sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sessão de Abertura

A sessão de abertura do VI Encontro contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de  Famalicão, Paulo Cunha, do vereador da educação, Leonel Rocha, do coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, António Pires, da diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Aurora Marques, da equipa da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, dos diretores dos agrupamentos do concelho, dos bibliotecários e dos professores bibliotecários.
O Presidente da Câmara lembrou a importância do Encontro para o aprofundamento das relações entre os diferentes agentes educativos. Recordou a recente distinção atribuída ao município "O Melhor Município para Estudar em Portugal". Enalteceu o magnífico trabalho desenvolvido pelos professores bibliotecários nas suas escolas. Convocou todos os presentes para uma tarefa difícil: criar condições para que as nossas crianças procurem o caminho certo - ir à biblioteca.
O coordenador interconcelhio defendeu que o sucesso das bibliotecas escolares passa pela nossa capacidade em transformá-las em centros de conhecimento, locais que despertem nos alunos o desejo de aprender. Recordou que o trabalho da biblioteca visa, essencialmente, o desenvolvimento da leitura e das literacias, mas também promove atitudes e valores sem os quais as aprendizagens dificilmente se realizam.
A diretora do Centro de Formação recordou a parceria de sucesso para a realização deste Encontro: SABE, Grupo de Trabalho e Centro de Formação. Lembrou o trabalho desenvolvido pela sua antecessora, Cândida Madureira, e prometeu dar continuidade a esse  trabalho inovador.

Ivo Machado declamou o "Poema para Galileu" de Rómulo de Carvalho, esta foi a forma de homenagear o trabalho desenvolvido por Cândida Madureira enquanto professora e diretora do Centro de Formação.

Sem comentários:

Enviar um comentário