Mostrar mensagens com a etiqueta Biblioteca de Ribeirão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Biblioteca de Ribeirão. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Exposição de Banda Desenhada

A Biblioteca de Ribeirão promove uma exposição de vários livros de B.D. para motivar os alunos a ler este tipo de literatura.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

terça-feira, 24 de maio de 2011

Forum de leitura

A equipa da biblioteca e os professores de português organizam mais um forum de leitura, desta vez alargado aos pais e encarregados de educação. O programa consta de um pequeno sketch dramatizado pelos alunos do 5ºI, de um momento de dança e de um momento musical, pelo clube de leitores.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

As redes sociais em debate em Ribeirão



A Biblioteca escolar, em conjunto com a revista "Janela da Escola" promoveram vários debates sobre a temática das redes sociais junto dos alunos; na próxima sexta-feira a conversa será com os Encarregados de Educação.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Escritor João Manuel Ribeiro cativa alunos

“Os Livros são a casa onde os sonhos moram e querem ser enterrados.”







“ Meu avô, rei de coisa pouca” é o seu primeiro romance e é uma homenagem ao seu avô que lhe contava muitas histórias e lhe ensinou lengalengas;




Já escreveu 35 livros; o que ele mais gosta é “Rondel rimas para meninos e meninas”; leu algumas das suas rimas e todos ficaram muito divertidos; confessou que adora escrever poesia: “a poesia é a minha praia”.









“Ir num pé e voltar noutro” é uma história divertida que surgiu aquando de uma visita a uma escola em que ele usou a expressão “pé de vento” e os alunos não a conheciam, então ele foi mostrar-lhes no dicionário e, para seu espanto, não estava lá; aí ele inspirou-se e escreveu um livro baseado em expressões populares.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

II Fórum de Leitura excede expectativas

No dia 18 do mês de Maio, decorreu na Biblioteca de Ribeirão o II fórum de leitura, organizado por duas professoras de Língua Portuguesa.
Foram convidados alunos de todo o Agrupamento, do 3º ao 9ºanos. A sessão teve início com uma apresentação multimedia sobre o livro e a leitura e, de seguida os alunos deram a sua opinião sobre os livros que leram. Da mesa, colocada estrategicamente no meio da Biblioteca, foram retirando os livros que cada um trouxe: romances, aventuras, Banda desenhada...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Concertos de Leitura

No próximo dia 28 de Novembro, pelas 15 horas, realiza-se um encontro de poesia entre os alunos desta escola e João Negreiros. Esta iniciativa resulta de uma parceria com o centro de formação Camilo Castelo Branco.
João Negreiros tem uma larga experiência como encenador, actor e director de alguns grupos. Formado em Teatro/Interpretação na ESMAE, para além de desenvolver o seu trabalho na Repetição, é também professor de expressão dramática, dando aulas em grupos de teatro, bem como em centros de formação. Para além do teatro, a sua grande paixão é a poesia. Através dos seus espectáculos, a poesia é apresentada de forma irreverente, o que atrai de forma surpreendente os jovens. João Negreiros destaca-se também na literatura como poeta e dramaturgo.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lançamento do livro "A Casa da Romãzeira"



No dia 9 de Dezembro, a escritora famalicense Manuela Monteiro apresenta o seu mais recente livro aos alunos do 3ºciclo(7ºe 8ºano).A iniciativa é da respnsabilidade da Biblioteca Escolar e está inseerida no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mês da Biblioteca Escolar


Alunos do 5ºano realizam Bibliopaper

A equipa da Biblioteca Escolar convida os novos alunos a descobrirem este mundo fantástico. A visita consta de um Pedipaper onde todos recebem pistas que os levam ao encontro dos livros e das regras da biblioteca

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mês da Biblioteca Escolar

Lançamento do livro


Assinalando o mês da Biblioteca Escolar, duas turmas do 4ºano, da escola de Santa Ana,em Ribeirão, encontraram-se na Biblioteca da escola sede com os escritores Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo para abordar a temática da alimentação saudável.
O encontro foi no dia 7 de Outubro, às 9 horas.