Mostrar mensagens com a etiqueta Biblioteca Municipal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Biblioteca Municipal. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Oficina de Escrita


Encontram-se abertas as inscrições para o workshop de escrita criativa “Penso, logo escrevo” orientado pela formadora Anabela Garcia Pinto.
Anabela Garcia Pinto é doutorada em literatura medieval pela Universidade do Minho (2007), onde é investigadora FCT no Centro de Estudos Humanísticos. É docente de Português e autora dos livros "Era uma vez um cervo", "O mundo está a ver", "A vida é uma chávena de café", "Mind your head" e "Deus já regressou da Jamaica".
Esta formação é uma coorganização entre a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e a formadora Anabela Garcia sendo dirigida a jovens (a partir dos 16 anos) e adultos.
O workshop terá início a 9 de outubro e prevê a realização de seis sessões presenciais, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, e duas sessões on-line (ver mais informação).
As inscrições encontram-se abertas até ao dia 30 de setembro através do seguinte contacto de e-mail: mariajoaosilva@bibliotecacamilocastelobranco.org
  

Mais informação:
 http://www.bibliotecacamilocastelobranco.org/?1&it=news&mop=3&co=4724




terça-feira, 21 de maio de 2013

Banco de Livros Escolares

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai criar um Banco de Livros Escolares para alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário do concelho



FamaTV
Correio do Minho
Diário do Minho
Local.TV

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Moita Flores na Biblioteca Municipal


Inserido na programação das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, realizar-se-à, no próximo dia 15 de novembro, pelas 21h., um encontro com escritor Francisco Moita Flores,  para apresentar o seu mais recente livro “O Bairro da Estrela Polar”, com a chancela da Casa das Letras.

"O Bairro da Estrela Polar"Diana nasceu no Bairro da Estrela Polar. Algures em Lisboa. Um daqueles bairros cercados por estradas com muito movimento, isolado da cidade, voltado sobre si, feito de gente que veio de todos os lados do mundo. No Estrela Polar, existe o café “Futuro de Portugal”, dirigido por Bazófias, carteirista reformado, burlão de grandes talentos. É aqui que se reúne a quadrilha agora encabeçada por Diana, líder conhecida como a “Robin dos Bosques”, que rouba aos ricos para dar aos pobres.
Comandados pela bela Diana, Tosta Mista, Zé Cigano, Francisquinho, Batman, Clara, Manela e Paulo monopolizam o tráfico de droga no bairro, deixando a polícia sempre desorientada, e organizam-no para que o crime seja actividade rentável para a crise.
Uma história dos nossos dias, que consegue cruzar a violência com o humor, a ternura e a união de personagens pícaras do submundo do Portugal do Século XXI.
"O Bairro da Estrela Polar" serviu de base ao argumento para a série televisiva "O Bairro", a estrear na TVI.

Sessão de autógrafos com o escritor
Entrada livre

terça-feira, 8 de maio de 2012

Feira do Livro de 17 a 25 de Maio



A Editora 7Dias 6Noites, com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, realizará no período de 17 a 25 de maio uma Feira do Livro, na Praceta Cupertino de Miranda, em pleno centro da cidade de Famalicão.
A Feira do Livro, que representará as mais importantes chancelas do panorama editorial nacional, disponibilizará títulos variados de literatura, romances, poesia e ficção, com descontos entre os 20 e os 50%.
O evento contará ainda com um vasto programa de animação cultural que se concretizará através de vários encontros com escritores que conversarão tanto com o público adulto como com o público infantil, nomeadamente os escritores Ivo Machado, Anabela Mimoso, Sónia Borges, Regina Gouveia, Adelaide Moreira e Vergílio Alberto Vieira.
Para que a Feira do Livro possa atingir o maior número de público possível, o seu horário de funcionamento será de segunda a quinta feira, das 10h00 às 22h00 e às sextas, sábados e domingo, das 10h00 às 23h00

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Feira do Livro Usado


Com a colaboração da Livraria Fontenova

Aproveitando a comemoração do Dia Mundial do Livro, que se assinala a 23 de abril, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco organiza uma Feira do Livro de Saldo.
A Feira irá disponibilizar  livros dos mais diversos géneros e correntes literárias, a preços aliciantes, procurando satisfazer todos os gostos e idades.
Assim, de 16 a 28 de abril, vai ser possível comprar livros de referência a preços de saldo, desde 1,5 euros. A Feira do Livro é uma das iniciativas promovidas no âmbito da “Maratona da Biblioteca” e tem a colaboração da Livraria Fontenova.

sábado, 3 de março de 2012

Convite - III Semana da Leitura


A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão convida os órgãos de comunicação social para a abertura da III Semana da Leitura das Bibliotecas, que acontece na próxima segunda-feira, dia 5 de Março, pelas 14h30. A sessão decorre na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e conta com a presença do escritor Richard Zimler.

A Semana da Leitura 2012 é uma iniciativa lançada pela Secretaria de Estado da Cultura, no âmbito do Plano Nacional de Leitura. A iniciativa decorre até ao dia 9 de Março, envolvendo um total de 28 bibliotecas espalhadas por todo o concelho, e conta com um vasto programa de atividades educativas e culturais destinadas à promoção do livro e da leitura.



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Apresentação do livro "O Mundo está a ver - Contos Urbanos"


A escritora e docente da Didáxis Escola Cooperativa Vale S. Cosme, Anabela Pinto, estará presente na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, no próximo dia 3 de março, pelas 17h.00, para apresentar o seu último livro O mundo está a ver – Contos Urbanos, com a chancela da Chiado Editora.
Sinopse. Se o mundo terminasse neste momento, ninguém se aperceberia. É a grande vantagem dos fins inesperados e rápidos. Acredito que cada um de nós é um bocadinho de todas as pessoas com quem nos relacionamos, para o bem e para o mal. Todas as oito personagens foram metabolizadas nas vidas de outros e todas elas são bocados de muitos outros. O que é importante e o que tentam esquecer é que o mundo está a ver.
Anabela Pinto é doutorada pela Universidade do Minho em Literatura Medieval e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras, da Universidade do Porto. Entre a docência e a paixão pelas palavras, tem como hobby criar bandas sonoras para as diversas situações da sua vida. Entre a família e os amigos, tem como vício inventar tempo para estar com todos. Entre o passar e o permanecer, tenta sugar o bom e evita sofrer de véspera. Entre a escolha do bem e do mal, fica-se pelo chocolate de diversas texturas servido em taças de formato curioso.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Alice no País das Maravilhas na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco exibirá, no próximo dia 16 de dezembro, pelas 21h.30, o filme “Alice no País das Maravilhas”, de Tim Burton, baseado na famosa obra de Lewis Carrol.
 No filme, a jovem Alice, agora com 19 anos, é uma rapariga casadoira, que foge de uma festa em que é pedida em casamento à frente de centenas de pessoas. Ao seguir o proverbial Coelho Branco, Alice volta a cair na toca que a leva ao País das Maravilhas, onde ela estivera em criança mas do qual já nada recorda. O local está agora subjugado pelo império da Rainha Vermelha e o papel de Alice, muito a contragosto, será o de libertar aquele local fantástico dos grilhões da tirania. A sessão, que contará com a moderação da Dra. Cláudia Dias, terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal e tem entrada livre.
 Ver mais »

domingo, 13 de março de 2011

2ª Semana da Leitura de 21 a 25 de Março



A 2ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Famalicão é uma organização do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, participam na iniciativa a biblioteca Municipal e todas as bibliotecas escolares das escolas do concelho, e decorrerá de 21 a 25 de Março. Esta actividade iniciar-se-á com a sessão de lançamento que decorrerá na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco no dia 21 de Março pelas 15H00.
Nesta sessão participarão o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, um representante da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), um representante da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), directores das escolas do concelho, professores bibliotecários, equipas das bibliotecas escolares, alunos das escolas do concelho e o escritor Moita Flores.
Será apresentado o programa da 2ª Semana da Leitura a desenvolver em cada escola/biblioteca.
Estará patente no auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo a exposição Histórias da República. Esta exposição é da responsabilidade de todas as bibliotecas do Grupo de Trabalho.
Será, ainda, publicado o ebook Histórias da República.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Apresentação de "A Coragem de Tição" na BM

No próximo dia 1 de Março, pelas 16h.15, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco irá receber o músico Luís Represas para a apresentação do seu primeiro livro “A Coragem de Tição”, dirigido ao público infanto-juvenil. No dia 2 de Março a apresentação do livro decorrerá no Pólo da Biblioteca de Riba de Ave, pelas 15h.30.

O livro que conta com as ilustrações de Catarina França fala-nos de uma história marítima recheada de cavalos-marinhos destemidos, barracudas ferozes, peixes-trompete ruidosos, peixes-anjo protectores e muitos mais animais que habitam o fundo dos oceanos. Mas, acima de tudo, mostra-nos que a amizade e o espírito de entreajuda são o caminho para distribuirmos felicidade pelos que nos rodeiam.
Para lermos em voz baixa e em voz alta, para lermos em casa e fora dela, para lermos sozinhos ou acompanhados, este é o livro ideal para nos transportar ao país dos sonhos.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Filme - O Amor nos Tempos de Cólera

Filme “O amor nos tempos de cólera”, de Mike Newell, baseado na obra de Gabriel García Márquez

Sinopse
Florentino Ariza, poeta e telegrafista, encontra o grande amor da sua vida quando avista Fermina Daza na janela da casa do pai dela. Escrevendo cartas apaixonadas, aos poucos, Florentino vai conquistando o coração de sua amada. No entanto, o pai de Fermina fica furioso quando descobre o romance, e jura afastar para sempre os dois apaixonados. Fermina casa-se com o Dr. Juvenal Urbino, um sofisticado aristocrata que a leva para Paris, onde residirão durante vários anos. Mais tarde, o casal volta a Cartagena. Fermina ainda pensa no seu primeiro amor. Por seu lado, Florentino também não a esqueceu. Florentino é um rico proprietário de barcos que mantém casos com várias mulheres, mas seu coração ainda bate por Fermina.

Ficha técnica
Classificação M/12
Duração 139 min.
Realização Mike Newell
Ano 2007

Público-alvo jovem, adulto e sénior
Local Auditório da Biblioteca Municipal
Horário 21h.30

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Memórias do futuro - Apresentação


“Memórias de um futuro. Narrativa de uma família.”, de Daniel Sampaio
O professor e psiquiatra Daniel Sampaio está de regresso à Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, desta vez, para nos apresentar o seu mais recente livro “Memórias de um futuro. Narrativa de uma família.”

Sinopse
Com 78 anos de idade, o narrador e personagem principal deste novo livro de Daniel Sampaio é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens da sua idade – o casamento de um neto. Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória. Começa por esse neto, Afonso, que o fez sentir velho pela primeira vez, aos 60 anos; aqui recupera a memória de Luísa, a colega na escola onde ambos ensinavam e partilhavam projectos e sonhos profissionais; recua até aos 40 anos, à figura de Mariana, sua mulher e companheira de sempre, mas que por esta altura da vida o confronta com a fragilidade das relações humanas, a começar pelo amor; e enfim, chega aos 20 anos, à adolescência e à juventude, onde tudo começa, para o bem e para o mal.

Daniel Sampaio centra as suas obras no quotidiano da família e da escola e tem-se dedicado ao estudo e à intervenção junto de jovens em risco. Dos títulos que publicou, destacam-se Ninguém Morre Sozinho (uma obra de referência sobre o suicídio adolescente), Inventem-se Novos Pais, Arte da Fuga, Tudo o Que Temos Cá Dentro e Lavrar o Mar. A versão teatral do seu livro Vagabundos de Nós foi levada à cena em 2004 e galardoada com o Prémio do Teatro Marcelino Mesquita, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.

Daniel Sampaio é Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa e tem coordenado, no Hospital de Santa Maria, unidades de intervenção junto de adolescentes em crise.

Público-alvo geral
Local Auditório da Biblioteca Municipal
Horário 21h.30

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Prazer de Fotografar - Biblioteca Municipal

“O prazer de fotografar”, de Eduardo Teixeira Pinto
Eduardo Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933, iniciando as suas actividades como fotógrafo em 1950, expondo desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. Foi membro activo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente, “A fotografia do Porto”, “Grupo Câmara” (Coimbra) e “A fotografia do Sul” (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do séc. XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar. Com fotografias como “Rodopio”, “Igreja de São Gonçalo”, “De regresso”, “Tema de Pintores”, “Matinal” e “Quietude”, entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.


Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a sua divulgação através desta exposição, com uma selecção de 38 fotografias representativas do percurso do autor.

Local Átrio principal da Biblioteca Municipal
Datas 6 a 30 de Setembro

terça-feira, 15 de junho de 2010

Mia Couto na Biblioteca Municipal


Em mais uma breve passagem pelo nosso país, o escritor moçambicano Mia Couto estará presente na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, para uma conversa com os seus leitores sobre os seus livros e a sua escrita.
Depois de, em 2008, ter presenteado o público famalicense numa sessão de apresentação do seu livro “Venenos de Deus, Remédios do Diabo”, também na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o escritor aceitou mais um convite para uma noite de tertúlia com os seus leitores.
Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi director da Agência de Informação de Moçambique, da revista Tempo e do jornal Notícias de Maputo.
Tornou-se nestes últimos anos um dos ficcionistas mais conhecidos das literaturas de língua portuguesa. O seu trabalho sobre a língua permite-lhe obter uma grande expressividade, por meio da qual comunica aos leitores todo o drama da vida em Moçambique após a independência.
Além de ser considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, ele é o escritor moçambicano mais traduzido. Em muitas das suas obras, Mia Couto tenta recriar a língua portuguesa com uma influência moçambicana, utilizando o léxico de várias regiões do país e produzindo um novo modelo de narrativa africana.
Assunto: Saboreando as Palavras - Conversa com Mia Couto
Local: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Dia: 18 de Junho
Hora: 21H00
Fonte: BM Camilo Castelo Branco

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Exposição: Artes e Ideias


A Escola Cooperativa de Vale S. Cosme e o Departamento de Expressões Artísticas e Tecnológicas, pretendendo dar a conhecer à Comunidade Educativa os trabalhos artísticos realizados, no âmbito das disciplinas de E.V.T., E.V., A.P.P. e E.T., promove uma mostra de trabalhos elaborados pelos alunos do 5º aos 9º anos.

Data 1 a 30 de Junho
Local Átrio principal da Biblioteca Municipal

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Era uma vez ... as histórias deste mês


Livro: A minha mãe

Texto: Anthony Browne

Ilustração: Anthony Browne

Editora: Editorial Caminho

Público-alvo: pré-escolar e 1º CEB

Explorando a relação afectiva entre mãe e filho, o livro dá voz a este último e recria a visão que ele possui da figura maternal. Observada a partir do ponto de vista infantil, ela multiplica-se em funções e actividades diferenciadas, evidenciando a sua importância no ambiente familiar. A profunda admiração que a criança sente pela mãe mistura-se com o amor, a necessidade de protecção e faz dela, simultaneamente, uma mãe única e especial, mesmo se igual a muitas outras mães…

Actividade: Era uma vez...as histórias deste mês!
Local: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco – Sala de Leitura Infanto-Juvenil
Dia: 18 de Maio
Hora: 10h.00 e 14h.30

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bebéteca na Biblioteca Municipal

Pretende-se com as actividades da Bebéteca motivar, desde cedo, as crianças para a linguagem oral e escrita de forma harmoniosa.
Estas actividades permitem aos bebés o contacto com o livro impresso através da leitura de histórias em voz alta, da exploração de imagens e do manuseamento dos livros.

Miffy vai ao parque
A Miffy será uma nova amiga que vais conhecer! Tal como tu, adora passear no parque!
Um dia a mamã e o papá convidam a coelhinha Miffy a passear. Onde será que eles vão?

Duração 30 /40 min
Público-alvo bebés e crianças até 2 anos
Local Sala de leitura infanto-juvenil da Biblioteca Municipal
Horário 10h.30
Lotação 12 crianças

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Colóquio Eduardo Prado Coelho



Colóquio: Eduardo Prado Coelho: Um Pensador Multifacetado
Local: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Data: 23 de Abril de 2010
Organização: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco