segunda-feira, 4 de março de 2013

Apresentação da Semana da Leitura 2013 na BMCCB

A apresentação da Semana da Leitura 2013 decorreu na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e contou com a presença do vereador da educação, Leonel Rocha, do coordenador interconcelhio das bibliotecas escolares, António Pires,  do escritor Francisco José Viegas, da equipa da biblioteca municipal, dos diretores das escolas, dos professores bibliotecários,
dos professores e dos alunos.
A receção ficou a cargo do Núcleo de Bombos “Tocas Tu ou Toco Eu” da Cooperativa de Ensino Didáxis, de Riba de Ave.
O momento cultural foi preenchido pelos alunos do segundo ano do curso profissional de Artes do Espetáculo, da Escola de Teatro, do Externato Delfim Ferreira com o exercício de dramatização do segundo capítulo do romance “Filho de Mil Homens” de Valter Hugo Mãe, com adaptação de Ana Luena.
O vereador da educação louvou esta iniciativa e recordou o compromisso do município famalicense com a promoção da leitura e a educação. Destacou a importância do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão para a promoção do livro e da leitura. Lembrou que o trabalho em rede permite a descoberta de novas ideias e traz benefícios na partilha de recursos.
O coordenador interconcelhio afirmou que as novas tecnologias de informação e comunicação trouxeram diferentes formas de ler/ver o mundo. Assim, ensinar a ler será talvez cada vez mais ensinar a ver, numa sociedade mergulhada em ecrãs que convivem ao lado do livro, motivando a comunidade educativa a participar ativamente em novas práticas em literacia que sustentem o exercício da cidadania na era digital.
Francisco José Viegas lembrou as ligações que o prendem à biblioteca municipal e que os cem anos de vida sejam um orgulho para o município e para os seus frequentadores. Salientou que é numa biblioteca que se concentra todo o bem e todo o mal.
O autor de “O Mar em Casablanca” levantou as seguintes questões: Como criar leitores?  Como prolongar o ato de leitura? Reconheceu que são questões de resposta difícil.
Defendeu, finalmente, que ler é viajar e afirmou que já foi várias vezes à Austrália através dos livros que leu.

Sem comentários:

Enviar um comentário