domingo, 26 de novembro de 2017

Livro infantil: o pequeno museu para a palavra e a imagem


Workshop - Livro infantil: o pequeno museu para a palavra e a imagem
Maria João Silva - Serviço educativo da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Vila Nova de Famalicão

A formadora evidenciou que o livro infantil é caracterizado, primordialmente, pela estreita relação entre a palavra e a imagem.
A par com o texto, a ilustração instrui, conta histórias e emite mensagens. Por vezes assume, sozinha, esse papel principal. Podemos dizer que a ilustração tem a sua própria narrativa, a visual.
Assim, o livro ilustrado constitui o ponto de partida para repensar o livro como uma forma de arte, ou seja, este livro, agora designado por livro de artista ou livro-objeto, tende a quebrar o "rótulo" convencional do livro, rompe mesmo as fronteiras das características comummente atribuídas aos livros de leitura, para se assumirem como objetos de arte, possíveis de serem "lidos" visualmente ou através da manipulação, permitindo, ao leitor, uma leitura de experimentação e aprendizagem singular.
Tornam-se assim pequenos "museus", aos olhos das crianças ( e adultos).
Durante o workshop, os formandos, puderam visualizar (e construir) autênticas "obras de arte" da literatura infantojuvenil: livros jogos, pop-ups, flipbooks, livros álbum... livros que brincam com a palavra e a imagem, permitindo-nos a uma infinita leitura dos mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário