Mostrar mensagens com a etiqueta Cibe. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cibe. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 25 de março de 2011

Histórias da República


A publicação dos 5 ebook's Histórias da República já chegou ao blogue da Rede de Bibliotecas Escolares.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Sessão de Apresentação da Semana da Leitura

A sessão de lançamento da 2ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, no dia 21 de Março pelas 15H00. Esta sessão contou com a presença do Vereador da Cultura, Drº Paulo Cunha, com a representante da DREN, Drª Carla Tavares, o representante da Rede de Bibliotecas Escolares, Drº António Pires e do escritor Moita Flores.
A sessão iniciou-se com um momento cultural da responsabilidade dos alunos da EB2,3 Júlio Brandão. Seguiu-se a intervenção do Srº Vereador da Cultura que elogiou o trabalho dos professores bibliotecários na promoção da leitura e da importância da mesma para a formação do cidadão. Em seguida, assistimos a um novo momento cultural da responsabilidade da EB2,3 Drº Nuno Simões.
A intervenção da Drª Carla Tavares alertou para a importância da leitura e das actividades a desenvolver ao longo desta semana. O Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares fez uma síntese do trabalho desenvolvido por este Grupo. Lembrou a exposição “Histórias da República” e a publicação da colecção de cinco ebooks relacionados com cinco personalidades famalicenses que estiveram ligadas à implantação da República Portuguesa.
O escritor Moita flores declamou poesia, dissertou acerca da leitura e dos caminhos para chegar até ela, mostrou que só o amor consegue mover montanhas e que só este permite que a leitura aconteça. Foi um momento empolgante, pois ouvimos o homem, a sua experiência e os seus conselhos para enfrentarmos este momento tão crítico da nossa vida social, profissional e cultural.
Valeu a pela ter participado nesta sessão…

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Relatório/Reflexão - III Encontro Bibliotecas Escolares

Para preencher o relatório sigam os seguintes passos:

1- Clicar em View on Slideshare (canto inferior direito do documento);

2- Clicar em Download (em cima do documento ao centro);

3- Guardar o documento no ambiente de trabalho ou numa pen;

4- Preencher o relatório e enviar para cf@esccb.pt

5- Se não conseguirem aceder ao documento, peçam-no, por favor, através do e-mail do blogue: bibliotecasdefamalicao@gmail.com

Prazo limite de envio do relatório 3 de Dezembro.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

III Encontro Bibliotecas Escolares em Famalicão


O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão (CFAEVNF) organizam o III Encontro Bibliotecas Escolares cujo tema é Os Nós da Rede, a Rede e Nós. Este encontro decorre no dia 22 e 23 de Outubro na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
O encontro tem como principal objectivo a partilha de boas práticas entre SABE's e Bibliotecas Escolares. Neste encontro destacamos a presença da Drª Terersa Calçada, coordenadora do programa da Rede de Bibliotecas Escolares; Profª Doutora Manuela Barreto Nunes, Professora Universitária e Directora da Biblioteca da Universidade Portucalense do Porto; Drº Rui Veloso, professor na Escola Superior de Educação de Coimbra. Será ainda de destacar a homenagem ao professor Ademar Santos, personalidade ligada ao nascimento das bibliotecas escolares no concelho de Vila Nova de Famalicão no campo da formação.
Ao longo dos dois dias estará presente na sala, onde decorre o encontro, a exposição Histórias de Leitura da responsabilidade do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e será apresentado um ebook com as histórias patentes na referida exposição.
É importante referir que foi requerida a creditação destas sessões junto do Conselho Cientifico (15 horas - 0,6 créditos) pelo CEFAE de V.N.Famalcão.
As inscrições devem ser enviadas para geral@bibliotecacamilocastelobranco.org , até ao dia 19 de Outubro, com os seguintes dados:
Nome _______
Instituição ________
Cargo ________
Telefone ______
Email ________

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Visita à Biblioteca Pública de Santiago de Compostela



A Biblioteca Pública de Santiago de Compostela nasceu em 16 de Junho de 1955 e ocupava um espaço de 310 metros quadrados. Em 28 de Março de 2008 transfere-se para o novo edifício com uma superfície de 5.800 metros quadrados.



O Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalição deslocou-se a Santiago de Compostela com o objectivo de constatar in loco a organização e funcionamento da Biblioteca Pública de Santiago de Compostela. A Biblioteca Pública de Santiago Anxel Casal brindou-nos com uma visita guiada aos diferentes espaços da biblioteca e mostrou-nos a sua actividade quotidiana.
O grupo dos peregrinos da leitura era constituído por responsáveis pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, professores bibliotecários e assistentes operacionais das diferentes bibliotecas do concelho de Vila Nova de Famalicão.

O grupo de trabalho ficou satisfeito com o acolhimento e com os ensinamentos que aí recolheu e, seguramente, transportará para as nossas bibliotecas aquilo que as melhorará.