sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Sessão de abertura do VII Encontro

A sessão de abertura do VII Encontro contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, da coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, do delegado da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Norte, Aristides Sousa, e da diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Aurora Marques. 
Paulo Cunha salientou a importância que a biblioteca escolar tem no contexto escolar. Destacou o excelente trabalho que as bibliotecas escolares e os professores bibliotecários têm feio em prol da promoção da leitura no concelho de Vila Nova de Famalicão. 
Manuela Silva considerou a necessidade de fazer leitores curiosos que sejam capazes de acrescentar/transformar. Lembrou que a técnica muda rapidamente, contudo as práticas são mais lentas. Concluiu dizendo que é preciso criar no aluno a vontade permanente de aprender.
Aristides Sousa apontou a necessidade de fazer do aluno um leitor assíduo e a urgência de as bibliotecas escolares promoverem mais atividades no sentido de promover o livro e a leitura. 
Aurora Marques realçou que as bibliotecas escolares são espaços de partilha de ideias e de reflexão. Prestou homenagem ao escritor e pedagogo brasileiro Rubem Alves e lembrou Teresa Calçada como obreiros da leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário