Mostrar mensagens com a etiqueta Biblioteca Nuno Simões. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Biblioteca Nuno Simões. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 4 de março de 2010

Semana da Leitura

SEMANA DA LEITURA 2010
De 1 a 5 de Março
DEIXA-TE ENVOLVER PELOS LIVROS.
APRENDE,
DIVERTE-TE,
SAI COM ELES,
PARTILHA COM OS AMIGOS.

A História de uma História




Hoje foi apresentada "A História de uma História" que o professor e escritor Paulo Gonçalves escreveu para a Semana da Leitura.
A história foi lida pela aluna Ana Sofia do 6ºE e estiveram presentes duas turmas da Escola EB1 da Magida e a turma 5ºB da Nuno Simões.

Alguns dos momentos...

Painel da Leitura

Quando lês...
Ouves, vês, sentes, pensas...

Passa pela Biblioteca e deixa a tua mensagem.

Quando a alegria dá lugar à tristeza,
Quando os sorrisos dão lugar às lágrimas,
Quando tudo é tão cruel neste mundo tão real...
Refugiamo-nos no livro.
Aí, tudo o que vejo é bom.
Tudo é imaginário, um mundo de fantasia...
Mas nele sinto-me bem.
Toda a alegria, toda a felicidade se confronta com os nossos olhos

sob a forma de pequenas GRANDES letras.
É, sem dúvida, um mundo FANTÁSTICO!

Mónica, 8ºB

quarta-feira, 3 de março de 2010

Fórum de Leitura







Momentos da Feira do Livro

Visita da Escola da Magida



Visita da Escola de Fontelo




Fórum de Leitura - Cursos EFA





Uma das apostas fortes nesta SEMANA DA LEITURA tem sido a realização de Fóruns de Leitura. Já foram realizados quatro.
O tema do Fórum é "Convence-me a ler o teu livro".

Quando se partilha livros e leituras... aplica-se o ditado "a conversa é como as cerejas": cada vez se quer mais e só os limites do tempo nos fazem parar.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Visita do 4º ano à BE Nuno Simões


Como já é habitual, todas as turmas do 4º ano do nosso agrupamento passam "Um Dia Cool" na Escola Dr. Nuno Simões.
A primeira actividade do dia realiza-se sempre na BE!
Já tivemos a visita de três escolas.
Esta semana foi a vez do 4º ano de S. Miguel-o-Anjo.
Os alunos aprenderam a descobrir o lugar dos livros. Procuraram, folhearam, leram...Também encontraram a música, os filmes, os jornais e revistas. No final escolheram algumas poesias para ler em voz alta.

Formação de Utilizadores








A Formação de Utilizadores continua a ser uma forte aposta da equipa da BE.
Hoje demos início às sessões de trabalho com as turmas do 8º e 9º anos.
A informação, o modo como a conhecemos e a compreedemos ou não, as fontes que utilizamos, têm grande influência no crescimento do cidadão nas mais variadas vertentes.
Despertar interesse pela leitura de jornais e revistas, saber folheá-las, retirar informação e... se possível digeri-la, é o objectivo destas sessões.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Filipe Lopes na Biblioteca de Louredo


Hoje o escritor e contador de histórias Filipe Lopes esteve na BE de Louredo com a turma do 4º ano da professora Adelaide.
A história que contou foi "A História do Zeca Garro". O Zeca Garro é um carrago. Os cagarros (também conhecidos como cagarras ou pardelas) são aves marinhas, bem conhecidas dos açorianos pelo seu canto característico de difícil definição: um gato a miar, um bebé a chorar, um sapo a coaxar são algumas das comparações que se procuram para um tipo de vocalização única e incomparável.

Nesta história infantil idealizada por Carla Goulart Silva (bióloga e directora da Ecoteca do Pico) e Filipe Lopes, o Zeca vai ser confrontado com algumas das dificuldades que surgem aos juvenis da espécie: os progenitores voam para os mares do sul deixando os jovens cagarros até que estes tenham capacidades físicas de iniciar a viagem. Em terra, procurando orientar-se pelas estrelas, os cagarros são atraídos pela luz artificial, fazendo com que alguns sejam atropelados nas estradas, enquanto procuram o mar e o início da migração. O conto procura alertar para estes problemas e para como é possível, até para os mais pequenos, fazer algo para a sua preservação.

Nas entrelinhas da história ficam também alguns valores que devem estar presentes na vida das famílias (humanas ou não): o amor, a compreensão, a tolerância, a solidariedade. A abordagem escolhida permite também fazer um paralelismo com um fenómeno bem conhecido dos açorianos: a emigração e o retorno à terra natal.

Filipe Lopes contou-nos como nasceu este livro e, de um modo geral, explicou as diferentes etapas da criação de um livro.
O autor aproveitou para convidar todos os alunos a visitarem a exposição "A História do Conto - Como Nasce um Livro", que se encontra neste momento na Biblioteca Municipal. Esta exposição tem precisamente por base o livro "A História de Zeca Garro" e tem por objectivo dar a conhecer os diversos passos da produção de um livro, não só como obra artística, mas também como objecto. Vale a pena ver!

Viveram-se momentos mágicos neste encontro com Filipe Lopes!


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Apresentação da BE aos Cursos EFA




Ontem apresentámos a BE aos alunos das duas turmas que começaram agora o Curso EFA. Estiveram todos muito interessados e houve até quem requisitasse logo um livro.

É um passo grande: a nossa BE vai estar também aberta à noite e está já a preparar uma sessão de Formação de Utilizadores para estes novos alunos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sessões de Formação de Utilizadores

Os diversos testes nacionais de aferição têm vindo a sublinhar a existência de graves carências, naquilo que respeita ao domínio e capacidade de exercitação da língua materna por falantes que, na maior parte das vezes, se encontram ainda a frequentar os diferentes níveis de escolaridade, desde o básico ao superior.
Entendemos que o Ensino Básico deve ser uma etapa determinante na definição e consolidação de saberes e práticas estruturantes para o desenvolvimento posterior da escolaridade do aluno, ou para a sua entrada na vida activa, se for
o caso.
Ser um leitor autónomo parece-nos ser condição essencial para o desenvolvimento intelectual dos alunos e condição essencial para a aquisição de saberes em todas as áreas.
As Bibliotecas Escolares poderão ter um papel importante na aquisição desta autonomia, na medida em que oferecem hoje um leque variado e atractivo de suportes que vão desde a leitura recreativa, às enciclopédias gerais, livros temáticos, B.D., revistas, jornais diários e… como não podia deixar de ser, os computadores, a INTERNET.
No entanto, é necessário despertar curiosidades, adquirir hábitos de visitar a biblioteca para remexer os livros, folheá-los, conhecer o que existe e pedir, «exigir» que se adquira o que não existe!
Porque desejamos que a BE seja cada vez mais um lugar de leitura, de investigação, que ajude a população escolar a ser mais autónoma no que respeita à aquisição de conhecimentos e à sua consolidação, temos vindo a dinamizar sessões de formação de utilizadores, que têm como objectivo levar os alunos a descobrir o lugar dos livros, a folheá-los, a encontrar os temas que lhes são sugeridos e a retirar daí conhecimento.
Têm sido sessões interessantes, que decorreram até agora em aulas de Área de Projecto, mas que se podem alargar a outras disciplinas, desde que sejamos solicitados nesse sentido.
Temos consciência que é um trabalho que exige continuidade, mas contamos também com a colaboração de todo o corpo docente para que, juntos, consigamos ensinar os alunos a LER.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Catálogo da BE Dr. Nuno Simões

Já temos parte do nosso catálogo online!
Agradecemos a preciosa ajuda da Equipa Educativa de Ribeirão que tornou isso possível.

Consulta AQUI

Visita de Estudo com os Melhores Leitores

Realizámos ontem mais uma visita de estudo com os nossos melhores leitores. Este ano escolhemos a cidade do Porto.
Fizemos uma fantástica visita guiada à Biblioteca Pública Municipal, fomos até ao largo da Sé, descemos até ao rio, apreciámos o ambiente cosmopolita da zona da Ribeira, visitámos o Palácio da Bolsa, a Igreja de S. Francisco... Foi um dia em cheio!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Encontro com Ana Saldanha

Hoje a escritora Ana Saldanha esteve na Biblioteca da Escola Dr. Nuno Simões.
A sua imaginação, entusiasmo e expressividade contagiou os alunos do 6º A e B que trabalharam a obra "Cinco tempos, quatro intervalos".

Foi um momento marcante de promoção da leitura.



Ana Saldanha nasceu no Porto, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). Doutorou-se na Universidade de Glasgow com uma tese sobre Rudyard Kipling e a sua obra infantil. Ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito e tem-se também dedicado à tradução. Mas é sobretudo conhecida como uma das melhores escritoras portuguesas para jovens.

Feira do Livro

Nos dias 5 e 6 de Maio decorreu na nossa escola uma Feira do Livro. O movimento e a animação foram intensos!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Escritora Sónia Padrão e Ilustradora Sofia Monteiro em Calendário

Ontem a escritora Sónia Machado Padrão e a ilustradora Sofia Monteiro estiveram nas escolas de S. Miguel-o-Anjo e de Cabeçudos.
Já há algum tempo que as turmas do 4º ano da professora Manuela Granja e da professora Vera preparavam o encontro com a escritora. Os alunos leram e trabalharam a obra "Tristão O Dragão" e prepararam muitas surpresas: decoraram e cantaram as músicas do CD que acompanha a obra, ofereceram ilustrações...
A escritora Sónia Padrão também preparou uma grande surpresa: trouxe consigo a ilustradora Sofia Monteiro.
Como este encontro foi tão esperado e desejado, as restantes turmas de Cabeçudos também quiseram assistir e participar.

Foi liiiiindo!

Escola de S. Miguel-o-Anjo



sexta-feira, 27 de março de 2009

Encontro com a ilustradora e autora Elsa Lé

Hoje, ao longo da manhã, a ilustradora e autora Elsa Lé esteve na biblioteca da Escola de Louredo. A ilustradora realizou duas sessões/workshop com os alunos do 4º ano de Louredo e da Magida. Os alunos ouviram de novo "Um milhão de Beijinhos", uma história cheia de afectos e de valores. A ilustradora conversou com os alunos sobre o seu trabalho, sobre os temas das suas histórias e a importância delas transmitirem sempre valores. Cada escola ficou com uma lembrança da ilustradora: um painel que posteriormente será pintado pelos alunos. Cada aluno levou uma caixa de fósforos ilustrada, cheia de... um milhão de beijinhos!

Encontro com a escritora Susana Pinto

No dia 24 de Março a escritora Susana Pinto visitou a Biblioteca da EB1/JI de Louredo. A escritora contou a história de uma corajosa ovelha chamada Nini, que muito entusiasmou os alunos do 1º e 2º ano.
No final, os alunos tiveram a oportunidade de lhe colocar várias perguntas.