quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Balanço do VII Encontro de Bibliotecas

Decorreu, nos dias 6 e 6 de dezembro, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão, o 7º Encontro de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares subordinado ao tema: Fazer leitores: o desafio das bibliotecas.
A sessão de abertura, na manhã do dia 5 de dezembro, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Dr. Paulo Cunha, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Manuela Silva, do Delegado Regional dos Estabelecimentos Escolares, Dr. Aristides Sousa e da Diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Dra. Aurora Marques.
O Encontro contou com a presença de 150 participantes e contou com uma vasto programa dedicado à reflexão de temas como: as novas formas e suportes de leitura, nomeadamente o da leitura em dispositivos móveis; os assuntos ligados à promoção da leitura, nomeadamente através do reforço da componente da ilustração e ao envolvimento de outros agentes e instituições não educativas, e ainda a assuntos relacionados com a partilha de boas práticas dos municípios de Barcelos e Vila Nova de Famalicão.
De salientar, ainda, a realização de workshops temáticos, na manhã do dia 6 de dezembro, que abordaram importantes áreas da promoção da leitura, desde teatro, escrita criativa, leitura em voz alta, ilustração, e-readers e bibliotecas digitais.
O 7º Encontro de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares contou, também,  com variados momentos culturais, da responsabilidade da Orquestra do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, do Núcleo de Teatro da Didáxis Riba de Ave e da Oficina de Leituras Encenadas do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado; com o apoio ao secretariado, pelo Curso de Marketing, da Escola Cooperativa Didáxis V. S. Cosme, e com o catering, servido pelos alunos do Curso de Serviço de Mesa da Didáxis Escola Cooperativa de Vale S. Cosme e dos alunos do curso de restauração da Escola Secundária D. Sancho I.

Sem comentários:

Enviar um comentário