícia que mais lhe agrada, procedendo-se à actividade do mesmo modo.
Livros como Uma aventura na Quina das Lágrimas, o Diário de Anne Frank, O segredo do rio, O planeta branco, O bosque dos pigmeus, Lobos do mar, A pérola, ou A balada da praia dos cães podem servir na perfeição estes objectivos. É importante que os alunos não identifiquem os livros com obras de leitura obrigatória, porque tal pré-conceito pode deitar por terra todo o efeito surpresa.
Esta actividade também pode ser realizada com um livro que se esteja a ler, prevendo um acontecimento futuro, e eventualmente motivando os alunos a readquirirem um ritmo mais constante, numa fase em que se começam a aborrecer porque a leitura nunca mais termina.
É adequada a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e pode ser utilizada para trabalhar livros do Plano Nacional de Leitura.

O Coordenador das Bibliotecas do 1º Ciclo: Manuel Oliveira

segunda-feira, 30 de março de 2009

Manhãs da Ciência com a colaboração da Biblioteca Escolar





Os alunos do 4.º ano de escolaridade estão a ter a oportunidade de realizar e observar experiências no domínio das Ciências Experimentais. Uma articulação entre ciclos e cujo trabalho das professoras do 2º e 3º Ciclos da EB2/3 Bernardino Machado merecem o nosso aplauso. Aos professores das turmas do 4.º ano, das escolas do Agrupamento por terem aderido, desde logo, a esta iniciativa, também o nosso regozijo.
Já passaram pelo Agrupamento, nas "Manhãs da Ciência", os 4º anos da EB1 de Montelhão, Giestais e Mato da Senra.

4.º ano (tarde) de Montelhão na EB23 a fazer experiências.

No dia 11 de Fevereiro, quarta feira, a nossa turma foi à EB23.
O nosso horário é de tarde mas, nesse dia viemos de manhã, todos felizes, íamos à sala de Ciências e Fisico Químicas fazer experiências. Algumas experiências já as conhecíamos e tínhamos feito, na nossa sala e no Pavilhão da Água, outras parecidas. As professoras explicaram-nos tudo muito bem e gostámos muito de mexer nas materiais.
Explorámos o coração do Porco (muito parecido com o nosso só que maior), cortámos artérias, vimos as aurículas e os ventrículos, observámos ao microscópio as células da cebola, fizemos "fósseis", descobrimos qual o fruto que tem mais vitamina C,...mas uma das experiências que mais nos impressionou foi quando o ovo cozido foi sugado e entrou inteirinho dentro do balão.
Turma 4.º ano tarde.





Escritora na Biblioteca

No dia 18 de Março de 2009 a Biblioteca da EB1 de Mogege recebeu a visita da escritora Susana Pinto. Esta, apresentou o seu livro e os alunos de todos os anos de escolaridade tiveram a oportunidade de lhe colocar várias perguntas.Alguns alunos do 3º ano apresentaram parte da história do projecto "Amar a Escrita".
Esta visita teve a colaboração da Biblioteca Municipal de Famalicão com a colaboração dos Serviços de Apoio às Bibliotecas (SABE. Esta visita aconteceu da parte da manhã.
Os alunos do 4º e 3º anos da EB1 de Montelhão e os alunos do 4º ano de Mato da Senra tiveram, neste mesmo dia,a mesma visita, na Biblioteca da EB2/3 Bernardino Machado.

sábado, 28 de março de 2009

A ESCCB promove a leitura

A Biblioteca da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em colaboração com a docente Patrícia Escobar, realizou um trabalho de promoção da leitura com alunos do 12º ano (turmas G e H) da disciplina de Oficina de Multimédia B.

Espero que apreciem e desfrutem!!
"A leitura engrandece a alma" - Voltaire

sexta-feira, 27 de março de 2009

A Camilo recebeu a escritora Ana Saldanha

Encontro com a ilustradora e autora Elsa Lé

Hoje, ao longo da manhã, a ilustradora e autora Elsa Lé esteve na biblioteca da Escola de Louredo. A ilustradora realizou duas sessões/workshop com os alunos do 4º ano de Louredo e da Magida. Os alunos ouviram de novo "Um milhão de Beijinhos", uma história cheia de afectos e de valores. A ilustradora conversou com os alunos sobre o seu trabalho, sobre os temas das suas histórias e a importância delas transmitirem sempre valores. Cada escola ficou com uma lembrança da ilustradora: um painel que posteriormente será pintado pelos alunos. Cada aluno levou uma caixa de fósforos ilustrada, cheia de... um milhão de beijinhos!

Encontro com a escritora Susana Pinto

No dia 24 de Março a escritora Susana Pinto visitou a Biblioteca da EB1/JI de Louredo. A escritora contou a história de uma corajosa ovelha chamada Nini, que muito entusiasmou os alunos do 1º e 2º ano.
No final, os alunos tiveram a oportunidade de lhe colocar várias perguntas.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia na Benjamim



A turma EFA NSH espalhou poesia por toda a escola na noite de 20 de Outubro. Esta ideia surgiu no âmbito da equipa educativa da biblioteca e visou comemorar o Dia Mundial de Poesia.
Os alunos desta turma viveram uma noite diferente e fizeram com que colegas, professores e auxiliares de acção educativa ouvissem e sentissem a poesia que pairava no ar.

Parabéns a todos aqueles que se envolveram nesta actividade.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Fórum: Plano Nacional de Leitura, boas práticas...

O Agrupamento de Escolas do Vale do Este promove este Fórum, que se realiza no próximo dia 20 de Março pelas 21h 30m, a fim de partilhar, com a comunidade educativa, as práticas no âmbito da leitura, escrita e família, dinamizadas por alunos, professores, educadores e pais. A dinamização do fórum está a cargo da professora Carolina Viana, Coordenadora da Biblioteca. Esta actividade integra-se no "Fórum da Educação" promovido pela Câmara Municipal, que reunirá, no dia 18 de Abril, todos os temas desenvolvidos nas escolas do Concelho.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Recordar Eduardo Prado Coelho

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco organiza, no próximo dia 27 de Março, um colóquio dedicado a Eduardo Prado Coelho, um ano depois de uma sala com o seu espólio bibliográfico ter sido inaugurada em Vila Nova de Famalicão. Eduardo Prado Coelho, que morreu em Agosto de 2007, aos 63 anos de idade, doou o seu espólio bibliográfico ao Município de Vila Nova de Famalicão, porque “acompanhava, com atenção e interesse, a actividade cultural da Câmara Municipal", como explicou a sua filha, a jornalista Alexandra Prado Coelho, aquando da inauguração da Sala Eduardo Prado Coelho, que hoje acolhe um acervo de 12.500 títulos, entre livros e revistas do ensaísta, que ficou conhecido no País pelas suas crónicas diárias no “Público”, desde a fundação do jornal, em 1990.

Programa:

Colóquio "Recordar Eduardo Prado Coelho"Local Auditório da Biblioteca Muncipal
- 10h.00 Sessão de AberturaPresidente da Câmara Municipal, Arquitecto Armindo Costa
- 10h.30 PAINEL 1 O Homem…Moderador: Professor Sérgio Guimarães Sousa, Universidade do Minho. “O Intelectual na Cidade: intervenção pública de EPC”, Professora Maria Emília Pereira, Universidade do Minho.
Pausa
“A Excepcionalidade de Eduardo Prado Coelho”. Professora Eunice Cabral, Universidade de Évora.
- 15h.00 PAINEL 2 … e as Palavras Mesa Redonda com: Professor José Manuel Mendes, Professor Nuno Júdice e Professor Fernando Pinto do Amaral
Pausa
- 17h.00 Visita à Sala Eduardo Prado Coelho
Colóquio "Recordar Eduardo Prado Coelho"
Local Auditório da Biblioteca Muncipal