quinta-feira, 25 de março de 2010

Apresentação do livro "Uma Farpa na Clareira"

No próximo dia 27 de Março, pelas 18h.30, será apresentado, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o livro "Uma farpa na clareira", de Luís Vendeirinho.

Sinopse
O destino de uma guitarra portuguesa agrega à sua volta as vidas desencontradas de uma família e dos actores por cujas mãos ela passa. Volátil, enigmático, errático, irónico, dramático, sarcástico, poético e realista, o percurso da obra-prima de um artesão, a quem ela é subtraída de forma ardilosa, conduz-nos por um universo onde o Fado é rei, o do Portugal dos nossos dias, numa vertigem que envolve dois irmãos gémeos empenhados em desvendar um segredo guardado e os enreda nos equívocos universais da condição humana, remetendo-nos para esse patamar em que a obra de arte literária se afirma pela totalidade dos seus significados implícitos. Com uma narrativa que vai tecendo, na descrição das memórias, dos afectos que elas encerram, dos anseios e angústias que também avivam uma poética do próprio texto, o caminho tortuoso da guitarra apartada da sua razão primordial, este romance será porventura o gesto que se poderia ilustrar como o de quem desmonta uma peça complexa para a reconstruir no detalhe, mas fora do tempo para a reconciliação dos personagens.

Luís Vendeirinho, 53 anos, natural de Lisboa, é licenciado em Línguas e Literatura Moderna e pós-graduado em Estudos Europeus e Jornalismo.
Entre vários ofícios e actividades, Luís Vendeirinho é ainda colaborador do jornal/revista "A Página da Educação" e foi docente na Universidade de Lisboa para a 3ª Idade.
É sócio da Associação Portuguesa de Escritores e da Sociedade Portuguesa de Autores, contado já com 11 títulos publicados, desde 1981.

Sem comentários:

Enviar um comentário