domingo, 23 de outubro de 2011

Exposição: "Património à Prova de Água"


EXPOSIÇÃO ITINERANTE

“Património à Prova de Água - Apontamento para a salvaguarda das azenhas e açudes nas margens do Rio Ave. Vila Nova de Famalicão/Trofa” 
Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
3 a 26 de novembro
Esta exposição, pensada numa perspetiva de futuras itinerâncias, tem por base a investigação realizada pelo Arq. Rogério Bruno Guimarães Matos sobre a história da atividade e tecnologias associadas de 15 Azenhas e 9 Açudes localizadas no vale do Ave, situados a cerca de 20Km da foz. Procuramos com este trabalho, lançar a reflexão sobre a relação entre o património edificado e território envolvente numa área de cruzamento das fronteiras administrativas de dois concelhos vizinhos: Vila Nova de Famalicão e Trofa. O trabalho realizado procurou produzir conteúdos que fossem de encontro à própria génese destas construções, ou seja, voltar a unir as duas margens. Só assim será possível caminhar para uma análise adequada, deste “organismo difuso plurinuclear” que se estende no território ao longo do rio reconhecido / desconhecido atualmente pela sociedade como “Património”.
Procuramos assim, mostrar que a análise das Azenhas e Açudes do Rio Ave enquanto “Património

Arquitetónico”, não deve ser restrita ao edifício mas deve sempre englobar o núcleo composto pelo conjunto edificado envolvente que, regra geral, é constituído por duas Azenhas, um açude, um armazém de cereal, a casa do moleiro, o abrigo dos animais, o sistema de rega, o grupo de espécies vegetais e animais e todos os elementos que contribuem para a valorização do conjunto. Estudar uma Azenha na margem direita sem conhecer a Azenha da margem esquerda seria um estudo incompleto, a história de ambas cruzaram-se e relacionaram-se ao longo de séculos. Nesse sentido, as azenhas das margens direita e esquerda com o respetivo açude, devem ser entendidas como um núcleo construtivo interligado, que integra um organismo difuso que se estende pelo rio da nascente até à foz, com um ritmo definido.
Deste vasto universo, destacamos um conjunto de núcleos construídos nas margens do rio Ave que representam a atividade pré industrial da região. As azenhas e açudes, são construções que reúnem em si, um conjunto de valores, sejam eles de memória, industriais/económicos ou artísticos, que integrados na paisagem contribuem para a preciosa ancoragem entre passado/presente Homem/Natureza. Este fator implica indubitavelmente uma reflexão sobre este património específico que se dilui no tempo, e que infelizmente se degrada dia após dia.
Apoios Institucionais
IGESPAR
ICOMOS (International Council on Monuments and Sites)
TIMS (International Molinological Society)
Município da Trofa
Rede Portuguesa de Moinhos
Quercus

Sem comentários:

Enviar um comentário