sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Semana da Leitura 2020



O Município de Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e da Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares, organiza, a partir de 9 de março, a 11ª edição da Semana da Leitura das Bibliotecas de Famalicão, este ano, com o tema "Somos o que lemos".

Assim, no dia 9 de março, pelas 15h00, terá lugar na EB2,3 D. Maria II a sessão de abertura da 11ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão, que contará com a presença da Diretora do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Cândida Pinto; do Vereador da Educação e Conhecimento, Leonel Rocha; do Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, António Pires, e da escritora e jornalista, Filipa Martins, especialmente convidada para ser a “madrinha” da edição deste ano.

A destacar do programa da Semana da Leitura Concelhia, e para os diferentes públicos, temos o encontro com a escritora Carla Garrido com a apresentação do livro "A gaivota Carlota” e o espetáculo “O tio Fontaine”, pela Associação Artística ETCetera Teatro, a decorrer na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco; o atelier para seniores “Flores de papel”, que terá lugar no Polo da Biblioteca de Pousada de Saramagos; a tertúlia “Ecos de Leitura”, a realizar no Polo da Biblioteca de Riba de Ave; o recital de música e poesia com atuações musicais de membros da Escola de Música do CCDR e momentos de poesia protagonizados por Sandra Escudeiro e convidados, no Polo da Biblioteca de Ribeirão e, a sessão de conto, no Polo da Biblioteca de Lousado, com a história “Não venham já ou uma casa virada do avesso, de João Pedro Mésseder.

Uma vez mais, contamos com a realização da iniciativa Famalicão a LER, que será assinalada no dia 12 de março, pelas 10h15, e que se assume como o evento concelhio que envolve, em simultâneo, escolas, instituições, autarquia e rádios locais, entre outras organizações. O que se pretende com a iniciativa Famalicão a LER é que durante 15 minutos todos os famalicenses possam interromper os seus afazeres para usufruir de breves momentos de leitura, seja ela de um livro, de um jornal ou de uma revista. O particular envolvimento das rádios locais, nomeadamente a Rádio Cidade Hoje e a Rádio Digital, permitirá ampliar o objetivo proposto, transportando a leitura para o domínio público e coletivo e potenciando, ainda mais, a promoção do livro e da leitura.

CARLA ARAÚJO
Chefe da Divisão de Bibliotecas e Arquivos

Sem comentários:

Enviar um comentário