sábado, 13 de dezembro de 2014

As instituições ao serviço da promoção da leitura


           Painel – As instituições ao serviço da promoção da leitura
Helena Veloso, Livraria Centésima Página
Pedro Seromenho, O livro – objeto mágico – Editor da Paleta de Letras
Jones Maciel, Provocador de leitura – Diretor do Agrupamento de Escolas de Gondifelos
Mónica Oliveira, A ilustração atual em contexto educativo - Escola Superior de Educação de Paula Frassineti

Moderação: Rosa Dias, Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Helena Veloso, com grande vivacidade, procurou transmitir a influência que a livraria pode ter na escolha/seleção de um livro e procurar, inclusive, indicar o livro certo para um determinado leitor. Contou-nos histórias reais vividas na sua livraria.

Mónica Oliveira apresentou o resultado de um estudo que procurou mostrar a importância da ilustração para o leitor, foram apresentados dados que nos podem ajudar a traçar caminhos, formas de promover a leitura através da ilustração.

Jones Maciel partiu de sugestões, recolhidas no dia anterior entre os participantes, e apresentou o diretor como mais um elemento que contribui para a dinâmica da biblioteca escolar e para o desenvolvimento da literacia da leitura e da escrita. Provou que o diretor pode ser um provocador mas também um influenciador no processo de promoção da leitura.


Pedro Seromenho defendeu o poder da ilustração na promoção da leitura. Falou de livros que o marcaram e que são exemplos de ilustração e falou das suas duas últimas criações. Finalmente, contou-nos o seu último  conto.

Sem comentários:

Enviar um comentário