Mostrar mensagens com a etiqueta Biblioteca da Benjamim. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Biblioteca da Benjamim. Mostrar todas as mensagens

domingo, 2 de junho de 2019

Leituras D'Oriente e D'Ocidente - Final


O projeto Leituras d'Oriente e d'Ocidente resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e a Fundação Oriente Museu (MO).
A 4.ª edição decorreu entre fevereiro de 2018 e maio de 2019.
Os trabalhos realizados no âmbito da 4ª. edição deste projeto foram apresentados no Auditório do Museu d’Oriente, no dia 31 de maio, pelas 14 horas.
Parabéns aos professores, alunos e assistentes operacionais envolvidos neste trabalho fantástico.

Destaco as apresentações:

  • De Arnoso Vê-se o Oriente - Escola Básica de vale do Este, Arnoso – Santa Maria, Vila Nova de Famalicão;
  • Aproximar Encenando Ocidente e Oriente numa Só Alma  Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, Vila Nova de Famalicão. 

segunda-feira, 13 de maio de 2019

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Visão Júnior faz reportagem em Joane


Durante a tarde do dia 13 de fevereiro, as escolas do 1º ciclo receberam duas jornalistas da Revista Visão Júnior que se deslocaram de Lisboa ao AEPBS com o intuito de fazer uma reportagem sobre a campanha “Miúdos a Votos”- Os livros mais fixes- nas escolas Básica de Joane (2EBJ), Estalagem (4EBE), Pousada de Saramagos (4EBP) e Boca do Monte (EBBM). 

Esta atividade extravasou os muros da escola e para além de envolver todos os alunos, contagiou as famílias na leitura, na realização de bandeiras, cartazes, entre outras coisas.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Ponto de partilha

 Podes contribuir com livros que já leste, não leste, gostaste ou não gostaste e  queres trocar por outro que a biblioteca disponibiliza no espaço "Ponto de Partilha".


terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Ler em família na biblioteca


Depois dos avôs promoverem a leitura em família, chegou a vez de convidar algumas mães a partilharem leituras na biblioteca, espaço privilegiado para desenvolver a imaginação e emoções.
As atividades dinamizadas nas turmas do 1º ano recaíram na obra “O Livro da Tila” de Matilde Rosa Araújo, que serviu para explorar a componente lúdica e pedagógica. Alguns poemas foram lidos pela mãe e respetiva filha, outros foram cantados e dois tiveram uma vertente teatral.
O envolvimento da mãe, alunos e professores foi de tal forma emotivo que originou momentos de prazer na partilha da leitura, ajudou a desenvolver a imaginação e, acima de tudo, sensibilizou os meninos para o valor a dar à Mãe, fonte de AMOR (primeiro poema a ser lido).

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Alunos do 1º ciclo conhecem as bibliotecas escolares


Alunos ficam a conhecer as valências da Biblioteca Escolar.

Os alunos do 1.º ciclo do AEPBS iniciaram o seu percurso educativo com uma visita às instalações escolares e ao espaço da Biblioteca Escolar (BE), acompanhado pelos docentes e seus respectivos padrinhos.

sábado, 1 de julho de 2017

Parabéns ao Agrupamento Padre Benjamim Salgado

O concurso Palavras e Ideiasuma proposta que procura desenvolver competências de leitura e de escrita, centrada na comunicação e na partilha de ideias. Tendo como mote comum ao Pré-escolar, 1º e 2º Ciclo a escolha de um livro, sugere-se o desenvolvimento de uma atividade que culmine na produção de um texto escrito e de um cartaz.
Recordar que este concurso é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura.
Parabéns ao Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado com três trabalhos premiados: dois no 1º ciclo e um no 2º ciclo
Parabéns a todos aqueles que estiveram envolvidos neste trabalho.





quinta-feira, 15 de junho de 2017

Benjamim ganha mais um prémio PNL

O vídeo "Partilhar leituras em família" foi o grande vencedor no concurso "Ler por Prazer" promovido pelo Plano Nacional de Leitura no âmbito da Semana da Leitura 2017. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no auditório da Feira do Livro em Lisboa, no dia 14 de junho.

Recorda-se que este filme foi produzido pela Oficina de Leituras Encenadas (OLE) do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado.



O filme vencedor

 

quinta-feira, 1 de junho de 2017

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Exposição "Objetos do Mundo"

O grupo de História, no âmbito da Semana das Humanidades, realizou uma grande exposição, na biblioteca, subordinada ao tema "Objetos do Mundo". Pretendeu-se dar a conhecer o Mundo para lá do nosso mundo (o português), o mundo não tangível a muitos, proporcionando novos olhares num espaço aberto pelos portugueses no longínquo século XV. Cada objeto representa a história de um povo, de uma cultura, de uma nação, com a qual nos cruzamos no passado e que no presente queremos evocar. Evocar as nossas tradições e a dos outros, pois foram os portugueses que deram a conhecer ao mundo novo Mundo, novos povos, nova fauna, nova flora, novas culturas... Os portugueses foram os primeiros grandes promotores da INTERCULTURALIDADE.


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

segunda-feira, 20 de junho de 2016

AEPBS recebe 1º prémio do Concurso de Inês de Castro na Quinta das Lágrimas


Cinco alunos da OLE (Oficina de Leituras Encenadas) receberam, no passado dia 9 de junho, o 1º prémio do Concurso Inês de Castro, na categoria do 3.º ciclo de escolaridade, pelas mãos do Comissário do Plano Nacional de Leitura, Dr. Fernando Pinto do Amaral, e da Dra. Assunção Júdice, da Fundação Inês de Castro. A cerimónia teve lugar na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, local emblemático que os alunos tiveram oportunidade de visitar e onde tiveram a possibilidade de apresentar o seu trabalho aos premiados nos outros escalões e de conversar informalmente com o Comissário do PNL e com elementos da Fundação Inês de Castro, que ficaram bastante agradados com o projeto desenvolvido pelo Agrupamento. Para além de livros, os alunos receberam estadias naquela estância hoteleira, eivada de simbolismo histórico e lendário.


sexta-feira, 20 de maio de 2016

AEPBS (Joane): 1º prémio do Concurso Inês de Castro (PNL)


O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, mais precisamente a OLE (Oficina de Leituras Encenadas), venceu o 1.º prémio, a nível nacional, na categoria relativa ao 3.º Ciclo do Ensino Básico, atribuído pelo júri da 8ª Edição do Concurso Inês de Castro. Refira‑se que este concurso é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro.
O tema central do trabalho vencedor teve por base o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro e configurou uma representação no âmbito das artes performativas, no formato de filme paródico, na esteira de um matriz humorística, pela qual a OLE (Oficina de Leituras Encenadas) vem pautando as suas variadíssimas intervenções, desde o seu momento genesíaco. Do elenco do filme fizeram parte 5 alunos do 3.º ciclo: Helena Abreu (9ºB), Juliana Mesquita (8ºF), Marta Oliveira (8ºB), Matilde Gonçalves (8ºC) e Rafael Lima (8ºF). A ideia original e a encenação foram da responsabilidade da professora Helena Guimarães, sendo que a edição de vídeo, as filmagens e a escolha do tema musical ficaram a cargo do professor Sandro Alves. O filme contou ainda com o apoio do professor Inácio Silva, na captação de imagens de vídeo, da professora Anabela Ameixinha, nos figurinos, e da colaboração da aluna Sara Oliveira (8ºB).
O trabalho submetido a concurso pelo Agrupamento foi sujeito a uma avaliação que contemplou critérios como o rigor histórico, a criatividade, a coerência, a originalidade, a estética e a apresentação. O Júri do concurso foi constituído por: Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura; Assunção Júdice, da Fundação Inês de Castro; Luísa Matos, especialista em Literatura Infantojuvenil; Leonor Riscado, da Escola Superior de Educação de Coimbra, e Rui Veloso, especialista em Literatura Infantojuvenil.

Baseado nos «Percursos de Pedro e Inês», desde a sua primeira edição, o concurso visa promover o conhecimento dos contextos e lugares históricos, geográficos, sociais, políticos, económicos, literários e afetivos que se relacionam, direta ou indiretamente, com o romance de D. Pedro e de D. Inês.

terça-feira, 25 de março de 2014

"Versos de Mel & Fel" celebram a poesia na ESPBS

O Dia Mundial da Poesia, 21 de março, foi vivido, pelos alunos do décimo segundo ano  da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de uma forma diferente, pois tiveram o privilégio de celebrar este dia com muita poesia, muita música e muita emoção.
Reunidos no anfiteatro da escola ouviram: música, cantada pelo líder da banda pop rock portuguesa Jarojupe, Jaime Parente; poesia declamada pela poetisa Maria Mamede, por alunos e professores, tendo por base o livro de poesia “Versos de Mel & Fel”; o editor de Seda Publicações, Srº Jorge, fez uma resenha histórica da Poesia.
Jaime Parente cantou alguns temas conhecidos da plateia e alguns poemas presentes no livro, que deu o mote a este encontro de celebração da Poesia.
A poetisa Maria Mamede, publicou um livro de contos e vários de Poesia e faz parte de várias Antologias Poéticas, declamou de forma sentida e com mestria alguns poemas de “Versos de  Mel & Fel”.
O editor de Seda Publicações procurou mostrar a origem da palavra Poesia, a relação entre a poesia e a música. Fez uma resenha histórica da Poesia e enalteceu as qualidades do poeta António Carlos Santos, quer como empresário, quer como poeta. quer, ainda, como dinamizador de tertúlias poéticas mensais, na cidade de Viana do Castelo, onde reside.
Catorze alunos e uma professora aceitaram o desafio de ler um poema do livro “Versos de Mel & Fel” e receberam em troca um livro de poesia oferecido pelo editor de Seda Publicações. Declamaram os poemas de forma exemplar e mostraram-se adeptos deste género literário.
António Carlos Santos falou do seu percurso poético, do seu livro “Versos de Mel & Fel” e da sua próxima publicação “Da Geometria do Amor”, a publicar muito em breve.
O livro “Versos de Mel & Fel” procura transmitir o difícil equilíbrio entre as coisas simples e complexas da vida humana, os segredos da metafísica das coisas, que estão para além do cientificamente correto. O poeta volta-se para o submundo dos sonhos, das quimeras, dos mitos, das emoções e dos afetos.
Esta foi a fórmula encontrada pela biblioteca escolar A Casa de Camilo de celebrar o Dia Mundial da Poesia, pois a melhor forma de o fazer é conviver com poetas, poemas, livros, músicos, alunos, professores.

Resta-nos agradecer a todos aqueles que viveram este momento, o preparam e o facilitaram. 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Famalicão a Ler... no AEPBS



No dia 7 de março, entre as 10H15 e as 10H30 o Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado parou para ler durante 15 minutos. Esta iniciativa enquadrou-se na Semana da Leitura e desenvolveu-se em todas as escolas do concelho de Vila Nova de Famalicão.