Mostrar mensagens com a etiqueta Bibliotecas Agrupamento D. Sancho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bibliotecas Agrupamento D. Sancho. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 24 de maio de 2019

D. Sancho I vence Concurso Inês de Castro


A Escola Secundária D. Sancho I venceu a 11ª edição do concurso Inês de Castro, no 3º Ciclo do Ensino Básico.
Este concurso recolheu da história de D. Pedro e D. Inês a sua temática base permanente e unificadora, sendo a 11.ª edição dedicada a uma das suas dimensões: o AMOR e o DESAMOR. 
O Concurso dirigiu-se aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que mostraram conhecedor a história da relação entre D. Pedro e D. Inês de Castro e realizaram, a partir do mapeamento de lugares históricos e geográficos bem como dos seus contextos sociais, políticos, económicos, literários e afetivos, um trabalho performativo direta ou indiretamente relacionado com os amores de Pedro e Inês.

Parabéns a todos aqueles que participaram nesta aventura.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Histórias com som


Alguns alunos do 8º ano da escola D. Sancho deslocaram-se à EB1/JI de Louredo para apresentarem uma pequena história com sons e mímica. Sob o olhar atento da pequenada, os alunos imitaram leões, cavalos, príncipes e princesas. Depois, foi a vez dos mais pequeninos representarem todos os sons e gestos dos alunos mais velhos.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Leitura e Companhia













A Biblioteca Escolar, em colaboração com as Associações de Pais das Escolas do 1º ciclo e da Escola Dr. Nuno Simões, organizou uma palestra, no dia 9 de Maio, às 21 horas, na biblioteca da Escola D. Sancho I. A palestra foi proferida pela Dr.ª Raquel Costa, da Universidade do Minho,  e teve como tema a leitura e a sua importância no desenvolvimento da criança: a nível da linguagem, do pensamento, dos valores, da afetividade...



sexta-feira, 7 de março de 2014

Semana da Leitura no Agrupamento D. Sancho I

As atividades da Semana da Leitura 2014 já começaram no nosso agrupamento.
A contadora de histórias Ana Esteves esteve nos últimos dias nos JI e  nas escolas do 1º ciclo.
Uma vez mais os olhos de todos os meninos brilharam e as mensagens das histórias deram "pano para mangas"!


EB1 S. Marçal - Esmeriz



JI e EB1 de Louredo

EB 1 Cabeçudos

JI Lage

JI Cabeçudos


Escola Nuno Simões

Concurso de Carnaval na Escola de Louredo

No dia 28 de fevereiro a Biblioteca de Louredo foi palco de um concurso de disfarces de Carnaval, organizado pela Associação de Pais. Na mesa do júri estiveram presentes o Dr. Paulo Cunha, Presidente da Câmara, a Sr. D. Estela Veloso, Presidente da Junta de Freguesia, a Dr. Helena Pereira, da Direção do Agrupamento, e a Professora Bibliotecária Rosa Dias Costa.
A originalidade foi grande e a dificuldade de selecionar os mais criativos não foi tarefa fácil.
Foi uma manhã muito divertida e muito animada.
Parabéns à Associação de Pais e parabéns a todos os alunos!







segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Histórias exemplares: comportamento, valores e cidadania





A biblioteca iniciou um novo projeto:  fazer um trabalho de articulação com a disciplina de cidadania, através da apresentação periódica de filmes, seguida de um fórum de discussão sobre os valores aí presentes.
Hoje, as quatro turmas convidadas refletiram e conversaram sobre o grande valor da amizade.

"Ser amigo é ajudar os outros."
"Nunca devemos rir ou gozar com um amigo que erra ou se engana."
"Ser amigo é estar atento aos colegas que estão sozinhos e convidá-los para brincar."
                                                                                                                                 Turma NS3

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Concurso Nacional de Leitura








No dia 16 de janeiro realizou-se a primeira fase do CNL na Escola D. Sancho I. Dos muitos participantes foram apurados cinco alunos do ensino básico e cinco do ensino secundário que, de tarde, prestaram uma prova oral para apurar os três finalistas de cada ciclo que irão participar na segunda fase, a nível distrital.

Os finalistas são:

3º ciclo
Juliana Ribeiro Oliveira, turma 703
Mariana Campos Silva, turma 701
Ricardo Pereira, turma 805

Secundário
Bruno Ribeiro, turma 1102
Hélio Carvalho, turma 1207
Sara Sousa, turma 1207

A equipa do PNL agradece a todos os alunos que participaram nesta atividade.
Parabéns aos vencedores!

Exposição "Livros que fizeram história" no átrio da D. Sancho I








Esteve patente no átrio da Escola D. Sancho I a exposição "Livros que fizeram História" que, de forma cronológica, apresentou alguns dos livros que ao longo dos séculos marcaram a civilização mundial.

Projeto AMOSTRAS PARA LER + na Nuno Simões

algumas das amostras lidas...





Inicialmente o projeto estava  previsto para ser implementado em duas turmas, mas o sucesso tem sido tanto, que a equipa da BE resolveu estendê-lo a todas as turmas do 5º e 6º ano.

"Eu gostei, porque fiquei curiosa por saber o que aconteceu ao rapaz e ao gato. Eu quero ler os livros." Alexandra Gomes, turma 603

"Eu gostei muito dos livros. Deixaram-me muito entusiasmada para os ler porque são histórias muito bonitas" Mariana Moreira, turma 603

"Gostei muito de todas as amostras, porque todas elas abriram a minha curiosidade." João Barbosa, turma NS4 (4º ano)

"Adorei os três e quero saber a continuação" Beatriz Albuquerque, turma NS4

"Gostei muito, porque são muito engraçados e têm muito suspense." Bruno Mendes, turma 504

"Gosto da maneira como o rapaz ficava agarrado à televisão e deixou-me a pensar no que lhe vai acontecer." André Marques, turma 504  

"Gostei muito destes livros. Ensinam-nos  muitas coisas. Deu-me vontade de os continuar a ler." Ana Patrícia Pinheiro, turma 503

"As amostras que hoje ouvimos foram muito boas. Gostei mais da história "Portugal para miúdos" porque conta a história de Portugal de maneira interessante." Afonso Moniz, turma 503         

Projeto AMOSTRAS PARA LER + em Louredo





O projeto arrancou ontem com a turma do 4º ano!
A atenção foi intensa e o sucesso da atividade foi imediato, pois os livros foram logo requisitados!


Projeto Saúde Oral na biblioteca de Louredo

Na semana passada, no dia 22 de janeiro, todos os alunos da escola de Louredo foram convidados para uma atividade de formação sobre a Saúde Oral que se realizou na biblioteca da escola.
A atividade, para além de formativa, foi muito divertida!





terça-feira, 15 de outubro de 2013

Cinema na BE Nuno Simões


Ontem houve cinema na BE!
Neste mês em que celebramos as BE também queremos dar relevo a esta área tão importante da nossa Biblioteca.
Na próxima semana os alunos terminarão a visualização do filme e haverá um fórum sobre o mesmo, onde irão ser abordados temas que aqui foram despertados.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Louredo: apresentação da BE ao JI e 1º ano



Foi na 4ª feira!
A biblioteca foi apresentada aos novos alunos e a conversa em torno dos livros e da leitura foi muito animada.
No final houve uma surpresa: a Boneca de Farrapinhos apareceu e contou a história de Rui Grácio "Olá, eu sou um livro!"
A sessão terminou com balões e em clima de festa.




Na 3ª feira as turmas de 3º e 4º ano tiveram uma aula na BE. Aprenderam a fazer uma pesquisa bibliográfica e aproveitaram para conhecer alguns livros da BE. Alguns grupos aprenderam a fazer uma pesquisa na internet.