sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Sessão de abertura do 8º Encontro



A sessão de abertura do 8º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, da Helena Araújo, em representação da Rede de Bibliotecas Escolares, da Carla Tavares, em representação da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, e de Aurora Marques, Diretora do Centro de Formação Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.
O Presidente da Câmara convidou os presentes a participarem na motivação dos alunos para a leitura. Convidou, também, os bibliotecários a expandir o conceito de biblioteca para além dos muros da mesma. Mostrou um apreço e carinho pelos docentes, em geral, e pelos professores bibliotecários em particular. Lembrou que a missão da biblioteca é formar leitores.
A representante da RBE afirmou que fazer leitores é uma tarefa difícil, é um caminho longo e que a biblioteca é o espaço propício para a formação de leitores. Chamou a atenção  para a importância do referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar" e da sua utilidade para a escola.
Carla Tavares destacou a ideia que a leitura não deve ser uma obrigação mas um desejo e que fazer leitores é uma obrigação de todos. Elogiou o trabalho sistemático desenvolvido pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão.
Aurora Marques realçou o papel da biblioteca escolar em fazer leitores competentes, autónomos e criativos. Destacou a parceria Centro de Formação e Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão.

Sem comentários:

Enviar um comentário